sexta-feira, 24 de maio de 2013

Grupo lança Cartilha e questiona: Drogas - esse caminho tem volta?

Dra.Márcia Antonietto/Coordenadora
Público que prestigiou o lançamento.
Dr.Mário Coimbra - Promotor Público
No lançamento da Cartilha, no Campus
da  Unesp, o Auditório reuniu grande
número de interessados na solução do
problema da drogas. E a plateia ouviu
com o maior interesse o que tinha a
dizer cada Orador. Entre eles, o Dr.
Mario Coimbra, representante do
Ministério Público e a Dra.Tatiana
Del Porto Sesti, do HR - Área de
Dependentes Químicos.


Ao lado do Dr. Mário Coimbra - da Promotoria de  Justiça de Direitos Humanos e Saúde Pública -  a Diretora do Deptº de Penas e Medidas Alternativas, juntamente com as principais integrantes do movimento de Reintegração Social e Cidadania.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      No último final de semana, Presidente Prudente sediou o lançamento de uma Cartilha produzida pelo Grupo "Uma medida para a vida", que nada mais é do que um projeto da Central de Penas e Medidas Alternativas destinado a homens e mulheres  envolvidos  com drogas. Portando  drogas ilícitas, eles se enquadraram no Art. 28 da Lei 11343/06 e com isso, receberam do Poder Judiciário uma sanção que determina o comparecimento a programas e reuniões educativas, por um determinado período de tempo. O lançamento dessa Cartilha é muito importante,  pois  mostra os riscos a que estão sujeitos  nossos jovens e adolescentes, atraídos pelo vício das drogas que campeiam por toda parte e representam uma das mais sérias ameaças nos dias atuais. A Cartilha é uma resposta à pergunta: Drogas - esse caminho tem volta?  Sua distribuição é gratuita a todos os interessados. 

Na Cartilha, a história de Marcos e Carlos (dois amigos que se envolvem com as drogas), chegando mesmo até a roubar para manter o vício. Um deles consegue se recuperar; porém, a abordagem inclui a dura realidade  de ter a vida ceifada por contrair dívidas com traficantes. Essa publicação em cores - no formato História em quadrinhos - é uma realização da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, órgão da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. O Telefone para contato e melhores informações é: (18) 3917-2303. 

No Auditório V da Unesp em Presidente Prudente (onde se realizou o ato de lançamento), foram registrados diversos pronunciamentos e no final, uma sessão de perguntas e respostas.  No debate, pesadas críticas aos Órgãos Governamentais por não resolver problemas voltados ao tráfico e uso de drogas, inclusive bebidas e cigarros. A Maconha foi o ítem mais comentado, seguido do crack e outras drogas incontroláveis. São assuntos que a comunidade vê com muita preocupação e totalmente diferenciados do que acontecia na década de 50 ou 60.  Hoje, existe até a "Marcha da Maconha", vista como um desafio e um incentivo ao uso das drogas. O tratamento aos drogados também mereceu críticas. O representante do Ministério Público Estadual, Dr. Mário Coimbra - que presidiu o encontro - disse que o Governo do Estado oferece condições de tratamento psiquiátrico, dentro das limitações. Ou seja: como forma de auxílio nas internações no valor de R$1.300,00 para cada necessitado.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.Twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário