domingo, 8 de setembro de 2013

Nova florada dos ipês antecipa a chegada da Primavera !




Os ipês floridos da variedade Rosa,
são a variedade mais comum em
todo o extremo oeste paulista.
Eles representam a mais bela
espécie botânica e já produziram
neste ano, cinco ou seis floradas
simultâneas antes da Primavera.

 A FLORADA DOS IPÊS ESTÁ POR TODA PARTE DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE.  

    A florada dos ipês da variedade branca, é de curta duração: em média 2 a 3 dias. Muitas vezes é uma florada que surpreende! Mas quando menos se espera, já terminou e as ruas e passeios públicos ficam totalmente forradas de branco. As outras variedades (amarelo e rosa) perduram por mais tempo. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Durante a primeira semana do mês de Setembro de 2013, as ruas e praças de Presidente Prudente tiveram completa transformação. Por toda parte surgiram novas floradas dos ipês. Desta vez, não foi apenas o Rosa que predominou; mas em contrapartida, o Branco e o Amarelo. São milhares de árvores ornamentais que embelezam a cidade em vários períodos. Só que desta vez, a florada dos ipês de variedade Branca, competiu com o Rosa (que já teve 5 ou 6 floradas durante o ano) e o Amarelo, que normalmente reaparece na Primavera. Ocorre que a florada deste ano se antecipou em mais de duas semanas, enquanto a nova estação terá início no dia 21 de Setembro. Com isso, a florada dos ipês brancos praticamente já terminou, pois dura menos de 2 ou 3 dias, prevalecendo apenas a florada das outras variedades: Rosa e Amarela.  

Nas principais Ruas e Avenidas de Presidente Prudente, a florada dos ipês pode ser observada com muita frequência em inúmeros pontos, começando pela área central. A arborização contempla a  população com essa maravilhosa obra da natureza, estendendo-se aos bairros mais distantes. Nos últimos anos, o plantio foi concentrado também nas áreas verdes do Parque do Povo, proximidades do Prudenshopping, saída para o Aeroporto Estadual e em torno do Parque e Jardins da Unesp, incluindo ruas internas do Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT.

Essa variedade botânica vem despertando o interesse de muitos moradores, que acabam por adotá-la, considerando a beleza da florada que se repete em várias estações do ano. Por isso, já se tornou possível constatar que além da arborização das ruas, os ipês branco, rosa ou amarelo conquistaram a preferência e simpatia de muita gente; e sua plantação aumenta de forma considerável, embora não exista fornecimento de mudas a eventuais interessados. Seria uma excelente oportunidade de se promover maior incremento ao plantio de árvores ornamentais pelo Horto Florestal do município, com reflexos positivos na Administração Municipal.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia          


Nenhum comentário:

Postar um comentário