quarta-feira, 19 de março de 2014

Exposição Itinerante enfoca o "Golpe Militar - 50 anos - Memória, História e Direitos Humanos" !

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Câmpus de Presidente
Prudente - trouxe o mais completo registro histórico do Golpe Militar de
1964, com a deposição do então Pres. João Goulart e implantação de um
novo regime ditatorial, que perdurou por um período de 21 anos.
---------------------------------------------------------------------------------
Durante os últimos 90 anos, o Brasil
enfrentou várias Revoluções e dois
períodos ditatoriais. O mais longo foi
decretado em 31 de Março de 1964.


Apenas parte dos desaparecidos. 
Vladimir Herzog, uma das vítimas.   
Nesse triste episódio, muitos abusos.
                              PRINCIPAIS DETALHES DO PERÍODO DITATORIAL - APÓS O GOLPE MILITAR - SÃO MOSTRADOS NOS DIVERSOS PAINÉIS FOTOGRÁFICOS DESTA EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE PRESIDENTE PRUDENTE.


                Este painel cita a "Operação Condor" como responsável por 100 mil assassinatos, envolvendo 400 mil torturados no Brasil. Mas em 1983 ocorreu a implantação das "Diretas-Já" garantindo que o fim da Ditadura se tornasse realidade. 
                                                        ---------------------------------------
Para relembrar os 50 anos do Golpe Militar de 1964 realizou-se na Biblioteca da Unesp em Presidente Prudente, uma Exposição Fotográfica Itinerante intitulada: "Vala clandestina de Perus: desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira". A mostra que começou no dia 17 de Março e durou apenas 5 dias, com material de exposição produzido pelo Instituto Macuco (com fomento do Projeto "Marcas da Memória", da Comissão de Anistia, em parceria com o Ministério da Justiça, trazendo relatos e imagens do período da Ditadura Militar no Brasil. Conforme relato da produção, as fotos são impactantes e mostram como exemplo, as casas de horror, os órgãos de repressão e os calabouços daquela época. A atividade é promovida pelo Observatório de Estudos em Direitos Humanos/ UNESP (OEDH-Unesp). 

Além dessa Exposição, foram programados outros eventos durante os meses de Março e Abril de 2014. Entre as atividades previstas, a exibição de filmes sobre o Regime Militar, seguido de debates, intervenções artísticas no Câmpus e na cidade; audiência pública, perseguição política que envolveu inúmeras personalidades (inclusive na região de Presidente Prudente), mesas redondas, debates e apresentação de peça teatral. O filme: "O que é isso, companheiro" figura entre as peças programadas para exibição e debates, tendo como foco principal os alunos do ensino médio; inicialmente na FCT/UNESP e posteriormente nas próprias escolas. 

A mesa organizadora do evento é formada pelos Profs/Drs: Ricardo Pires de Paula, Janaína Francisca de Souza Campos Vinha, Antonio Thomaz Júnior, Bernardo Mançano Fernandes, Paula Ferreira Vermeerschi, Carlos Alberto Feliciano, Divino José da Silva e Arilda Inês Miranda Ribeiro; além dos discentes: Dayane da Costa Garcia, Édison Trombeta de Oliveira e Marina Fortunato Bueno da Silveira. As mesas temáticas ocorrerão entre 7 a 10 de Abril, através dos temas: "Um encontro com a verdade: Memória e Cidadania" (7/Abril); "Movimento Estudantil e Repressão" (8/Abril); "Regime Militar, Reforma Agrária e Luta Camponesa" (9/Abril); "(Re)Democratizando a Universidade:uma ação urgente" ( dia 10/Abril). No dia 11 de Abril será encenada a peça "Acidente de Trabalho" com o Grupo Temperamentais. Todas as atividades serão desenvolvidas no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente-SP.    

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário