quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Escritora e Poetisa tem lançamento editorial após sua morte em 2013 com o livro "Vidas em foco" !

O lançamento sonhado p/Guiomar:      Uma noite de autógrafos.           cumprido p/esposo Adolpho Ávalos.          Presença e apoio dos amigos.

Toda a renda obtida com a venda dos livros (350 exemplares) foi destinada ao Hospital Reg.do Câncer.

A obra produzida pela Professora Guiomar
Nunes Ferreira é uma coletânea de Poesias e
Textos Literários, que ela deixou como um
verdadeiro acervo para a posteridade.
Prefácio da Drª.Maria Angélica C.Branco.
A GRANDE AUSENTE, SEMPRE PRESENTE !
(In Memorian) 
Natural de Espinosa/MG, Guiomar nasceu
em 1951 e faleceu no ano de 2013.  


   Autógrafo p/a autora do Prefácio.       Por Célia Marli:"Predestinação".       Por Ângela Afonso:"Viagem".
       A AUTORA DESTE NOVO LIVRO, VIVEU A MAIOR PARTE DE SUA VIDA EM MS E INTERIOR DE SP.
   O Coral "Amélia Bazan"- do qual Guiomar participou em vida - se fez presente ao ato de lançamento do novo livro de autoria da Professora e Funcionária Pública (aposentada e de saudosa memória), Guiomar Nunes Ferreira. Foi um repertório de músicas selecionadas, sob a regência da Profª.Ana Rita Chizolini.
                                                      ------------------------------------
No terceiro Sábado do mês de Agosto (dia 16) na Galeria "Takeo Sawada" do Centro Cultural Matarazzo verificou-se o lançamento do Livro"Vidas em foco". Sua autora, Guiomar Nunes Ferreira, 62 anos, casada em segundas núpcias com o Bel. Adolpho Freitas Ávalos, deixou a vida em 2013 para entrar na história. Mas o que ela imaginou está impresso nas páginas deste livro de Poesias e Textos literários. O Prefácio é assinado por Maria Angélica Correia Branco (Advogada e Funcionária Pública aposentada), onde ressalta: "Confesso que fiquei lisonjeada ao receber o convite para fazer o prefácio deste livro, escrito por uma pessoa tão especial e presente em minha vida". E acrescenta:"Vidas em foco" traz poesias e crônicas sentidas e vivenciadas pela autora em sua trajetória; relata histórias e personagens que se alternam entre realidade e ficção. E surpreende, com um talento para criar que vem da alma e com a arte que possui para lapidar, aparar e montar seus versos. Uma obra que foi feita com paixão e seriedade - disse. 

A sessão de autógrafos reuniu grande número de participantes: a maioria, interessada na aquisição dos livros, cuja procura surpreendeu. Houve também apresentação do Coral "Amélia Bazan", regido pela Maestrina Ana Rita Chizolini; assim como, coquetel enquanto transcorria o ato simbólico de concessão de autógrafos. Mauro Laércio Trombini Garrido (ex-colega do Dr.Ávalos) foi o responsável pelo cerimonial, que contou com a participação de convidados especiais para apresentação das Poesias. Foi evidenciada a personalidade da escritora e poetisa Guiomar Nunes Ferreira; que nasceu em 1951 na cidade de Espinosa/MG e em seguida se transferiu juntamente com a família para a cidade de Andradina/SP, onde trabalhou no comércio local. Casou-se pela 1ª vez e teve dois filhos: Denise e César.

Guiomar formou-se em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas em Julho de 1986. Fez pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urubupungá, em 1992 na cidade de Pereira Barreto/SP. Lecionou na Fundação Educacional de Andradina/SP, onde também inciou sua carreira como Funcionária Pública da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Casou-se pela 2ª vez; mudou-se para Presidente Prudente/SP e posteriormente para a Capital. Decorridos cerca de 4 anos, ela retornou a Presidente Prudente, onde se aposentou com 26 anos de serviços em funções públicas. Foi voluntária na Associação Espírita Adolpho Bezerra de Menezes; e dentre suas paixões estava o Coral "Amélia Bazan", do qual era integrante. Ela sempre mostrou sua aproximação com a literatura, com talento voltado para as palavras que se tornaram seu refúgio para as aflições, dificuldades e alegrias encontradas no caminhar de sua vida.

"Vidas em foco" é muito mais que um livro: é um gesto de amor - salienta o viúvo Adolpho Freitas Ábalos - que juntamente com os filhos de D.Guiomar, Denise e César tiveram a iniciativa de publicar parte da história vivida por ela entre 1951/2013. No Prefácio, Maria Angélica ressalta: "A autora mergulha no sentimento da saudade, entrelaçado pela dor e pela lembrança de momentos que ficaram marcados em seu coração. Impressiona-me sua perspicácia ao relatar os fatos vividos com tamanha realidade e clareza. Este livro provoca no leitor, desde a simples descontração à profunda emoção. Eu o recomendo como um livro para todos os momentos, certa de que cada leitor se envolverá nas poesias e nas crônicas, assim como eu me envolvi" - concluiu.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL- Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário