sábado, 14 de dezembro de 2013

Shows de viola no SESC/Thermas de Prudente empolgam a plateia

Luciano Queiroz e sua"Viola de Lua"
As músicas de Luiz Gonzaga.
Um Show de Viola no SESC:Sucesso!

O Centenário de Luiz Gonzaga - o Gonzagão - foi lembrado e comemorado no SESC/Thermas de Prudente

Desde que se implantou na cidade o
SESC/Thermas só tem proporcionado
maiores momentos de alegria e bons
serviços.  Todos os comentários que
se ouve em toda a região, são os mais
elogiosos, não só pelo atendimento,
mas sobretudo pelo que tem sido
prestado no setor assistencial, mas
principalmente no esporte, lazer,
recreação e entretenimentos.   


INÚMEROS SHOWS FORAM PROPORCIONADOS PELO SESC/THERMAS DE PRUDENTE. DEPOIS DE LUCIANO QUEIROZ E OUTRAS PROMOÇÕES, O ÚLTIMO SHOW DE VIOLA COM PAULO FREIRE.

O consagrado solista brasileiro, Paulo
Freire
trouxe para o público local e
regional, um Show inédito: Oficina de
Viola. Trata-se de um trabalho
 inspirado na obra de Ana Maria
Machado, que marca também o
encerramento das atividades festivas
 do Ano de 2013 no SESC/Thermas
de Presidente Prudente - SP.  

O Espetáculo chega ao fim e a plateia demonstra satisfação em ter mais um Show como entretenimento. 

A trajetória da viola no Brasil confunde-se com a própria história do Brasil. O instrumento chegou nas mãos dos colonizadores e jesuítas; e desde então começou a se desenvolver em todos os pontos do país, especialmente nas áreas distantes dos sertões, do norte, sul, centro, oeste, leste e nordeste. Daí, ganhou popularidade e aceitação, tornando-se instrumento obrigatório de grupos folclóricos, cantadores e instrumentistas em geral. O SESC/Thermas de Presidente Prudente proporciona total incentivo a todas as manifestações culturais, folclóricas e populares. As apresentações artísticas são constantes e o público em geral se vê prestigiado, pois o acesso a esses espetáculos, em sua maior parte é sempre livre. Nos últimos dias, foram promovidos dois Shows envolvendo solistas de viola, dos mais consagrados: Luciano Queiroz e Paulo Freire.    

Luciano Queiroz - que nasceu em Paraguaçu Paulista - revelou que sua dedicação à viola começou aos 15 anos de idade. Depois se dedicou aos estudos, frequentando até 2005 a Faculdade de Zootecnia. Até então, tinha o instrumento apenas como lazer. Incentivado por pessoas amigas acabou por adotar a viola e a música como  meios de ocupação do tempo. Por isso, abandonou o curso de Zootecnia e passou a se dedicar à musica, à viola e outros instrumentos que ele mesmo produz. Como consequência gravou um CD em homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga, contendo arranjos inéditos executados com viola caipira instrumental. E as músicas selecionadas foram e continuam sendo os grandes sucessos do "Rei do Baião". A apresentação de Luciano Queiroz no SESC/Thermas de Prudente, ocorreu no dia 30 de Novembro.

Na "Oficina de Viola" comandada por Paulo Freire se desenrola uma interessante história: o mundo que cerca a viola e a importância do sertão nesse aprendizado. Ele aborda também a construção dos "causos" a partir da tradição oral; os grandes compositores da música caipira e suas criações. A importância da música vinda do sertão no atual momento da música brasileira. A intenção principal é desenvolver o interesse nos participantes em se aprofundar na cultura popular brasileira; e a partir desse conhecimento buscar o caminho musical. Não existe necessidade de um pré-conhecimento do instrumento; e os interessados que não tocam, podem também participar como ouvintes. Em sua última apresentação na Área de Convivência no dia 14 de Dezembro, o solista Paulo Freire foi acompanhado por Tuco Freire (contrabaixo) e Adriano Busko (bateria e percussão). Todos eles foram muito aplaudidos ! 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário