sábado, 8 de março de 2014

Centro de Eventos IBC - um reduto que tem muitas histórias !


A grafitagem também figurou no IBC
Automóveis antigos na 1ª Exposição.
A partir de 2010: o Salão do Livro.

                TRÊS FASES IMPORTANTES NO CENTRO DE EVENTOS: PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
Sem se preocupar com a descaracterização da estrutura interna para a
sustentação do madeiramento, houve reforço das bases com a utilização
de parafusos, conforme se observa. Quem chamou a atenção para esse
aspecto foi o ex-Coordenador (aposentado) Benedito do Carmo Pinto. 
Aspecto da Estrutura original.
Benedito do Carmo Pinto

  EX-FUNCIONÁRIO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA E COORDENADOR DO IBC TEM IMPORTANTE TESTEMUNHO SOBRE ESSA OBRA PRIMA, HOJE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PRESIDENTE PRUDENTE.
  "O galpão do IBC não é uma
 estrutura banal, mas uma 
verdadeira obra de arte 
de Engenharia, que merece ser 
conservada". A declaração é do
Arquiteto e Designer, Cleyber
Luciano Vieira, do SENAC.

  Preparando-se para o Centenário da cidade em 2017, começam as obras de revitalização do IBC. 
Aspecto atual de uma parte da estrutura de sustentação
implantada pela Engenharia Inglesa na década 40.
Esta é uma das maquetes reproduzindo
as obras de reforma e revitalização do
Centro de Eventos IBC, ao lado da via
férrea. O Projeto depois de aprovado,
deverá receber recursos financeiros
suficientes para execução das obras
num prazo médio de pelo menos um
ano. Por isso, suas instalações ficarão
interditadas por tempo indeterminado.
  


Dotado de toda infraestrutura o Centro de Eventos IBC (Vila Furquim), ocupa espaço equivalente a 5.000 m2 com utilização voltada aos grandes eventos sociais da cidade, prestes a comemorar seu 1º Centenário em 2017. 
                                               ----------------------------------
Um grande galpão construído pelos ingleses na 1ª metade do Século XX entrou para a história de Presidente Prudente como a principal edificação de madeira - totalmente encaixada -  conservada e preservada pelos aspectos que a caracteriza. Trata-se do Centro de Eventos IBC, situado na Vila Furquim e a partir de agora entra num processo de restauração e revitalização, conforme deliberação do Poder Público Municipal. O espaço é amplo (5.000 m2) e sua estrutura é digna de registro, segundo afirmação do ex-Coordenador da Operação Café, em ação conjunta com a Policia Federal no Estado de São Paulo, Benedito do Carmo Pinto, aposentado e atualmente com 73 anos de idade. Já o Arquiteto e Designer Cleyber Luciano Vieira (do SENAC), é de opinião que "o galpão do IBC não é uma estrutura banal, mas uma verdadeira obra de arte da Engenharia, que merece ser conservada".


Quando assumi a coordenação e Planejamento no combate ao contrabando de café em Dezembro de 1959 - diz o ex-Coordenador Benedito do Carmo Pinto - o galpão já era ocupado pelo Estado como Depósito de Algodão. Mas devido à uma ação do Exército na fronteira do Paraguai, foram apreendidas 4 mil sacas de café. E todas elas vieram para o Galpão do DNC em Presidente Prudente, transformado posteriormente em IBC. Outras apreensões totalizando cerca de 1 milhão de sacas de café foram feitas nessa operação, utilizando vários Depósitos; entre os quais o que existe até hoje nesta cidade.  Na época, o que mais chamou a atenção foi a estrutura de madeira encaixada na cobertura de toda a extensão do grande Galpão, utilizando também folhas de flandres (zinco), com isolamento térmico para impedir o aquecimento da área - disse.  

Conversando com o Arquiteto Cleyber Luciano Vieira - docente do curso Design de Interiores no SENAC de Presidente Prudente - fomos orientados que nos Séculos 16, 17 e 18 produziram-se verdadeiras obras primas arquitetônicas, tanto do ponto de vista da concepção, como da construção de estruturas em madeiras. E os Carpinteiros eram os artífices mais importantes na construção de edificações, passando seus conhecimentos de geração em geração. O desenvolvimento tecnológico de hoje nos permite reabilitar o uso da madeira nas construções, sendo praticamente sinônimo de "sustentabilidade"; seja utilizando técnicas mistas, colagens e outros. Porém, edifício histórico é aquele que nos proporciona um sentimento de admiração e nos faz querer saber mais sobre o povo e a cultura que o produziram.

De conformidade com o pensamento do Arquiteto "fomos brindados com o galpão do IBC" e como diria Caetano Veloso: uma poesia concreta que merece ser conservada e o prédio reabilitado para servir à realização de eventos sazonais dentro da programação cultural de nossa cidade, com maior conforto e segurança, sendo nosso dever, reunir, incluir e aprofundar maiores dados sobre o assunto. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário