Os oradores foram ouvidos por todos com a máxima atenção. |
A faixa fixada à frente do palco da OAB/SP - Regional de Presidente Prudente, diz tudo. |
O Ex-Deputado Tadashi Kuriki foi um das figuras de maior destaque neste debate público na OAB/SP - Regional de Presidente Prudente. |
A manifestação pública surpreendeu! |
A começar pelo Deputado Mauro Bragato (que presidiu o encontro), todos os oradores aqui observados como integrantes da mesa dos trabalhos, fizeram uso da palavra para enaltecer a importância dessa iniciativa. O Prefeito Milton Carlos de Mello se fez representar e a Câmara Municipal marcou presença com dez Vereadores, incluindo o Presidente da casa, Valmir da Silva Pinto.
-----------------------------------------
Este final de semana em Presidente Prudente foi marcado pela realização de um importante encontro que envolveu dirigentes políticos, representantes de vinte e três municípios da região, incluindo entidades sociais, empresas e instituições públicas. O movimento foi liderado pelo Deputado Estadual Mauro Bragato e teve por principal finalidade conscientizar a opinião pública para a urgente necessidade de se implantar uma Faculdade Estadual de Medicina, a exemplo de algumas regiões do Estado de São Paulo que já contam com esse notável melhoramento. A iniciativa ganhou repercussão e amplo apoio de todas as camadas sociais, incluindo a classe médica. O Projeto de Lei Nº 597, de 09 de Outubro de 2012 que se refere à criação e instalação dessa Faculdade de Medicina como unidade da UNESP, é de autoria do Deputado Bragato.
Como justificativa, declara o parlamentar: Presidente Prudente é o 36º município mais populoso do Estado.Transformou-se num centro regional próspero e dinâmico no oeste de São Paulo, contando com uma moderna malha viária em processo de intensa modernização, com recuperação das principais estradas estaduais e das rodovias vicinais. Obras que criam emprego e renda e se constituem em suportes para o desenvolvimento da economia regional. O Deputado Mauro Bragato ressalta a importância do ensino técnico e superior - gratuito e de qualidade - através da ampliação da rede pública com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" dispondo na Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, de 12 cursos de graduação e 7 de pós-graduação, com aproximadamente 4 mil estudantes.
Bragato reafirma que a cidade-polo regional conta na área de saúde, entre outros com o Hospital Regional Estadual/HR; Hospital Estadual Materno Infantil e Ambulatório Médico de Especialidades/AME. No campus da UNESP - além dos cursos voltados à Educação Física e Fisioterapia - um Ambulatório (CEAFIR) que se tornou referência de bom atendimento nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pneumologia, Cardiologia e Fisioterapia Esportiva. Nesse contexto, necessita de uma nova Faculdade que venha a atender a grande demanda por ensino superior sem ônus para a comunidade; com uma estrutura física com todas as condições necessárias para a instalação da Faculdade Estadual de Medicina, das salas de aulas no HR e do curso de Medicina (público e gratuito), de acordo com a propositura.
Oradores que se pronunciaram: Deputado Estadual Mauro Bragato; Repres. do Prefeito Milton Carlos de Mello, Nereu Oguido; Pres.da Câmara Municipal, Valmir da Silva Pinto; Pres.da OAB-SP/Reg.de Pres.Prudente, Rodrigo Lucas Arteiro; Pres.da UNIPONTAL, Prefeito Marcos Rocha (Regente Feijó); Diretor da DR-XI de Saúde e Pres.da Soc.de Medicina de Pres.Prudente, Dr. Paulo Roberto Mázaro; Representante da União das Entidades de Pres.Prudente/UPP, Dr.Alberto Ribeiro Barbosa; Diretor do Hospital Estadual Materno Infantil, Dr.Antonio Henrique Corral; Provedor da Santa Casa, Francelino de Souza Magalhães; Diretor Clínico do HR, Dr. Rômulo Bonini; Pres.da Fundação Hospital Reg.do Câncer, Hilário Pasquini; Diretor do Hospital Iamada e Repr.da Fisioterapia da UNESP, Dr.José Renato Tosello; Pres. do Sindicato do Comércio Varejista de Pres.Prudente, Vitalino Crellis e ainda: o Pres.do Comitê Inter-Sindical, Paulo Oliveira. Com a palavra franqueada ao público, inúmeras pessoas presentes no Auditório se manifestaram em apoio à iniciativa.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário