sábado, 26 de abril de 2014

Fundação Mirim, uma instituição que é modelo para o Brasil: 54 anos de existência!


Presença da Banda do CPI-8 regida pelo Sub-Tenente Bratifisch.
Diretoria e convidados na festa.




 DESDE 21 DE ABRIL DE 1960, PRESIDENTE
PRUDENTE CONTA COM A FUNDAÇÃO MIRIM, UMA INSTITUIÇÃO MODELAR !
Em 2014, a 1ª Turma de Aprendizes
recebe seus Certificados. Eles fazem
parte de um Batalhão de Serviços que
se aproxima dos 30 mil formandos
 no decorrer dos últimos 54 anos.



Ana Cristina Oliveira Duarte se revelou na Fundação. Fez
uma carreira brilhante e se tornou Presidente da Instituição.
É gente jovem no comando de grandes empreendimentos.  

Pelo excelente desempenho que foi
demonstrado, os aprendizes recebem
palavras elogiosas da Presidente da
Fundação Mirim, conforme se vê.
--------------------------------------- 
Valmir da Silva Pinto, Presidente da
Câmara Municipal de Pres.Prudente.

Nos 54 anos da  Fundação é só alegria 
              


  




  

                                                            Por sua vez, foi marcante a atuação da Advogada Ana Cristina Oliveira Duarte, que recebeu um Cartão de Prata, como prova de reconhecimento e homenagem pelos seus bons serviços.
Em comemoração aos 54 anos da Fundação Mirim se confraternizam: dirigentes, funcionários, professores, alunos, pais de alunos e convidados. O bolo em exposição simboliza o êxito dessa conquista, que se torna referência no encaminhamento de menores para o mercado de trabalho.
                                                             
Em 1960 havia um sonho de se construir um futuro melhor para as crianças carentes da cidade de Presidente Prudente. Para isso, era indispensável o trabalho voluntário de poucas personalidades da época. A iniciativa ganhou repercussão e apoio da comunidade; e desde então, alguns abnegados se empenharam a fundo para implantar o Projeto que mudaria os destinos de muita gente necessitada. E assim, foram dados os primeiros passos para a criação e implantação da Polícia Mirim; e mais tarde - com a vinda de outros colaboradores - a inclusão de meninas, recebendo a entidade a denominação de Guarda Mirim. Isso, a partir de 1970. Depois, outra denominação mais abrangente: Fundação Mirim de Desenvolvimento Social, Educacional e Profissional do Adolescente de Presidente Prudente, vigorando desde 1995 com novos Regulamentos para atender à Implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA. 

Esse foi um trabalho arrojado e uma das mais importantes iniciativas adotadas a partir da década 60, graças à atuação destacada de alguns pioneiros que jamais serão esquecidos: Nilson Varela Mascarenhas; Virgílio de Freitas (Cabo Virgílio); Nelson Porto Alegre; Gerônimo Ruiz Garcia; Raul Bongiovani; Marco Azevedo; Lauro Flávio Marcondes Brisolla de Oliveira; Laércio Alcântara (3 mandatos); Lino José Scalon; Carlos Antunes Tavares e atualmente, Ana Cristina Oliveira Duarte (2013/2014). Hoje - segundo informações da Presidência da Fundação - são atendidos mais de 1 mil adolescentes por ano, tornando-se uma das maiores entidades de profissionalização do Brasil. 

Na última semana, mais propriamente na comemoração alusiva aos 54 anos da Fundação Mirim foram diplomados com formação profissional como aprendizes nada menos que 70 adolescentes. Todos eles contam com registro em Carteira de Trabalho, para garantia de seus direitos trabalhistas e previdenciários. Esses encargos são pagos por parceiros e colaboradores da Fundação Mirim, em número aproximado de 150 empresas, o que possibilita  que todos os adolescentes tenham qualificação profissional e atendimento gratuito. Afinal, já são mais de 30 mil que passaram por essa formação nos últimos 54 anos. E muitos deles, ocupam posição de destaque junto à comunidade local e regional.

A jovem advogada Ana Cristina Oliveira Duarte - que é Presidente da Fundação Mirim - deu um testemunho impressionante no ato solene comemorativo aos 54 anos da Instituição: "Faço parte desta entidade desde 2005, quando entrei para ter a oportunidade de emprego, pois sabia que com apenas 15 anos, nenhum mercado de trabalho abriria as portas para mim. Não imaginava que esta entidade me proporcionaria muito mais do que uma oportunidade de trabalho; ela me proporcionou muito mais do que o esperado. A Fundação Mirim representa o marco inicial de minha carreira profissional, pois desde então, as oportunidades começaram a surgir" - enfatizou. 

Ana Cristina prossegue em seu relato citando diversas etapas, desde o curso de Educação para o trabalho, sendo encaminhada para uma entrevista de emprego no ramo de Farmácia de Manipulação, onde foi contratada por um período de 6 anos. Logo em seguida, surgiu outra oportunidade com duas vagas para o ensino superior por ex-mirins, condicionadas à prestação de serviços voluntários. Aproveitou a oportunidade para fazer parte do Processo Seletivo - e para surpresa - foi classificada em 1º lugar, com uma bolsa de 100% para o curso de Direito, que escolheu. Simultaneamente, realizou o curso de Direito e ministrou aulas de Educação para o Trabalho e depois se elegeu Vice-Presidente e finalmente titular (Presidente) da Fundação Mirim. O curso de Direito foi concluído com distinção, e hoje, Ana Cristina Oliveira Duarte responde pela Presidência da Fundação Mirim. O Segredo ?  Aproveitar as oportunidades !

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário