quinta-feira, 16 de maio de 2013

Economia Verde: é o tema do VI Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema !

O primeiro orador a se pronunciar no
ato de abertura oficial do VI Fórum de
Direito Ambiental do  P o n t a l   do
Paranapanema, foi o Vice-Presidente
da CETESB, Nelson Roberto Bugalho.
O discurso do ex-Promotor Público
provocou na platéia presente motivo
de grande euforia. Vejam só a alegria
dos Diretores da SABESP. 

A mesa principal recebeu no Espaço
Toledo, importantes autoridades e
convidados especiais. Entre as quais,
o Secretário do Meio Ambiente, Bruno
Covas; o Secretário Nacional de Mu-
danças Climáticas e de  Qualidade
Ambiental, Carlos Augusto Klink, o
Comandante da Pol. Militar Ambiental,
Milton S.Nomura, o Pres.da Associação
Paulista do Ministério Público, Felipe L.
Cavalcante e outros.  
Público selecionado superlotou todo o Espaço Toledo  em Pres.Prudente.  

O VI Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, adotou o tema "Economia Verde" como referência desse novo evento realizado na segunda quinzena de Maio de 2013. Durante 2 dias foi cumprida extensa programação de palestras, com a participação das mais ilustres personalidades. 

Pelo sexto ano consecutivo, Presidente Prudente sediou o Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema - tendo como local o  Espaço Toledo - e a participação de um sem número de pessoas. Entre as quais, ilustres personalidades do mundo político, social, econômico, jurídico e cultural. Economia Verde, foi o tema escolhido para o encontro de 2013, que contou com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas;  do Secretário Nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Augusto Klink; do Comandante da Policia Militar Ambiental, Milton Sussumo Nomura; do Presidente da Associação Paulista do Ministério Público e OAB-SP, Felipe Locke Cavalcante; do Mestre e Doutor em Direito do Estado pela (USP), Rubens Rizek, demais convidados e participantes que foram acolhidos pelo Prefeito Milton Carlos de Mello e pelo ex-Promotor do Meio Ambiente e atual Vice-Presidente da CETESB - Presidente da Comissão Organizadora - Nelson Roberto Bugalho. Trata-se de um dos maiores eventos ambientais da atualidade no Estado de São Paulo.

Na abertura do VI Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, presença honrosa da Diretora Presidente da Cia.de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP - Dilma Seli Pena, acompanhada de outros Diretores e também a Procuradora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Civel e de Tutela Coletiva, Lídia Helena Ferreira da Costa Passos. Presidindo a Mesa Diretora, o Promotor Edward Ferreira Filho. As palestras que marcaram a abertura do Fórum de Direito Ambiental foram duas, a cargo de Rubens Rizek e Carlos Augusto Klink. "Economia Verde: Contribuição para o desenvolvimento sustentável" e "Os desafios do desenvolvimento sustentável frente à mudança do clima" , foram os temas escolhidos. Moderador: José Eduardo Ismael Lutti (Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Estado de São Paulo).

No dia 17 de Maio/6ª feira (a partir das 07h30 até às 17h00), foi cumprida extensa programação, começando pelo Painel: Ecologia e economia -  "Fundamentos, Politicas pública e conhecimento científico" pelo Presidente da Mesa, Luís Roberto Gomes. Outros temas desenvolvidos: "A pegada ecológica de São Paulo - Estado e Capital - e a família de Pegadas"  por Michel Becker; "Agrotóxicos: Aspectos polêmicos" por Gilbeto Passos de Feitas; "Fundamentos políticos da proteção do ambiente e o papel do Estado neste contexto" por Nelson R.Bugalho; "Aspectos da valoração ambiental e nova economia" por Cláudio Benedito Valadares e "Sustentabilidade e mecanismos tributários para o alcance de uma economia verde" por Werner Grau Neto, marcam o período matinal.

No período da tarde - das 14 às 15h30 - Painel: Economia Verde - "Fundamentos, Instrumentos, Tecnologias e Sociedade", seguido de palestras sob os temas: "Princípios internacionais ambientais e economia verde" por Ana Maria Marchesan; Economia Verde no Brasil - "Aspectos constitucionais e políticas públicas" por João Negrini Filho; "Cidadania, consumo sustentável e direitos humanos" por José Augusto de Pádua; Economia Verde - "Erradicação da pobreza e Justiça Social" por Frei Phillip Machado; e "Tecnologias sustentáveis - Cooperação Internacional e Transferência de Tecnologia" por Carlos Roberto dos Santos. Encerramento do evento no final da tarde - com Debate - envolvendo todos os interessados das 15h30 às 17h00.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia         

Nenhum comentário:

Postar um comentário