sábado, 30 de agosto de 2014

Primeiro Bispo Emérito da Diocese é homenageado pelos seus 89 anos de vida !

Missa concelebrada/Ação de graças
Dom Agostinho - 1º Bispo Emérito
Dom Benedito e Dom Maurício
 De "Coroinha" à Seminarista, Diácono, Presbítero e Bispo ordenado por Dom Agostinho Marochi, tudo fez parte da vida de Dom Maurício Grotto de Camargo - Arcebispo Metropolitano de Botucatu - a mais alta autoridade religiosa ligada à Diocese de Presidente Prudente, da qual Dom Agostinho é Bispo Emérito.

 Religiosas marcam presença nas homenagens a Dom Agostinho Marochi, comemorando 89 anos de vida.
 
    NA CAPELA DO SEMINÁRIO

    AS HOMENAGENS A DOM AGOSTINHO ACONTECERAM NA VÉSPERA DO DIA 28
    DE AGOSTO NA CAPELA DO SEMINÁRIO DIOCESANO DE PRESIDENTE PRUDENTE.
Os Sacerdotes representaram a
comunidade nas homenagens que
foram tributadas a Dom Agostinho
Marochi, em seus 89 anos, dos quais
a maior parte vividos na Diocese de
Presidente Prudente. Músicas com
Canto Gregoriano pelo Coral dos
Seminaristas deu um "toque de
imponência" na celebração festiva,
com fervor e religiosidade. 
Dona Néia Ferreira falou e agradeceu as homenagens a Dom Agostinho

   Foto mais recente de Dom Agostinho, durante as homenagens que lhe foram tributadas na Capela     do Seminário "Mãe da Igreja" em companhia dos Seminaristas, reunidos para o Canto Gregoriano.
                                                      ------------------------
Na Diocese criada em 1960 por ato do Papa João XXIII - através da Bula Papal "Cum Venerabilis" - Dom Antônio Agostinho Marochi foi o terceiro Bispo na escala cronológica, e após sua renúncia por idade (75 anos) tornou-se o primeiro Bispo Emérito de Presidente Prudente. Ao completar 89 anos de vida (dia 25 de Agosto de 2014), ele recebeu as mais expressivas homenagens, tendo ao seu lado inúmeros amigos e entre eles, a mais alta autoridade do Clero nesta região do país: Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu; bem como o atual Bispo da Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos que presidiu o ato solene que consistiu na Missa concelebrada, em ação de graças na capela do Seminário Diocesano "Mãe da Igreja". 

Foi o próprio Arcebispo Metropolitano que justificou a razão de sua presença nesta cidade, onde nasceu e viveu a maior parte de sua vida religiosa; e que por todos os méritos se deve a Dom Agostinho que o consagrou Seminarista, Diácono, Presbítero e Bispo Diocesano de Assis; e posteriormente promovido a Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Botucatu-SP. A Missa em ação de graças, foi bastante prestigiada com a presença de Sacerdotes, representantes das Pastorais e comunidades paroquiais, e religiosas de várias instituições, que foram recepcionados pelo Vigário Geral, Mons.Miguel Valdrighi. A cerimônia religiosa foi abrilhantada com o Canto Gregoriano, interpretado pelo "Coral do Seminário Diocesano", regido pelo Maestro Alberto Cervellini Filho. 

Nos momentos finais, cumprimentos ao aniversariante, com palavras de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho dedicado à comunidade por Dom Agostinho. Dom Benedito, Dom Maurício, Dona Néia e vários Sacerdotes também se pronunciaram. Nelson Klebis, antigo funcionário do Arquivo (da Cúria), disse: "Parabéns a Dom Agostinho por ter abraçado com dignidade e respeito o valor do sacerdócio, levando a sério a causa de sua vocação sacerdotal e chegar a ser o primeiro Bispo Emérito da nossa Diocese. E hoje nos dá a alegria de comemorarmos juntos os seus 89 anos de vida exemplar. Obrigado, de coração a todos os religiosos que vieram de outras Dioceses e que não mediram esforços para comparecer a esta solenidade de ação de graças pelo aniversário do grande amigo e irmão no sacerdócio, Dom Agostinho Marochi".

A Diocese de Presidente Prudente foi criada em 16 de Janeiro de 1960 ao ser desmembrada da Diocese de Assis-SP. O  primeiro Bispo nomeado pelo Papa foi Dom José de Aquino Pereira, de 1960 a 1968. O segundo Bispo Diocesano foi Dom José Gonçalves da Costa, promovido a Arcebispo de Niterói em 1970, sendo nomeado terceiro Bispo da Diocese, Dom Antônio Agostinho Marochi - ex-Bispo Auxiliar de Londrina - que oficialmente tomou posse em Presidente Prudente no dia 02 de Abril de 1976 e exerceu o cargo até 2002, quando se aposentou. Posteriormente vieram: Dom José Maria Camino Saracho (Bispo Emérito) e o atual, Dom Benedito Gonçalves dos Santos que assumiu a Diocese no dia 16 de Abril de 2008.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário