terça-feira, 8 de outubro de 2013

Operadoras de Telefonia são detentoras do maior número de reclamações junto ao Procon/Regional de Prudente !

O Procon de Presidente Prudente,
agora conveniado com o Ranking
On Line Estadual  (da Fundação
Procon-SP), está sob Coordenação
de Ana Paula Setti. Trata-se de uma
personalidade dignificante, com
 uma extensa folha de serviços em
 defesa dos interesses da
 comunidade local e regional.


A OAB-SP - Regional de Presidente
Prudente - mantém parceria com o
Procon e através do Advogado
Marcelo F. Cezário, presta total
assistência jurídica às pessoas que
buscam no Juizado Cível, tentatva
de solução no atendimento de suas
causas. A Assistência é gratuita.    

     Numa recente mobilização para comemorar o "Dia do Consumidor", toda a Equipe do Procon de Presidente Prudente se deslocou até o Prudenshopping, onde dedicou suas atividades à orientação pública. No dia seguinte, o atendimento se generalizou, sendo desenvolvido na Praça 9 de Julho. 


Não poderia ser diferente! Na cidade de Presidente Prudente as Operadoras de Telefonia são detentoras do maior número de reclamações dos usuários perante o Procon. A informação foi confirmada pela Coordenadora Executiva, Ana Paula Setti. É ela quem nos explica: "As três primeiras empresas que lideram o ranking de reclamações junto ao Procon de Presidente Prudente são: 1ª - Grupo VIVO; sendo a telefonia fixa a mais reclamada, seguida da telefonia móvel. A maioria das reclamações se refere à cobranças indevidas e não cumprimento de Contrato. 2ª - Grupo Itaú-Unibanco - lidera as reclamações por cobranças indevidas; não cumprimento de Contrato e tarifas não autorizadas, entre outros. 3ª - Grupo Claro - Telefonia móvel é a mais reclamada; seguida de Telefonia fixa e também TV Paga". Como nas demais empresas - diz a representante do Núcleo Procon/Presidente Prudente - o maior problema reclamado é a cobrança indevida e o não cumprimento contratual. 

Quanto ao atendimento pessoal do Procon nos adianta Ana Paula: Para reclamar de um problema deve comparecer ao Procon: o consumidor titular da reclamação ou um representante munido de Procuração. O procedimento adotado será de acordo com o problema trazido pelo consumidor. Via de regra é encaminhada uma Carta ao fornecedor, informando a demanda e solicitando solução e/ ou esclarecimentos. Quando não solucionado é aberto o Procedimento Administrativo, com agendamento de Audiência Conciliatória. 

O Consumidor deve ter cautela no momento da aquisição do produto ou da contratação do serviço. Deve procurar informação prévia sobre o produto, o serviço e fornecedor, antes de concretizar o negócio. Assim, ele terá condições de escolher adequadamente. Prefira que todo combinado seja por escrito, para não haver dúvidas futuras. Nunca esquecer de exigir a Nota Fiscal e Termo de Garantia, caso esta seja superior a 90 dias. 

A grande inovação do Procon é representada pela implantação do Ranking On Line, uma nova ferramenta no processo de fortalecimento da Defesa do Consumidor no Estado de São Paulo, que é atualizado diariamente e permite identificar regionalmente as demandas que necessitam de melhoria para o bom atendimento ao consumidor. Em parceria com a Fundação Procon-SP, proporciona visibilidade - especialmente àqueles fornecedores - que mais problemas causam aos consumidores. O Ranking On Line do Procon de Presidente Prudente pode ser acessado através do Site:  www.presidenteprudente.sp.gov.br

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

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