quinta-feira, 19 de junho de 2014

Outono/Inverno - Novas floradas numa fase de transição !

   ESTA É UMA DAS FASES MAIS BELAS DA CIDADE. OS IPÊS ESTÃO FLORINDO EM TODA PARTE.

   Aqui estão as marcas deixadas p/Outono/2014 em seus últimos dias.

 MESMO BEM ANTES DA CHEGADA DO INVERNO, SÃO OBSERVADAS EM TODOS OS PONTOS DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE, AS PRIMEIRAS FLORADAS DOS IPÊS, PREDOMINANTEMENTE ROSA OU ROXO.
As floradas dos ipês são de curta duração. Em torno de uma semana.

 Antes que o Outono termine, surge a simbologia da Primavera, em pleno período de transição: Outono/Inverno. São as flores que alegram o ambiente - qualquer que seja - a natureza e a vida !

Ainda faltam alguns dias para se chegar à Estação das Flores (a Primavera), porque estamos concluindo o Outono de 2014  no prenúncio de uma nova estação: o Inverno, que começa oficialmente às 07h51 do dia 21 de Junho e termina em 23 de Setembro. É um período de noites mais longas e dias mais curtos. No hemisfério Norte a estação é conhecida por "Inverno Boreal" e no hemisfério Sul, "Inverno Austral" caracterizado naturalmente por baixas temperaturas. O Outono, como sempre  foi marcado pelo aspecto de algumas folhagens terminando seu ciclo de vida "amareladas". Mas assim mesmo, as flores - especialmente dos ipês rosa e roxo - estão desabrochando em toda parte. Presidente Prudente é um capítulo especial nessa história, pois vem cultivando as diversas espécies de ipês por todos os pontos, embora na área central e em bairros adjacentes, algumas árvores tenham sido erradicadas por atos de conveniência, justificados por "inimigos da natureza". 

As inúmeras floradas que podem ser visualizadas a qualquer momento, dão um colorido maravilhoso à cidade. As mudanças climáticas já se fazem sentir por toda a população e também pelos milhares de visitantes, que chegam a Presidente Prudente todos os dias. Existem algumas áreas de maior concentração de árvores dessa variedade que encantam pela beleza de suas floradas, rosa ou roxa com tonalidades claras ou mais escuras. Passado um breve período - que geralmente dura em torno de uma semana - as pétalas começam a se desprender; e forram as calçadas e até alguns trechos das vias públicas. Aí, o trabalho fica confiado às trezentas "Margaridas" que atuam na limpeza urbana. A planta se adapta à natureza; e como o Ipê é típico do Inverno, ele se antecipa com o clima ameno do final do Outono e se transforma em realidade.  

Conforme temos observado, os ipês em maior número são representados pelas variedades: rosa, roxo, amarelo e branco. Rosa e roxo chegam a produzir quatro floradas anuais e são os primeiros do ano a despertar a atenção da comunidade, pois aparecem aos milhares nas ruas de Presidente Prudente. No quadrilátero central, com raras exceções podem ser vistos ipês floridos na Avenida Manoel Goulart, esporadicamente na Avenida Cel.José Soares Marcondes e no Calçadão da Maffei. O maior incentivador que já passou pela história da cidade, foi o ex-Prefeito Luiz Ferraz de Sampaio (de saudosa memória), também conhecido na épca com o "Prefeito das Flores". Desde então, poucos Prefeitos têm dispensado atenção especial à arborização e paisagismo de Presidente Prudente, embora o assunto seja de competência da Secretaria do Meio Ambiente, que tem como titular, o ex-vereador Wilson Portella Rodrigues e desenvolve um Projeto visando o plantio de 200 mil árvores em 2014.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário