domingo, 20 de outubro de 2013

Livro conquista "Prêmio Jabuti"/2013: Autor retorna a Presidente Prudente 38 anos depois !


Na sede do Jornal O Imparcial. 
A visita desse ilustre Jornalista e Escritor foi motivo de júbilo para os profissionais de imprensa. Entre eles, o consagrado Colunista e Redator Geraldo Soller, nunca esquecido por Audálio Dantas e outros.
Palestra na UNIESP. 

O Jornalista Audálio Dantas veio a Presidente Prudente, em 25 de Outº de 1975, dia fatídico na vida de Wladimir Herzog. A visita se repete 38 anos depois, especialmente para o lançtº do livro "As duas guerras de Vlado". 

No Centro de Eventos IBC, Audálio
Dantas participou do "Papo de Autor"
no dia 19 de Outubro/19h30. Ele foi
um dos convidados (desde 2012), e
só agora pode comparecer, trazendo
em sua bagagem, uma obra premiada
com o Troféu "Juca Pato" e Intelectual
do Ano, juntamente com o Prêmio  mais
cobiçado: JABUTI/2013, atribuido ao
Livro: "As duas guerras de Vlado".
Zelmo Denari, conduz  a apresentação no Centro de Eventos IBC/2013.


 NESSA COMOVENTE HISTÓRIA (TROFÉU JUCA PATO E PRÊMIO JABUTI/2013) ESTAMOS ENVOLVIDOS. NESSE DIA (25/10/1975), AUDÁLIO DANTAS PRONUNCIAVA PALESTRA EM PRESIDENTE PRUDENTE.

A concessão de autógrafos pelo autor desta obra, despertou a atenção de várias gerações, por se tratar de um tema atual que envolve toda a comunidade brasileira. A 1ª. Guerra de Vlado - segundo Audálio Dantas - começou antes de seu nome ser mudado em 1941(na Iuguslávia) para Vladimir; e no Brasil, desde quando chegou e foi naturalizado, a partir de 1946.
--------------------------


       Depois de um ano de espera, chegou  a  Presidente  Prudente o Jornalista e Escritor Audálio Dantas, que exatamente  há  um  ano  vinha sendo  aguardado  para  apresentação  de  sua  mais recente obra: o Livro de 406 páginas, totalmente dedicado à memória de Vladimir Herzog, vítima de uma execução nos porões do DOI-CODI em São Paulo em 25 de Outubro de 1975. Problemas de saúde o impediram de aqui estar em 2012, o que só se concretizou agora.Exatamente no dia 25 de Outubro de 1975, hospedávamos o  Presidente  do  Sindicato  dos  Jornalistas  Profissionais no Estado de S.Paulo, Audálio Dantas  que  tinha em  pauta - além de sua  visita - uma palestra sobre Liberdade  de  Imprensa, aos  alunos  de  uma  nova  Faculdade  que  estava  surgindo: a A.P.E.C, transformada  em Universidade  do Oeste Paulista/UNOESTE.  A notícia sobre a morte de Herzog veio por telefone de SP e caiu como uma bomba! E a  presença  do  Presidente  do  Sindicato  de Jornalistas em sua sede em SP, passou a ser reclamada por toda a classe, indignada com o ato violento do  Governo Militar da época. Aí, começa  a  história  que se transformou em livro, tendo Presidente Prudente como ponto referencial  para a partida (Páginas:224/225).

Desta vez, o Jornalista e  Escritor  famoso (com  mais de dez livros editados  e alguns premiados), chegou disposto a matar saudades.E após a recepção no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente,dirigiu-se ao Jornal O Imparcial, onde  foi  recebido  pelos  seus  Diretores Adelmo Vanalli e Deodato Silva. Da mesma forma,teve agradável diálogo com todos os jornalistas presentes.Fez questão de conhecer o Parque gráfico do Jornal e visitar pessoalmente o famoso cronista Geraldo Soller, decano da imprensa prudentina. E o fez, visitando-o no convívio de sua família na Vila Marcondes. Na ausência, deixou um abraço para o colunista social e sociólogo Barbosa da Silveira.Pessoalmente, conheceu as principais instalações do Centro Cultural Matarazzo e  Centro de Eventos IBC, onde Zelmo Denari o  apresentou  no "Papo de Autor", programado pelos organizadores do 4º Salão do Livro. Além disso, falou  aos  estudantes de Comunicação da UNIESP
e concedeu  diversas  entrevistas  sobre sua atividade jornalistica e de Escritor, desde a  produção do Livro que consagrou Carolina de Jesus, traduzido em 13 idiomas e best-selller no país. 

Ao se despedir, disse Audálio Dantas: "Qualquer manifestação, organização ou evento que promova o livro merece apoio. Faço votos que o Poder Público não deixe de produzir eventos dessa natureza. Eu conhecí hoje o Centro Cultural Matarazzo e acho que é uma iniciativa maravilhosa. Saio daqui com muita alegria, certo de que não vão esquecer isso". Quanto ao Livro "As duas guerras de Vlado", uma avaliação: Acho que meu objetivo - não só em função desse livro- mas em toda a carreira, minha luta é de que as pessoas nunca se esqueçam do período terrível que o país viveu com a Ditadura Militar. Este livro conta o momento dramático; e isso significa uma contribuição para que ninguém se esqueça.

Referindo-se à situação atual afirma Audálio Dantas: Acabo de receber o "Prêmio Jabuti", instituído pela Câmara Brasileira de Escritores. Por isso, acho que "Paula Lavínia - que é líder do movimento que exige a Censura Prévia para se fazer biografias - deveria se convencer pela retirada de cena. Eu, como tantos outros autores, vamos continuar escrevendo". Dantas adiantou ter concluído o texto sobre a região de Exu/ Pernambuco relativo ao Centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, e não é mais uma biografia, mas sim, a presença e a memória do Gonzagão, no coração do povo. "É comovente: como o povo da região de Exu trata a figura do maior nome que foi Luiz Gonzaga, realmente consagrado como um artista do povo" - concluiu.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia


Um comentário:

  1. Muito proveitosa a vinda de Audálio Dantas a Presidente Prudente. Tive a honra e a satisfação de ter sido eleitor de Audálio, em 1978 e 1986. Depois estivemos trabalhando juntos no Departamento de Imprensa do Metrô de SP.
    Josué Alves Macedo

    ResponderExcluir