sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Retornam a Presidente Prudente os restos mortais dos fundadores da cidade !

Em nome dos fundadores o Padre Goulart propõe: que em 2017 possamos ver um pequeno Obelisco, uma Pirâmide ou mesmo um simples marco apontando os quatro pontos cardiais onde nasceu a vibrante cidade!

Amigos e familiares reunidos para a
Sessão Especial na Câmara Municipal
Restos mortais trasladados de
São Paulo para Presidente Prudente.

O Padre José Dias Goulart, filho do casal pioneiro - Cel. Francisco de
Paula Goulart e Isabel Dias Goulart - em sua saudação aos representantes
do Poder Público Municipal, além de amigos e membros descendentes da
família Goulart. O pai, faleceu no dia 28/12/1968 e a mãe, quatro meses
depois; isto é, no dia 28/04/1969.Foram sepultados na Capital do Estado.
------------------------------------------------
O Prof.Benjamim Rezende fez um retrospecto da história vivida por Francisco de Paula Goulart em 1917.
Desse encontro participou tb: o Pe.Geraldo Bataglini. Ausência justificada de Júlio Dias Goulart e esposa.


De acordo com relato do Padre José Dias Goulart, em 14 de Setembro de 1917 foi levantado o primeiro
casebre de madeira - coberto de palha - no entroncamento da Av. Brasil com a Av.Washington Luis, nas proximidades do local onde foi construída a Estação ferroviária(até hoje existente),onde funciona o Procon.

A última morada da família Goulart.
O Coordenador Carlos A.de Lima.
Principal Jazigo do São João Batista.
No Cemitério São João Batista, os sepultamentos somente poderão ser feitos mediante autorização. 

  No Portal de entrada do tradicional Cemitério de São João Batista, em Presidente Prudente podem ser
vistos à qualquer hora do dia, Jazigos, Capelas e Mausoléus dos primeiros habitantes. Entre eles, nomes
expressivos dos fundadores da cidade - Marcondes e Goulart - com todos os detalhes de sua existência.
                                                                        -----------------------------

Preparando-se para a grande festa do seu 1º Centenário em 2017, a cidade de Pres.Prudente 
recebeu no inicio das comemorações da "Semana do Município",duas urnas, com os restos mortais do Cel. Francisco de Paula Goulart e de sua digníssima esposa, Sra.Isabel Dias Goulart, conhecida popularmente por "Bela". Por sinal, essas ilustres personalidades são nomes de Ruas na cidade há muitos anos. Seus corpos repousavam desde 1968 no Cemitério da Consolação em São Paulo; e agora estão recolhidos e depositados no Jazigo da Família Goulart, no Cemitério São João Batista em Presidente Prudente, o que representa uma homenagem à população nas celebrações dos seus 97 anos de existência. A transferência dos despojos para esse Jazigo só foi possível, porque já era ocupado por um dos membros da família (Evaristo), que faleceu em Agosto de 1954. Segundo informações do Coordenador Carlos Alberto de Lima, o Cemitério pioneiro foi desativado a partir do momento em que o Cemitério Municipal (antes Parque da Paz), passou para o controle da Prefeitura, a fim de dar atendimento a todos os sepultamentos do município.

No antigo Cemitério de São João Batista existem cerca de 20 mil Carneiras (Jazigos), incluindo Capelas e Mausoléus com mais de 80 mil sepultamentos, alguns concentrando até 35 urnas contendo restos mortais de entes queridos. O 1º Jazigo logo à entrada - pela direita - pertence à família do pioneiro, Cel.José Soares Marcondes; e agora, o mais recente (7º à direita), conserva os restos mortais da família do Cel.Francisco de Paula Goulart. E um de seus filhos mais queridos - dentre os 19 nascidos no século passado - é o Padre José Dias Goulart (86 anos de idade) e consagrado à vida religiosa desde 06 de Dezembro de 1953. É ele quem relata: "Exatamente 97 anos atrás, o saudoso Engº João Carlos Fairbanks acompanhava o lançamento de dormentes da EFS, onde hoje se encontra a estação, que esperamos qual marco de uma época feliz que ainda há de ressurgir. Narra ele que a 14 de Setembro de 1917, dia da Cruz do Sr.Jesus, aí pelo meio dia, foi-lhe ao encontro um senhor de seus trinta anos. Apresentou-se e manifestou o desejo que pareceu um tanto arrojado: queria começar um povoado na redondeza, em eras que garantia com documentos serem da família".  

Padre Goulart diz ainda:"Na mesma tarde (14 de Setembro),Francisco Goulart, vindo a pé desde Indiana com seu grupinho de roceiros, limparam uma área próxima, exatamente agora entroncamento da Avenida Brasil e Washington Luis. Levantou um casebre de madeira coberto de palha. Pediu então ao Engº Fairbanks que o ajudasse a traçar o projeto do futuro vilarejo. Nasceu o mapa de quatro avenidas que fechariam o conjunto: Avenida Brasil, Avenida Antonio Prado (hoje Washington Luis), Avenida dos Estados (hoje Cel.Marcondes) e Avenida Manoel Goulart (pai do Cel.Francisco). Surgia então, a Vila Goulart que deu origem à cidade de Presidente Prudente. 

No Velório e ao lado das urnas com os restos mortais e homenagens na Câmara Municipal, o Padre José Dias Goulart acrescenta: "No quadragésimo ano, eu me lembro. Nesta mesma casa, claro no endereço anterior, meu Pai repetiu: Nasci nas Minas Gerais; com a idade de um ano vim para São Paulo. Sou Paulista e sou Prudentino. Ao seu lado, outra urna contendo os despojos de sua esposa Isabel. Ao completarem 50 anos de casamento, ele dizia: Sem você, Bela, eu não seria nada. Não teria realizado coisa alguma. Obrigado Pai, Obrigado Mãe. Muito Obrigado, porque voces deram a vida por seus 19 filhos. Obrigado hoje, em especial por esta cidade e este município..."

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário