sábado, 11 de outubro de 2014

Temperatura média em Presidente Prudente está em alta - diz Pesquisa Científica !

Na Primavera-Verão as temperaturas diárias oscilam entre 20/32ºC.Máximas absolutas próximas a 40ºC
Para quem admitia mudanças no clima - com declínio da temperatura - se enganou. Pelo contrário, os índices já são
mais acentuados. Segundo declara o Prof.Dr. Vincent Dubreuil (Professor titular de Geografia da Universidade de
Rennes/França), a tendência é de aumentar ainda mais no decorrer dos próximos meses.  
Professor titular de Geografia.
Defendendo título de Mestrado.
A Banca Examinadora, reunida.
Ao deixar Presidente Prudente, o
Professor Vincent seguiu direto
para Londrina, a fim de proferir
palestra na UEL. Depois, participa
em Curitiba/PR de um Congresso
da Associação Brasileira de
Climatologia, até 18/Outº. O
Congresso reúne participantes
do Brasil e do Exterior.
              GRANDES NOMES DA GEOGRAFIA:
Ao lado do Prof.Dr.Vincent Dubreuil, dois nomes consagrados  da Geografia no Brasil: a Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e o Prof.Dr.João Lima Sant'ana Neto, dentre outros.
      O Parque do Povo é considerado a maior área verde de Presidente Prudente/SP, embora esteja envolvido numa Ilha de Calor: entre a área central da cidade e o ambiente rural ou zonas periféricas, com baixa densidade de construções. O procedimento da pesquisa realizada, foi semelhante à Rennes, na França.                                                       ------------------------------------

Um trabalho de pesquisa que envolveu grandes nomes da Geografia acaba de ser divulgado e traça o perfil de duas cidades: Presidente Prudente/SP, no Brasil e Rennes a 300 km de Paris, na França. Como se trata de uma avaliação das características climáticas no ambiente urbano, recebeu a denominação de "Ilhas de calor". Tudo aqui é caracterizado por uma cúpula de ar quente que cobre a cidade, como manifestação do aumento das temperaturas "causado pela alta densidade das construções, concentração de materiais de grande potencial energético, de emissividade e reflectância". O Prof.Dr.Vincent Dubreuil que veio do exterior há alguns meses a fim de realizar esse trabalho científico, obteve o maior apoio junto ao Departamento de Geografia da Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia), realizando a pesquisa em conjunto com os docentes: João Lima Sant'ana Neto, Margarete  Cristiane de Costa Trindade Amorim e Hervé Quenol. O ambiente urbano e especialmente o centro - diz o documento - é normalmente ocupado por uma alta densidade de construções com superfícies verticais, enquanto que o ambiente rural é ocupado por uma baixa densidade, incorporando vegetação arbórea esparsa ou gramados".

O docente francês (que é um dos mais respeitados nos trabalhos científicos), nos disse que o intenso processo de urbanização que ocorreu durante o século XX fez com que muitos estudos sobre a Ilha de Calor Urbano fossem realizados, principalmente nos grandes centros, como: na Cidade do México, em São Paulo e Paris. Foram poucos os estudos realizados em cidades médias. No presente artigo são apresentados os resultados dos estudos sobre a "Ilha de Calor" em duas cidades: Rennes, na França e Presidente Prudente/SP - Brasil. Os procedimentos da pesquisa foram semelhantes, sendo utilizadas medidas convencionais em pontos fixos e móveis, com dados técnicos do Satélite Landsat-TM, para determinar as mudanças do uso do solo durante os últimos vinte anos e a repartição das fontes de calor dentro das cidades. 

O Professor Dubreuil acrescenta mais algumas informações: Presidente Prudente, a 500 km da capital é uma cidade de porte médio localizada no Oeste do Estado de São Paulo - próxima ao Trópico de Capricórnio. Fundada em 1917 é a capital regional de uma extensa área agropastoril. Rennes é uma cidade do Oeste da França, perto do Oceano Atlântico. Cidade antiga chamada Redones - antes da colonização romana - teve sua denominação modificada naquela época, para Condate (nome dos rios "Ile"e "Vilaine"), voltando depois para o antigo nome da galesa "Rennes". Atualmente é a capital administrativa da Bretanha, primeira região francesa para produção agrícola. População acima de 200 mil habitantes, atualmente, tanto para Rennes como também Presidente Prudente/SP, que possuem predominantemente histórias diferentes e atividades comerciais, universitárias e de serviços.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário