sábado, 9 de maio de 2015

Antigos Profissionais de Medicina de Presidente Prudente estão em franca atividade !

Esta é uma foto histórica: marcou a atuação de uma equipe pioneira do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP-SP, onde se destaca o Prof.Dr.Câmara Lopes (de óculos), um dos mais antigos Cirurgiões de Tórax, no qual se inspirou o Dr.Wilson Menegucci, atuando em Presidente Prudente desde 1.972.
 A Equipe do Dr.Câmara Lopes reuniu na época (1958), os
maiores especialistas - incluindo o Dr.Menegucci - que foi 
classificado como um de seus mais eficientes Assistentes.

A SOCIEDADE DE MEDICINA DE PRESIDENTE PRUDENTE
HOMENAGEOU O DR. GABRIEL COSTA NETO, EM 2007. 
Dr.Wilson Menegucci exerce a Medicina
há mais de 57 anos e presta atendimento 
em sua Clínica na cidade de Presidente
desde 1972. Ingressou na Faculdade 
de Medicina de Ribeirão Preto, em 
1953, fez parte da Turma de Formandos
 de 1958 e conta 2 anos como Residente.
----------------------------------
DR.JOSUÉ TOLEDO DE GODOY
TEM 60 ANOS DE MEDICINA.







Esta homenagem que a Sociedade de Medicina prestou ao Dr. Costa
Neto se constituiu num dos mais importantes registros deste novo século.  

O Dr. Josué Toledo de Godoy é
atualmente o mais antigo Profissional
de Medicina exercendo atividades de
sua especialidade. Tem uma clientela
tradicional e das maiores em toda a
região de Presidente Prudente.
Na classe médica, ele é considerado
um dos Pioneiros, com mais de 60
anos de carreira e bons serviços
prestados à comunidade local e
de toda a região.





Depois de merecidas homenagens aos pioneiros: Dr.
Gabriel Costa Neto, Dr. Sizuvo Iamada, Dr.Antonio
Plácido Pereira e Dr. Josué Toledo de Godoy, nada mais
justo do que homenagear o Dr. Wilson Menegucci, pelo
trabalho, amor e dedicação à causa da Medicina.
Especialmente na área em que ele vem se dedicando
desde longa data: a Pneumologia. É o reconhecimento de
um trabalho digno, honrado, eficiente e sobretudo
humanitário !
Doenças Respiratórias: especialidade.
Dr.Menegucci: 57 anos de dedicação.

      NOS 53 MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE PRES.PRUDENTE ESTÃO CADASTRADOS ATUALMENTE 1.582 MÉDICOS, DOS QUAIS, 1.226 SÃO CONCENTRADOS NESTA CIDADE - Informação da Delegacia Reg.CRM.

 O Blog "Memórias de um Repórter do Interior" documentou com exclusividade esta homenagem que a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente proporcionou aos seus associados em Setº de 2007.
                                                                      --------------------------------
Cada personalidade tem sua história. Em qualquer atividade humana há os que sobressaem sob todos os aspectos: especialmente no trato com seus semelhantes. Por isso, o Médico é sempre a figura que inspira confiança e credibilidade, mesmo nos momentos mais difíceis. Porém, poucos conseguem clinicar por mais de 50 anos; e quando isso acontece merece destaque da mídia. É o caso do Dr.Wilson Menegucci, que vem atuando com amor, dedicação, eficiência e muito senso humanitário. Por isso, ele é o foco de memórias, pois nasceu em 1933 na cidade de Pedregulho/SP. Ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 20 anos de idade. Formou-se em 1958 e realizou dois anos de Residência no Departamento de Cirurgia como Assistente do Prof.Dr.Câmara Lopes, que era o Chefe de Cirurgia Toráxica do Hospital das Clínicas da Faculdade. Hoje, o Dr. Menegucci reconhece que sua formação - não só profissional - mas também moral e ética foi devida ao convívio estabelecido com seu Professor (Dr.Câmara), que foi o grande cirurgião de Tórax no Brasil e no qual se inspirou para desenvolver suas atividades profissionais durante a vida inteira.  

O Dr.Wilson Menegucci nos conta que 12 anos depois da saída da Faculdade pelo Dr.Câmara, o acompanhou e foi trabalhar com ele no Hospital São Francisco - Maternidade Santa Lídia - Hospital de Crianças e também na Santa Casa de Ribeirão Preto. Com a participação de dois colegas foi montada uma Clínica de Doenças Respiratórias (São Marcos), de 1963 a 1971. Já era casado - com a primeira esposa - tendo 4 filhos; e acabou decidindo pela mudança para outra cidade do interior paulista. Sua deliberação em mudar de domicilio foi atribuída a um colega de profissão: Dr. Gilberto Ribeiro Arantes, sobrinho do Dr.Josué Toledo de Godoy que mantinha uma Clínica à Rua Dr.José Foz. Na verdade, ao se desfazer de sua Clínica em Ribeirão Preto - disse o Dr. Menegucci - a idéia era seguir para Rondônia. Mas foi convencido a mudar seus planos, fixando-se em Presidente Prudente onde não existia nenhuma Clinica especializada em doenças respiratórias. Essa decisão foi tomada por incrível que pareça, durante o Carnaval de 1972. 

O novo Clínico proveniente de Ribeirão Preto, logo na chegada teve excelente receptividade em Presidente Prudente e se integrou perfeitamente com os colegas da época. Foi convidado a fazer parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia, onde desenvolve seus trabalhos até os dias atuais. No final da década 90, alguns médicos recém-chegados com especialidade em doenças respiratórias constituíram o Grupo CTA (Centro de Tórax e Alergia), com a participação do Dr.Menegucci, juntamente com os médicos: Dr.Paulo Roberto Mázzaro, Dr.João Claudio da Paixão e Dr.Enio Rodrigues Maia Filho. Mais recentemente, Dr.Roberto Hiroshi Hasimoto. Atendimento à Rua Donato Armelin, 482 - Vila Liberdade. Com o falecimento da 1ª esposa em 1974 e o 2º casamento em 1978 (D.Aparecida), Dr.Menegucci tem quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL  - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

2 comentários:

  1. Meu nome é Nestor e fui operado pelo Dr. Josué Toledo em 1962 (mais ou menos). Minha doença era ozena e a prótese no meu rosto que me curou e nunca mais tive problema sou eternamente grato ao Dr. Josué que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, Dr Menegucci nos deixou na data de hoje. Que o outro plano o receba em luz, Por tudo que significou como ser humano e profissional médico.

    ResponderExcluir