sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Santa Casa de Presidente Venceslau se moderniza e implanta novo padrão de atendimento !

A rampa de acesso.
Portal de Entrada para os pacientes
Atendimento do Pronto Socorro
A SANTA CASA DE PRES.VENCESLAU TEM NOVO VISUAL 


AQUI, NOVOS EQUIPAMENTOS E UMA MODERNA U.T.I.  
Antonio José Aldrighi dos Santos, o
novo Provedor que assumiu suas
funções com total dedicação à
causa da filantropia, revolucionou
todos os padrões de atendimento
público e mudou o quadro funcional
e profissional da Santa Casa de
Presidente Venceslau, resgatando
a credibilidade e a confiança de
toda a comunidade. 


  Unidade de Tratamento Intensivo.
Ao lado do Ortopedista de Plantão, Dr. Rodrigo Soni, o  Provedor Antonio José relata o que está
planejando para 2014, tendo inclusive a promessa do Governador Geraldo Alckmin de total
 apoio ao seu trabalho desenvolvido como Provedor da Santa Casa de Presidente Venceslau.
--------------
UMA HISTÓRIA DE PIONEIRISMO 

DEPOIS DE PRESIDENTE PRUDENTE, QUE TEVE A SUA SANTA
CASA DE MISERICÓRDIA FUNDADA EM 1929, A CIDADE DE
PRESIDENTE VENCESLAU FOI A SEGUNDA A CONTAR COM
UMA INSTITUIÇÃO DESSA NATUREZA. MAS ISSO SÓ VEIO A
ACONTECER EM 1.944. MAIS PROPRIAMENTE, NO DIA 04 DE
JUNHO QUANDO FOI CRIADA A IRMANDADE DA SANTA CASA.
SUA ESTRUTURA FÍSICA ATUAL É DE 3.200 M2 DE ÁREA QUE
FOI CONSTRUÍDA EM 3 PAVILHÕES, COM 101 LEITOS. EM 2014
A PREVISÃO É DE IMPLANTAR  MAIS 78 LEITOS, SEGUNDO O
PROVEDOR, ANTONIO JOSÉ.
  -----------------------------














                                                                                                                                                                 Uma antiga área rural que pertenceu ao Quartel  do Segundo Regimento de  Cavalaria da Força Pública do Estado de São Paulo - hoje ocupada pela Penitenciária Regional Dr.Zwinglio Ferreira - também conhecida por P1 poderia ter sido o local designado para o funcionamento da Santa Casa de Presidente Venceslau em tempos passados. A área de terras (fora do perímetro urbano) chegou a ser doada, mas posteriormente revogada. Com isso, tornou-se necessário um longo período para restabelecer a ideia de ser criada e instalada uma Santa Casa para atender às pessoas necessitadas. Houve mesmo a intenção de ser destinada uma outra área junto à antiga sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atualmente sede do 42ºBPM/I). Mas também se tornou inviável por falta de estrutura, especialmente de água e energia elétrica, que estariam gerando elevados custos financeiros, mesmo contando com recursos repassados pelo Ministério da Saúde.

De 1960 a 1964 com a aquisição de um terreno adequado, iniciou-se a construção do 1º Pavilhão da Santa Casa de Presidente Venceslau; e na continuidade - de 1969 a 1973 -  a edificação do 2º Pavilhão, através de um trabalho que envolveu inúmeras personalidades beneméritas. Entre as quais, o Sr. Emiliano Vilanova, que foi o primeiro Provedor. De 1972 a 1973 foram instalados o Laboratório de Análises Clínicas e o Necrotério, enquanto o Pronto Socorro foi implantado entre 1976 e 1977.Com a construção do 3º Pavilhão - de 1981 a 1982 - vieram: o Berçário Patológico, Maternidade e Mamadeira. Entretanto, surgiram nesse período inúmeras dificuldades para a manutenção da Instituição. Como consequência houve  Intervenção do Poder Público Municipal que vigorou de 03 de Janeiro de 2003 a 31 de Dezembro de 2008.

Superado o período de Intervenção - a partir de Janeiro de 2009 - a Santa Casa de Presidente Venceslau ganhou autonomia, tendo a frente uma Diretoria constituída por abnegados. E a escolha recaiu num empresário tido como dos mais arrojados: Antonio José Aldrighi dos Santos para ocupar o cargo de Provedor, já em seu 3º mandato. Foi uma escolha acertada, porque ele está transformando a Santa Casa, numa Instituição digna de crédito, mudando totalmente sua estrutura a começar pelo visual, pela seleção de funcionários, atendentes, corpo clínico; enfim um atendimento digno de registro. Tudo está mudando e a clientela está retornando. Na última conversa com o Governador Geraldo Alckimin, Antonio José pleiteou recursos de 600 mil reais para a manutenção da U.T.I. e mais: 300 mil do Governo Federal (através do Ministério da Saúde), além de outros recursos destinados ao Pronto Socorro em parceria com a Prefeitura e Emendas Parlamentares por iniciativa dos Deputados Mauro Bragato e Ed Thomas.   

Segundo Antonio José "não falta médico, o que falta é estrutura" e a Santa Casa conseguiu superar todos os entraves. Hoje está recebendo equipamentos da mais alta tecnologia e mantém parceria com médicos de especialidades e Laboratórios (Marlene Spir e MED-RAD) de Presidente Prudente. Existe também a terceirização de serviços de Ultrassom, Raio X e Tomografia Computadorizada; Endoscopia e Colonoscopia; Equipe de Cardiologia; U.T.I. e Pronto Socorro; Instituto Fleury de São Paulo; Clínica de Ortopedia; Cirurgia em geral; Obstetrícia e Pediatria. São 35 Clínicas e mais de 60 Médicos conveniados. Para atendimento público são 228 servidores e convênios com o SUS e através de Gestão Plena com as Prefeituras de Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi e Presidente Venceslau, embora o atendimento se estenda a pacientes provenientes de Estados vizinhos. Em 2013 foram 85.165 atendimentos e 5.162 internações.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário