segunda-feira, 21 de julho de 2014

Em Presidente Prudente, a 1ª Audiência Pública sobre resíduos sólidos do Estado !

Eles conduziram os trabalhos da Audiência Pública no dia
17 de Julho - a partir das 17hs - no Auditório/Disc.V da
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus
de Presidente Prudente. O Prof.Dr.Antonio Cézar Leal é o
representante oficial da UNESP, numa parceria com outras
Instituições envolvidas no desenvolvimento de um
arrojado Projeto Ambiental: o Ministério Público Federal/
MPF, Ministério Público Estadual/MPE e Secretaria
Estadual do Meio Ambiente.(através da CETESB). 
Para sediar as Audiências Públicas,
foram selecionadas cinco áreas de SP
A 1ª Audiência no Auditório da FCT

Qual a destinação do nosso Lixo ? 
    O Plano Estadual de resíduos sólidos está em elaboração e a partir desta 1ª Audiência Pública será estendido às regiões de Sorocaba (24/Julho); Bauru (28/Julho);Ribeirão Preto(31/Julho) e SP(5/Agosto).
LIXÃO: Contando com recursos financeiros acima de
8 milhões de reais, orçados para atender à demanda da
cidade de Presidente Prudente, ainda não existe local
 definitivo para a implantação do Aterro  Sanitário, que
deve ser situado além de 20 km do Aeroporto Estadual.
Enquanto isso, o nosso Lixo representado por um dos
maiores volumes coletados está sendo enviado para o
vizinho Estado do Paraná, segundo fontes fidedignas

Wilson Portella,da SMA de Prudente.
Durante anos,aqui funcionou o Lixão
 E o Lixo reciclado: o que está sendo feito nos dias atuais?  Ao que parece é captado em todos os pontos da cidade e se destina à algumas Cooperativas dedicadas ao trabalho de reciclagem, com aproveitamento geral de papeis, papelão, plásticos, vidros, metais e outros materiais descartáveis.
                                     ----------------------------------------
 O prazo estabelecido para solucionar o cruciante problema do descarte do Lixo Urbano em Presidente Prudente está prestes a terminar. Mas até o momento não existe uma solução plausível para o assunto de cunho ambiental de forma definitiva. O local previamente escolhido para o Aterro Sanitário foi rejeitado pelo COMAR (Comando Aéreo) do Ministério da Aeronáutica por se situar no raio de alcance do Aeroporto Estadual, isto é, a menos de 20 km de localização. Por isso, aumenta a expectativa e o assunto passa a figurar nas discussões do Plano Estadual de resíduos sólidos, que escolheu 5 áreas para estudo de Regionalização - através de Audiências Públicas - começando por Presidente Prudente. "Este ano, se Deus quiser, iniciaremos a obra" - disse-nos Matheus Martins Godoi, Diretor Presidente da Cia.Prudentina de Desenvolvimento/PRUDENCO, uma Sociedade de Economia Mista onde a Prefeitura é a acionista majoritária, referindo-se ao Aterro Sanitário. Os recursos destinados à essa obra vão além de 8 milhões de reais - através do TAC - por designação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual. 
                       
A Audiência Pública com abordagem do tema "Resíduos sólidos" realizou-se no Auditório/Discente V da FCT/Unesp, com a presença de representantes das Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente, dirigentes de empresas, professores, técnicos e membros da comunidade. O Prof.Dr.Antonio Cezar Leal representou a Unesp, tendo ao seu lado o Diretor do Centro de Projetos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental de São Paulo, André Luiz Fernandes Simas e a Coordenadora de Planejamento, Zuleica Maria Lisboa Perez. Todos os assuntos discutidos em plenário servirão de subsídio para a elaboração do Plano, de conformidade com a Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. E por consequência, a ação visa dar transparência, ampliando a participação da sociedade na tomada de decisões para finalização desse importante documento.

Essa Audiência Pública para debater o tema ambiental foi a oportunidade aberta à comunidade para se organizar e através de suas entidades, exigir que o Lixo seja enviado para um local definitivo e não fique espalhado pelas ruas da cidade. Por sinal, revela-se que por falta de local definitivo, o Lixo coletado em Presidente Prudente atualmente, está sendo removido para o vizinho Estado do Paraná.

É importante saber que resíduos são variados e perigosos. Muitos deles apresentam risco à saúde e ao meio ambiente; ou apresentam características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade. Em geral, são representados por entulhos (lixo da construção civil, saúde, agricultura e saneamento), cinzas, lodo, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papéis, fibras, metais e vidros, entre outros. Para uma destinação correta é necessário que se verifique em que classe se enquadra. A recomendação é de uma empresa especializada: a EP Engenharia, com sede em Guarulhos - São Paulo.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário