domingo, 16 de novembro de 2014

Estudante de Computação idealizou impressora 3 D que fabrica suas próprias peças em ABS !

O Mestre Raphael e o discípulo têm o que comemorar: impressora 3 D.
Alexandre Parmindo idealizou uma impressora que fabrica suas peças.
O que ele aprendeu é compartilhado.



Prestigiado com o apoio do Prof.Raphael Garcia, Parmindo foi convidado
a ministrar palestra na TOLEDO/Centro Universitário, aos colegas do
curso: "Sistemas de Informação", onde mostrou suas invenções.

Na UNESP, TOLEDO, UNOESTE e outras instituições, a Impressora
idealizada por Alexandre Parmindo já foi reconhecida como um dos
dispositivos mais avançados no campo da tecnologia atual. 

Aspecto parcial dos equipamentos.

Ao ministrar palestra para estudantes do curso "Sistemas de Informação",
Alexandre Parmindo informou que utilizando a impressora 3 D torna-se
possível construir  objetos através de programas de computação. E ao
mesmo tempo, transformá-los em produtos reais através da impressão,
em 3 dimensões e baixo custo.

A IMPRESSORA 3 D - É  UM DISPOSITIVO QUE IMPRIME E 
CRIA OBJETOS. UTILIZA O ABS, UMA ESPÉCIE DE PLÁSTICO.
   Estudantes universitários já estão empolgados com a nova impressora.
                  --------------------
                     (Fotos cedidas) 
Estas, são apenas algumas peças
produzidas em Pres.Prudente-SP,
cuja alimentação é feita por um fio
que se acopla ao fusor. A tinta pode
ser associada ao ABS da impressora.
-------------------------------------------------

A IMPRESSORA IDEALIZADA
P/ALEXANDRE SILVA PARMINDO
VEM SENDO DEMONSTRADA A
TODOS OS INTERESSADOS.

-------------------------------------------------







Na Toledo/Centro Universitário de Presidente Prudente, todos os alunos de "Sistemas de Informação"
acompanharam com o maior interesse a palestra ministrada pelo colega  Alexandre S.Parmindo, do curso "Ciências da Computação" da Unesp - Câmpus de Pres.Prudente - cuja demonstração empolgou a todos.
----------------------
Desde 2008, quando ingressou na "Era da Informática" cursando Ciências da Computação, até ser admitido como Servidor nas funções atuais de Assistente de Informática da FCT/UNESP, Alexandre Silva Parminho vem realizando uma carreira brilhante, voltada à Tecnologia dos Sistemas de Informação. Mas o que mais o qualificou para a vida profissional foi a implantação de uma Impressora 3 D por ele idealizada."A impressora é um dispositivo que imprime ou cria objetos, construindo camada por camada. Como exemplo: para imprimir o material, utiliza-se do ABS - uma espécie de plástico - cuja alimentação é feita por um fio que se acopla ao fusor, uma peça responsável pelo aquecimento do material. Para entender melhor: devemos fazer a analogia com uma impressora jato de tinta, associada ao ABS da impressora 3 D. Todo objeto a ser impresso, nada mais é do que um Arquivo que contém coordenadas e pontos de impressão". São informações do Prof.Raphael Garcia, em entrevista após a demonstração desenvolvida na Toledo/Centro Universitário. 

Alexandre Silva Parmindo falou sobre seu início de carreira e nos contou em entrevista exclusiva que "há dois anos começou a pesquisar as possibilidades de reutilização de peças de outros equipamentos, além dos preços das peças que são importadas". E acrescentou: existem alguns manuais de montagem - mas no meu caso - em todas as etapas foram necessárias adaptações e improvisos. Na verdade, esse é um projeto de Hardware. "Eu trabalho e utilizo exclusivamente Softwares Livres, desde 2008; e sempre fui interessado por essa forma de desenvolvimento tecnológico. O Projeto da impressora 3 D foi uma extensão desse conceito para equipamentos físicos. Quando perguntamos sobre o que mais o motivou na área tecnológica, disse: Minha maior motivação é sempre ver a coisa funcionar. Alguns Projetos de Robôs, Próteses e toda sorte de coisas, possíveis de fazer numa impressora 3 D também me deixaram bastante empolgado na época.

P - O que mais chama a atenção ?  Resposta:  E a "cara de espanto" das pessoas, quando apresento a impressora. Muita gente imagina que essa tecnologia é totalmente futurista e ainda inalcançável. A possibilidade de se fazer qualquer objeto, ainda está acima da expectativa das pessoas. Já derreti mais de 3 kg de Plástico, o que deve dar entre 300 a 400 peças. Mas as 150 primeiras foram apenas testes.

P - Como é feita a divulgação do seu trabalho e quais as perspectivas para o futuro?  Resposta: Na verdade, comecei a divulgar esse trabalho muito recentemente, no facebook, onde mostro as peças mais relevantes que tenho feito. Estou também montando mais duas impressoras: uma delas, é um projeto meu (não existem manuais na Internet), porém, ainda preciso de financiamento. Além disso, estou desenvolvendo um Software para utilizar juntamente com essas impressoras, capazes de criar miniaturas de objetos ou bustos de pessoas - concluiu.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário