O Fórum de Discussão Regional de Saúde do Trabalhador - organizado pelo CEREST/PP - teve por principal objetivo: construir de forma participativa, coletiva e pactuada o Plano Regional de Saúde do Trabalhador para o quatriênio 2014/2017.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nesta semana, mais propriamente na manhã de 2ª feira - 17 de Maio de 2013 - realizou-se no Anfiteatro do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Regional de Presidente Prudente-SP, um dos mais importantes eventos: a discussão da Saúde do Trabalhador. O Fórum de discussão foi aberto às 09h30 pela Socióloga e Coordenadora do CEREST/PP, Maria Aparecida Rodrigues (Cidinha), que discorreu sobre o tema de relevância significativa durante horas seguidas. Ela só interrompeu sua explanação, quando alguém da platéia solicitou aparte. Mas tudo transcorreu num clima de ordem; e as oportunas intervenções partiram de personalidades voltadas à Saúde Regional. Como foi o caso do representante de Taciba - que teve sua origem no meio rural - trabalhou em serviços urbanos e depois passou a se dedicar ao setor como Coordenador de Saúde. Eleito recentemente, está no exercício de seu mandato de Vereador.
Nesse encontro regional estiveram presentes: Representações das Centrais Sindicais dos Trabalhadores e Sindicatos; Regional do SINDSAÚDE-SP; 5 (cinco) Colegiados de Gestão Regional do SUS-CGR, DRSXI; Coordenadoria Regional de Saúde do Trabalhador; Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente. E mais: o Coordenador de Saúde e Vereador do município de Taciba, Coordenador da CIST/PP, que é uma instância de controle social de Saúde do Trabalhador (vinculada ao CMS/PP), interlocutores municipais de Saúde do Trabalhador, Coordenação Regional da Atenção Básica de Saúde, do Departamento Regional de Saúde do DRSXI.
Uma das finalidades desse 1º Encontro realizado em Presidente Prudente foi a inclusão no Plano Plurianual da Gestão Municipal de Saúde - de 2014 a 2017. Segundo Cidinha Rodrigues, o Plano de Saúde do Trabalhador do SUS constitui um Serviço Público com caráter de universalidade, integralidade e equidade da atenção em Saúde. E também: descentralização e participação social, possibilitando a legitimidade ao Plano Regional de Saúde do Trabalhador e retratando a realidade e a vontade cidadã, atendendo o que dispõe um dos princípios do SUS: a universalidade."É o Direito de todos; Direito da cidadania e dever do Estado". No 2º Encontro - na próxima semana - pretende-se pactuar as propostas a ser encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente, que é o controle social da Gestão SUS.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário