domingo, 7 de dezembro de 2014

Primeiros Computadores, TV a Cabo e Hidroponia: três marcos de pioneirismo em Presidente Prudente !

Em Dezembro de 1984, Raul Melo conheceu o empresário
Jorge Matsuda, e juntos decidiram pelo lançamento dos
primeiros Computadores CP-500 da PROLÓGICA. As
vendas surpreenderam: Mais de 600 Computadores!
Empresário Raul Melo Fajardo
Nascido em Corrientes/Argentina, veio para
o Brasil em Setembro de 1.972. Ex-estudante
de Medicina, abandonou a Universidade
quando cursava o 4º ano, empolgado com
outras atividades profissionais. Entre as
quais, a Radiofonia e a carreira de Fotógrafo,
contratado para trabalhar na Revista Manchete,
(Grupo Bloch ) no Rio de Janeiro e São Paulo.
Depois, veio para esta região, onde permanece
até os dias atuais com diversas atividades, que
ele exerce com total dedicação.  
A Era da Informática em Pres.Prudente começou em 1985,
com esses Computadores que já estão no Museu Histórico.




 Preparando-se para o Centenário da Cidade (em 2017) o Museu e Arquivo Histórico Municipal "Antonio Sandoval Neto"de Presidente Prudente, mantém em exposição tudo que marcou os primeiros anos do avanço tecnológico. Com destaque especial para os equipamentos de Telefonia, Radiofonia e Informática.
A TVCABO de Presidente Prudente tem a marca de pioneirismo de um
empresário argentino que adotou o Brasil como sua segunda Pátria.
Além disso, ele participa de outros grandes empreendimentos.
Na programação da TVCABO de
Presidente Prudente,  gente muito
importante, como: RAY CONNIF.

Produção de hortaliças p/Hidroponia ou Aeroponia.Inúmeros Projetos foram implantados por Raul Melo.
UM NOVO E ARROJADO PROJETO
Percebendo a carência de produtos alimentícios na mesa do
brasileiro, o Empreendedor Raul Melo decidiu pesquisar o
que é mais útil para suprir as deficiências e concluiu que a
melhor alternativa foi desenvolver um novo projeto.
Adotou a Hidroponia ou Aeroponia, como solução. São
Fábricas Verticais, com suporte para 200 plantas por m2.
O Projeto ganhou prestígio e projeção em todo o País.


      PLANTAÇÃO DE MORANGOS (NA VERTICAL).  
Aqui se planta e colhe.Alface precisa de
calor durante o dia e frio na madrugada.
"E quanto mais gelado, melhor".
Tomate hidropônico é insuperável !
O resultado é superior em tudo.
(IMAGENS CEDIDAS)

O Empresário Raul Melo fez altos investimentos nos Projetos de Hidroponia, não só na região de Presidente Prudente, mas também em outras áreas; e colheu bons dividendos. Foi o que mais o empolgou até agora.
                                                                  ------------------------
Na região de Presidente Prudente, são inúmeros os Empresários que fizeram história e têm história para contar. Um deles, é o Argentino Raul Melo Fajardo, que nos seus planos arrojados veio para o Brasil. E acabou escolhendo Presidente Prudente como o local definitivo para seus investimentos e implantação de novos e arrojados projetos. O primeiro deles foi ligado à Informática e aconteceu de forma bastante curiosa: ele havia deixado a Argentina depois de cursar o 4ºano de Medicina em Buenos Aires empolgado com a produção de programas de rádionovelas, quando a Televisão ainda engatinhava. Daí partiu para Fotografia, mudando para o Rio de Janeiro onde trabalhou na Revista Manchete. E acabou se transferindo para São Paulo, num momento em que o Computador era a grande novidade. Numa Loja tradicional de Produtos Agropecuários (Agro-Dora), travou conhecimento com o Diretor- proveniente de Presidente Venceslau - onde foi apresentado ao Empresário Jorge Matsuda - da região de Presidente Prudente -  que já era cliente preferencial. Daí surgiu a ideia de implantar nesta região, uma nova empresa especializada na venda de Computadores. PC-500 PROLÓGICA foi a marca escolhida, de 1985 a 1987, sendo vendidos mais de 600 Computadores.

 Por uma questão de divergências, foi criada uma nova empresa - PROESTE - para continuar a comercialização de Computadores. Aí surgiu a ideia da TVCABO, a exemplo do que já existia na Argentina. Os primeiros contatos visavam acertar a questão do cabeamento aéreo.  A Caiuá que era a empresa concessionária criou as mais sérias dificuldades; mas depois, com a intervenção do próprio Engenheiro da empresa e apoio das autoridades municipais, tudo se resolveu satisfatoriamente. O número de assinantes chegou a 600, aumentando gradativamente no decorrer dos anos. O know-how adquirido serviu para implantação do sistema em outras cidades, como é o caso de Santo Anastácio e Presidente Venceslau, na alta sorocabana. Mas também nos Estados vizinhos, do Paraná e Santa Catarina.

Deixando a direção da TVCABO - considerada desde 1987 como a 1ª TV a Cabo do Brasil - Raul Melo se concentrou em novos projetos visando aumentar e melhorar a qualidade das hortaliças, frutas e legumes através de um projeto arrojado de Hidroponia ou Aeroponia e o fez, começando por Presidente Prudente Mas ganhou prestígio e projeção, sendo requisitado para atender diversos pontos do país. São as chamadas "Fábricas Verticais" que criam suporte para 50 pontos diferentes, com 200 plantas por m2 para produzir Alface da espécie Americana, Couve, Tomate, Moranguinhos e outras frutas da melhor qualidade. E por curiosidade: foram descobertas algumas plantas desse gênero que só existem em Presidente Prudente. Alface da melhor qualidade - disse ele - exige: calor no decorrer do dia e frio durante a noite. E esse clima tropical existe de sobra, há muito tempo nesta região do Estado.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -   Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário