sábado, 12 de abril de 2014

"Agita Prudente" mobiliza a comunidade para os problemas de saúde, atividade física e bem-estar !



AGITA PRUDENTE/2014.
Ação benéfica e positiva p/a saúde. 
Sucesso que se repete no 5º ano.

A Praça 9 de Julho - agora totalmente revitalizada e com um
novo visual - é o ponto de referência como local  destinado
à realização do "Agita Prudente" nos últimos anos.

PRESIDENTE PRUDENTE É A ÚNICA CIDADE DO
INTERIOR BRASILEIRO A TER UM PROJETO DESSE
PORTE, REGULAMENTADO POR LEI MUNICIPAL.
Os resultados alcançados com esse
Programa têm se mostrado positivos
em todos os aspectos. Seu objetivo é
 integrar a prática de atividade física
na vida diária e promovê-la em nossa
sociedade, para grupos populacionais
de todas as faixas etárias.

ESTE É UM TRABALHO
DE PARCERIA QUE ENVOLVE
CENTENAS DE PESSOAS,
  EMPRESAS E INSTITUIÇÕES.
-------------------------------------------------

     O SUCESSO DA PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA É BASEADO NAS PARCERIAS, CRIADAS DESDE 2009.

Atividade física em plena Praça 9 de Julho na manhã de 6ªfeira/11 de Abril.
Maria Isabel da Silva fez a Abertura.
Desenvolver a prática da atividade física na vida diária e promovê-la para grupos populacionais de todas as idades, é quebrar barreiras que constrangem pessoas a serem fisicamente ativas. Esta foi a característica do "Agita Prudente"- 2014.
                                                                 ---------------------------
Pelo 5º ano consecutivo, o Poder Público de Presidente Prudente promoveu o "Agita Prudente", um projeto realizado em parceria com a Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; Departamento Regional de Saúde (Interlocutora do Agita São Paulo); UNIMED - Medicina Preventiva -; Grupo ATHIA; CEREST (Orientação Postural no Grupo de Trabalho); Associação de Apoio ao Paciente Renal/CARIM; Secretarias Municipais da Saúde e Educação; Laboratório EXAME; Lions Cinquentenário e Rotary Clube "Rosa dos Ventos". A iniciativa desse Projeto se deve ao Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - que o instituiu por meio da Lei Municipal Nº 6.948 de 29 de Abril de 2009. Com isso, Presidente Prudente tornou-se a cidade  pioneira do interior brasileiro a promover um evento dessa natureza; que desde então ocorre na 1ª quinzena de Abril de todos os anos. Com exceção da 1ª versão, o "Agita Prudente" foi realizado  até hoje na Praça 9 de Julho, no período das 08h00 às 15h00. 

Com uma tenda montada em plena Praça 9 de Julho, os voluntários convocados para atuação instalaram suas bancas para atendimento da comunidade a partir das 08h00 e imediatamente formaram-se extensas filas, onde se sobressaiu um maior número de pessoas idosas. O atendimento transcorreu normalmente até a conclusão dos trabalhos por volta das 15h00, com a participação de docentes e acadêmicos da UNOESTE, atendentes do Grupo ATHIA,  Departamento Regional e Secretaria Municipal da Saúde e Educação. Instituições e Clubes de Serviços que fazem parte da parceria também se envolveram nesse trabalho humanitário.

A Coordenadora Maria Isabel da Silva abriu o cerimonial através de um pronunciamento, onde anunciou que o "Agita Prudente" foi instituído pelo Prefeito do Município, com o objetivo de criar junto à população o hábito da realização diária de atividade física como forma de prevenção. "Trinta minutos que fazem a diferença" foi o referencial. Sempre com a precípua finalidade de avaliar a saúde da população; e conscientizar e incentivar um estilo de vida ativo que propicie a promoção da saúde física, mental, social e espiritual como um instrumento poderoso para a melhoria da qualidade de vida. 

Os voluntários e principais participantes do evento, foram citados nominalmente e incorporados tiveram a oportunidade de se manifestar e exercitar através de atividades físicas desenvolvidas no local com Ginástica laboral, Aeróbica, Danças, Aula aberta de Zumba, Ginástica de Kangoo. Coral e Balé foram atrações no fechamento do período matinal, com demonstrações apresentados em praça pública sob a coordenação de Professores do Grupo ATHIA, UNIMED e outros.

A UNOESTE - representada pela Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária/PROEx - marcou presença no "Agita Prudente-2014" com uma série de serviços: Aferição de pressão arterial, Taxa de glicemia (açúcar no sangue) e Informações sobre doenças renais crônicas, Massagem relaxante e estabelecimento do Perfil e Estilo de Vida. E mais: Orientação sobre nutrição e atividade física, Relacionamento Social, Controle de Stress, Prevenção e Promoção da Saúde.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 



Nenhum comentário:

Postar um comentário