sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A cidade está engalanada para a grande festa do Natal !

Ornamentações da Praça 9 de Julho.
 Nunca a cidade de Presidente Prudente foi tão ornamentada para o Natal, como agora. Veja detalhes !

Árvores ornamentadas para o Natal, no Parque do Povo ! 






Presépio criado pelo Sr.Osvaldo Gava
O empresário Osvaldo Gava montou seu próprio Presépio de Natal, franqueado ao público. Pelo 2º ano consecutivo, o Presépio movimentado por uma "Roda d'água" pode ser visitado no Posto Itatiaia-2, na Manoel Goulart, esq. com a Avenida Celestino Figueiredo.
 Neste período que antecede o Natal de 2013, aumentou o interesse pelas ornamentações de ruas, praças, logradouros públicos, escolas e estabelecimentos comerciais. A figura de "Papai Noel" voltada à mídia e aos interesses comerciais se sobressai, deixando em segundo plano a imagem do Menino-Jesus, consagrada por todos os méritos e glorificada há mais de 2.000 anos  por todas as instituições cristãs e pela humanidade, como o "Salvador do mundo". O que ainda sobressai e desperta maior interesse são os Presépios. Conforme estamos documentando neste Blog de Memórias ao registrar a criatividade do empresário Osvaldo Gava. Pelo 2ºano consecutivo, ele montou seu próprio Presépio; em exposição no Posto Itatiaia-2, no cruzamento da 12 de Outubro com a Avenida Manoel Goulart, na área central da cidade de Presidente Prudente.  

Para realização desse trabalho, o Sr. Osvaldo Gava reuniu aproximadamente 80 peças e a mais importante foi representada pela Gruta onde se localiza a manjedoura, onde as figuras centrais são: Jesus, Maria e José e o Anjo Gabriel, bem no alto, como protetor. Depois vêm os Três Reis Magos, vindos do Oriente. O que produz maior movimento é uma Roda d'água (que funciona ininterruptamente). Acionada por um Monjolo, a água que jorra abastece um Lago Artificial, onde se introduziu inclusive a criação de peixes, embora exista no local um Aviso de Advertência: Não pesque! Por isso, o Pescador (mal ou bem intencionado) marca presença no local.

Nos campos que circundam a Gruta e a estrebaria são vistos um carro de bois e inúmeros animais, especialmente um jacaré, uma capivara, uma tartaruga e um sapo. Na área campestre, o Presépio mostra uma extensa lavoura de arroz e nas pastagens das imediações, algumas ovelhas, um cavalo, um boi e um camelo. Não faltando a figura indispensável do Pastor e um cuidador das Ovelhas. Também algumas aves empoleiradas: o galo, araras e tucano. A Estrela de Belém aparece no alto do Presépio. Numa transposição para a era moderna, o registro de imagens de uma Vila Residencial, uma Capela e uma Igreja iluminadas. Esse Presépio estará à disposição de toda a comunidade até o dia 06 de Janeiro de 2014. Segundo previsão do empresário, no próximo ano o Presépio será revitalizado, mostrando maior fidelidade.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário