sexta-feira, 18 de abril de 2014

No campo religioso, a semana mais movimentada do ano 2014 !

Na Praça das Cerejeiras, o início...
O Pe.José Altino Brambilla anuncia.
A 1ªconcentração da Semana Santa.
A PRAÇA DAS CEREJEIRAS TORNOU-SE UM PONTO DE REFERÊNCIA NO DOMINGO DE RAMOS.
Após a cerimônia de abertura, o Pe.
José Altino Brambilla se incorpora
à caminhada na Procissão de Ramos.
É a tradicional Procissão de Ramos, que reúne a Comunidade Paroquial
 de Nossa Senhora Mãe da Igreja, concentrando um número cada vez
maior de participantes. De acordo com a tradição, os fiéis levam ramos
de palmeiras que serão abençoados pelo Sacerdote durante a Missa, cuja
celebração ocorrerá logo a seguir na Igreja Matriz da Paróquia.
------------------------------------------------------------

CELEBRAÇÃO COMO ESTA SE REPETE EM TODAS AS PARÓQUIAS.
--------------------------------------------------------



Dom Benedito Gonçalves da Costa,
participa de todos os atos religiosos.




As celebrações da Semana Santa foram desenvolvidas nas Paróquias e também: no Santuário "Morada de Deus", Hospital Regional e Catedral de São Sebastião, onde houve maior concentração a partir da 4ª feira
Presidente Prudente nasceu sob o signo
da Cruz. No Calendário Anual, a data
escolhida foi 14 de Setembro. É um dia
dedicado à  Santa Cruz, que se vê em
toda parte e em todos os movimentos
da comunidade cristã.   
Uma pequena capela deu origem à Catedral de São Sebastião 

Em Santo Expedito, o dia 19 de Abril - dedicado ao Padroeiro - coincidiu com a Semana Santa e como sempre reúne o maior número de visitantes, que aos milhares se concentram para a Festa Anual c/ Missas.
                              ----------------------------------------------------
Presidente Prudente é uma cidade que nasceu sob o signo da Cruz. Nas primeiras imagens que falam da existência de um novo povoado nos anos 10 e 20 do Século passado, surge como referência uma pequena capela; que deu orígem à Catedral de São Sebastião que é a Igreja-Mãe da Diocese desde 1960. Alí foi o marco inicial de uma nova e grande cidade do extremo oeste paulista, cujo fundador (Francisco de Paula Goulart), teve a iniciativa de doar o primeiro terreno para a edificação de uma Igreja Católica. Como consequência, um de seus filhos (Pe.José Dias Goulart), entrou para a história como o 1º Sacerdote nascido em Presidente Prudente e de destacada atuação. Inclusive como Jornalista e Escritor de vários livros, até os dias de hoje. Com atuação na Editora Paulus é ele o responsável por várias publicações, entre as quais "O Domingo", folheto especialmente dedicado às Missas em todas as Dioceses e Paróquias brasileiras.

Daqui, saíram três Arcebispos: Dom José Gonçalves da Costa (Niteroi/falecido); Dom Sérgio Castriani (Belém) e Dom Maurício Grotto de Camargo (Botucatu). A Diocese foi criada em 16 de Janeiro de 1960 e o 1º Bispo Diocesano foi Dom José de Aquino Pereira (de saudosa memória), que tomou posse em 26 de Março de 1960. O Bispo atual é Dom Benedito Gonçalves dos Santos, que tomou posse em 17 de Agosto de 2008. Nesta Semana Santa, a programação foi intensificada desde Domingo, com a Procissão de Ramos, com destaque especial para a celebração na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, partindo da Praça das Cerejeiras. Outras Procissões e Missas dedicadas ao Domingo de Ramos também foram desenvolvidas em toda a Diocese.

Na 2ª.feira, sob a coordenação de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, realizou-se a Via Sacra no Santuário Morada de Deus - às margens da Rodovia Raposo Tavares -  em Álvares Machado. Apesar das chuvas, inúmeras caravanas se fizeram presentes, viajando em ônibus (13) e veículos particulares. Na  3ª feira, Rito Penitencial com confissão comunitária; e na 4ª feira na Catedral de São Sebastião, uma grande concentração com caravanas de todas as Paróquias. Missa da bênção e entrega dos Santos Óleos a todas as Delegações presentes. Na 5ª feira, Missa do Dia do Senhor, com a cerimônia do "Lava-pés" e Vigília Eucarística. Na 6ª feira, Procissão do Senhor Morto e celebração da Paixão. 

No Sábado Santo, não ocorrem sacramentos na igreja católica - a não ser em casos extremos - pois é tido como "Dia de Silêncio". Após às 18hrs começa a "Bênção do Fogo" para acendimento do Sírio Pascal. Em seguida, proclamação solene da bênção das águas; que depois, é lançada sobre o povo de Deus, para recordar o batismo. Na região de Presidente Prudente, o Sábado (19 de Abril), coincidiu com a Festa Anual dedicada à Santo Expedito. Em face disso, registra-se todos os anos a presença de devotos e romeiros, que chegam aos milhares para tomar parte nas celebrações em honra do Padroeiro. A missa principal (18hs) é concelebrada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo da Diocese.. 

Na Páscoa da Ressurreição do Senhor - Domingo/20 de Abril - celebrações especiais em todas as Paróquias da Diocese de Presidente Prudente. Aos nossos leitores e seguidores, desejamos uma Feliz Páscoa!

NOTÍCIA EM TEMPO  REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário