segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dirigentes Administrativos de 8 municípios querem Trem Turístico na região !

 O Trem de Ferro foi o veículo mais poderoso para a abertura dos sertões da Sorocabana e outras regiões.

As imagens desta composição ferroviária se baseiam no Trem de
Turismo (Moita Bonita), utilizado pela Prefeitura Municipal de
Paraguaçu Paulista, com viagens turísticas semanais até Sapezal.
Quem já participou dessa excursão ficou maravilhado com o passeio
semanal, e principalmente com o esquema de organização, que é
modelo para todas as cidades que desejam promover atividades que
proporcionam entretenimento, lazer e recreação.


  O TREM TURÍSTICO SAIRIA DE PRESIDENTE PRUDENTE  PARA PERCORRER TODAS AS ESTAÇÕES, ATÉ CHEGAR À ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PRESIDENTE EPITÁCIO - SP.  
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A volta do Trem destinado ao Turismo Regional é mais um passo avançado em busca do resgate histórico de uma atividade pioneira no transporte e desenvolvimento regional. Sua implantação depende apenas do apoio da comunidade local e regional.

Em Março de 2012 estivemos participando dessa excursão pioneira na Alta Sorocabana.
Os passageiros são acolhidos da melhor forma possível, e essa receita poderia ser
muito bem aplicada na área situada de Presidente Prudente a Presidente Epitácio.  Esta é uma

 boa oportunidade para estender  o roteiro semanal  de Turismo até a "Cidade da Criança".
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Na última semana, estiveram em visita à região de Presidente Prudente - especialmente para um encontro com Prefeitos Municipais - dois importantes representantes do DNIT e ALL - tendo por principal finalidade a análise de uma proposta que visa a implantação de um Trem Turístico para atender às necessidades impostas pela comunidade regional. A finalidade não é outra, senão a de promover o Turismo, Lazer, Cultura e Recreação através de um novo sistema que envolve as Administrações Públicas. O Projeto restabeleceria o transporte ferroviário de cargas e ao mesmo tempo, representaria novo estímulo às atividades turísticas envolvendo a comunidade regional. O encontro foi sediado em Álvares Machado-SP. 

Tudo começaria em Presidente Prudente (preferencialmente na Cidade da Criança) e daí se estenderia às demais cidades, em número de 8: Prudente, Machado, Bernardes, Santo Anastácio, Piquerobi, Venceslau e Epitácio com Parada Obrigatória de vinte minutos em cada Estação. O assunto mereceu atenção especial não só dos dirigentes municipais, mas também do Superintendente Regional do DNIT (Deptº.Nacional de Infraestrutura de Transportes), Sr.Ricardo Rossi Madalena e do Assessor da Diretoria da América Latina Logística/ALL - Concessionária dos Transportes Ferroviários -  Sr. Emanoel Tavares Costa Júnior. 

Segundo o representante da ALL já existe um organograma de recuperação da ferrovia na linha Prudente/ Epitácio, com prazo estabelecido para as atividades operacionais de 2014. Mas há premente necessidade de se formar um Consórcio Intermunicipal em que o Trem Turístico estaria figurando como fator preponderante, como vem ocorrendo em outros pontos turísticos do país. Com isso, haveria maior incremento ao turismo regional mediante a criança de novos polos e Estâncias Turísticas, o que significa: desenvolvimento.  O DNIT se comprometeria a ceder vagões e imóveis que fazem parte do acervo da antiga ferrovia. A exploração do roteiro turístico ficaria por conta de uma empresa terceirizada. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia 

     

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