----------------------------------
movimentação da cidade, com as
mais destacadas autoridades e
visitantes. Presença do Vereador
que teve a iniciativa de implantar o
monumento, com o apoio de
Clovis Moré (Jornalista) e esposa.
----------------------------------
O ato mais importante do dia.
Pela primeira vez num ato cívico em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932, tornou-se possível reunir os principais membros da família do Cel. Brisolla, que nasceu em 1 893, participou de três Revoluções e como Prefeito Municipal conduziu os destinos de três cidades do Estado de São Paulo: Presidente Prudente, Atibaia e Presidente Venceslau.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Neste ano, as comemorações alusivas à data da Revolução Constitucionalista de 1932 tiveram uma conotação diferente em relação aos eventos anteriores: reuniu boa parte da geração atual diante da Praça 9 de Julho no centro de Presidente Prudente no dia 9. E no dia 13 de Julho, a cerimônia alusiva à gloriosa data do mais alto significado para a história de São Paulo e do Brasil, aconteceu em Presidente Venceslau. Lá, residiu desde que se casou - em segundas núpcias - com a Sra.Lídia Aparecida Verdizani de Oliveira em 1948 (até 1981), o Cel. Miguel Brisolla de Oliveira, agora homenageado como patriota - bravo e destemido - ex-comandante do Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente. A homenagem consistiu na inauguração de um monumento diante da Prefeitura Municipal com o busto do ex-prefeito e ex-combatente da Revolução de 32. O Batalhão foi formado por 1.200 homens, o equivalente a 10% da população de Presidente Prudente, na época.
A solenidade pública reuniu grande número de autoridades, convidados e a população em geral. A família do homenageado se fez representar pelos seus filhos, esposa, netos e bisnetos. Alguns mais distantes como São Paulo e Ribeirão Preto não puderam comparecer. Mas além da comunidade e familiares locais, vieram de Presidente Prudente diversas personalidades; como: o último dos filhos ainda vivos do 1º casamento do Cel.Brisolla, o Sr.Lauro Flávio Marcondes de Oliveira; a esposa Dulce e seus filhos, netos e familiares que se juntaram aos demais parentes de Presidente Venceslau. Foi lá que o Cel. Miguel Brisolla de Oliveira (já em idade avançada) se destacou na liderança política, sendo eleito Prefeito Municipal, de 1964 a 1968. Também atuou como Tabelião, no Cooperativismo, Agricultura e Pecuária. Foi ainda fundador de várias Lojas Maçônicas.
O homenageado que nasceu em São Miguel Arcanjo/SP em 15 de Dezembro de 1893 se destacou na vida política até sua morte em 23 de Janeiro de 1981. Antes de ser Prefeito de Presidente Venceslau, foi Prefeito de Presidente Prudente - de 1936 a 1938 - sendo também Sub-Chefe da Casa Civil do Governador Adhemar de Barros que o designou Prefeito de Atibaia, entre 1949 e 1950. Quando eclodiu o Movimento Constitucionalista de 1932/MMDC rebelando-se contra a União, o Cel.Miguel Brisolla de Oliveira foi o primeiro a empunhar a Bandeira da Legalidade Federativa. Comandou o Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente/BCPP e foi para as trincheiras com toda a tropa para lutar pelos ideais democráticos. Na inauguração do busto em sua homenagem, compareceram as mais destacadas autoridades locais, civis e militares. Houve inúmeros pronunciamentos, incluindo o Deputado Estadual, Ed Thomas e representantes da imprensa.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário