sábado, 11 de janeiro de 2014

Alvorecer e Anoitecer: É o Crepúsculo em pleno Verão !


O AMANHECER DE UM NOVO DIA - COM NOVAS ESPERANÇAS - SE FAZ OBSERVAR EM TODAS AS MANHÃS, QUALQUER QUE SEJA A ESTAÇÃO DO ANO. COM MAIOR EVIDÊNCIA NO VERÃO DE 2014.


  O entardecer também é motivo de alegria para todos os integrantes da comunidade regional.
               
    E aqui se faz observar as imagens de um Crepúsculo (típico do Verão), que é vivido desde o final de 2013. 

    Uma visão majestosa, captada a partir do Centro Cultural Matarazzo na Vila Marcondes, o    bairro que deu origem à formação de uma grande cidade, prestes a comemorar em 2017 seu 1º    Centenário de fundação - Presidente Prudente - no extremo oeste de São Paulo.
----------------------
Sem que contássemos com os recursos provenientes da arte fotográfica, seria humanamente impossível produzir esta e outras matérias. Por isso, rendemos nossas homenagens aos Repórteres Fotográficos, que tiveram na última semana um dia totalmente dedicado à categoria profissional. Na verdade, existem controvérsias sobre essa data, com o dia mundial da fotografia em 19 de Agosto; e 8º dia do Calendário Gregoriano, que no Brasil é considerado o "Dia Nacional do Fotógrafo". Hoje, com a tecnologia avançada, existem milhões de fotógrafos (profissionais ou amadores), documentando tudo que se passa no Planeta. E um dos assuntos que mais chama a atenção, pela beleza e pelo aspecto multicolorido é representado pelas imagens misteriosas do Amanhecer e Anoitecer. Foi o que fizemos para compor esta matéria que marca a passagem de mais uma Estação, o Verão brasileiro, visto em todo seu esplendor na cidade quase-centenária de Presidente Prudente.

Há muitas definições sobre o significado do Crepúsculo. A melhor versão é da Enciclopédia Livre Wikipédia, que diz: Crepúsculo são os instantes em que o céu próximo ao horizonte no poente ou nascente, toma uma cor gradiente, entre o azul do dia e o escuro da noite. Normalmente acontecem no instante em que o Sol, "ao nascer" ou "se por" (também chamado de lusco-fusco), encontra-se logo abaixo da linha do horizonte marítimo, sendo que em alguns casos, como em regiões montanhosas, podem ocorrer antes do pôr-do-sol, ou depois do nascer do Astro. Nesse momento é que os navegadores conferem sua posição estimada, comparando a abertura esperada em graus com a observada do horizonte ao Astro. A duração do Crepúsculo (qualquer que seja usada), depende do dia do ano e da latitude do observador.

Para um observador situado no Equador - informa a Wikipédia - a duração é quase mínima durante todo o ano. Se o observador se encontrar em qualquer um dos polos terrestres, o cálculo da duração deverá ter em conta que o dia, bem como a noite, duram seis meses aproximadamente. Para latitudes intermediárias, um valor típico de duração do Crepúsculo Civil ronda os trinta minutos. Em linguagem mais simplificada: "O Crepúsculo é uma luminosidade, de intensidade crescente ao amanhecer: "Crepúsculo Matutino", proveniente da iluminação das camadas superiores a atmosfera pelo Sol, quando embora escondido, está próximo do horizonte. O "Crepúsculo Vespertino" ocorre quando a luminosidade aparece de luminosidade decrescente, que se verifica ao anoitecer, isto é, quando o Sol se esconde no horizonte e sua luz permanece visível. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL-Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário