segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Trote universitário ainda representa um desafio para a nova geração !

Mesmo proibido, o Trote aconteceu !

Na Abertura da Semana de Integração
do Calouro na Faculdade de Ciências
e Tecnologia da UNESP, o Prof. Carlos
José Constantino - Casé - chamou a
atenção de todos para a determinação.
Um número reduzido de Calouros optou
pela doação e Cadastramento de Medula 


Alunos da UNOESTE também estiveram divididos: doação de sangue para o HR ou coleta de Livros destinados ao "Trote do bem". No 1º dia, boa parte dos
 Calouros foi para as ruas e aderiu ao Trote imposto pelos Veteranos. 
 NESTE ANO, O Nº DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS JÁ SE APROXIMA DOS TRINTA MIL.
A SOMATÓRIA ENVOLVE A UNESP, TOLEDO, UNOESTE, UNIESP E OUTRAS INSTITUIÇÕES.

TOLEDO PRUDENTE FOI A ESCOLHIDA POR ESTUDANTES INTERCAMBIÁRIOS DA BÉLGICA, HOLANDA, ESTADOS UNIDOS, HUNGRIA E DINAMARCA. 
           CONTANDO COM TRÊS MIL ESTUDANTES, A TOLEDO É REFERÊNCIA NACIONAL E    INTERNACIONAL COM SETE CURSOS DE GRADUAÇÃO E TRÊS DE PÓS-GRADUAÇÃO.
                                                                 --------------------
No meio universitário, Trote tornou-se palavra proibida! Mas ainda prevalece em algumas regiões do país como imposição dos Veteranos contra os noviços em plena euforia com os resultados alcançados no Vestibular de algumas Universidades. Este ano em Presidente Prudente, apenas um reduzido número de Calouros da Unoeste e Unesp se envolveu com o Trote tradicional com "caras pintadas" para abordar motoristas no trânsito da cidade e pleitear uma moedinha em cada abordagem. Tudo no maior respeito! Ocorre que a aplicação do Trote na Universidade é terminantemente proibida - segundo publicação do Site da FCT - que acrescenta: para evitar que ocorram atitudes constrangedoras e violentas foi instituída em 1999 a Resolução UNESP nº 86, que dispõe sobre o assunto. O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol recomenda: "Não tolere constrangimentos, atue como cidadão consciente fazendo valer os seus direitos". 

Os estudantes universitários de hoje em Presidente Prudente são da ordem aproximada de 30 mil. Na UNOESTE se concentra o maior número de cursos: 50 de graduação e 100 aproximadamente de pós entre presencial e de Ensino à Distância. No total geral a somatória de 16.400 alunos. A UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia - que é a pioneira, chegando aos 55 anos de implantação, o número de cursos de graduação é de 12 e mais 7 de pós-graduação. Preenchidas 640 novas vagas e no total geral, cerca de 4 mil estudantes universitários. As Faculdades Integradas Toledo - implantadas no dia 13 de Maio de 1961 pelo saudoso Reitor Antonio Eufrásio de Toledo, juntamente com Milton Pennacchi - contam com 7 cursos de graduação e 3 de pós-graduação. A mais recente das Universidades, a UNIESP conta com 21 cursos de graduação e 4.500 alunos inscritos. 

Embora motivados para a doação de sangue, calouros da Toledo e Uniesp não encontraram condições favoráveis para essa ação humanitária, faltando condições de acesso ao Banco de Sangue do HR ou ao Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Presidente Prudente. Em contrapartida, a Comissão Organizadora da Semana de Integração de Calouros da UNESP optou pela elaboração de uma Lista de presença, por admitir que a participação dos calouros é considerada uma atividade letiva. Palestras e atividades culturais sob a forma de orientação foram desenvolvidas de 17 a 19 de Fevereiro; e o número de participantes chegou a 500, dos quais 208  fizeram o cadastramento como doadores junto ao Grupo Madu Medula, sob orientação do Sr. Geraldo Alves Maia.  

A UNOESTE - fundada em 10 de Janeiro de 1972 - e atualmente o maior reduto de estudantes, direcionou boa parte dos calouros para o "Trote do bem"; e conseguiu relevante sucesso, saindo na frente com a coleta de sangue - 150 frascos - como doação ao Hemocentro do Hospital Regional/HR. Também, uma iniciativa inédita: "Doe um livro e deixe sua marca", com ações do Departamento de Comunicação visando arrecadar livros - mais de 2 mil - em apenas três dias de atividades. A Pró-Reitora, Angelita Lima opinou que os livros arrecadados terão três destinos: parte deles estará disponibilizada no Corredor da Leitura com livre acesso do aluno para retirá-lo; levar para ler e depois devolver para que outros possam ler. Uma terceira parte será destinada à Associação Betesda (que mantém parceria com a Proext), com quatro Bibliotecas Comunitárias na Zona Oeste de Presidente Prudente. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário