domingo, 14 de junho de 2015

Lixo Eletrônico: Mutirão de recolhimento em Pres.Prudente é modelo para o Estado !

O Mutirão do Lixo Eletrônico aconteceu Sábado - dia 13 de Junho - em sua 8ª versão em Pres.Prudente.
Desde 2009, Presidente Prudente promove o Mutirão do Lixo Eletrônico.
O PARQUE DO POVO RECEBEU MAIS UMA VEZ, MILHARES DE
PESSOAS QUE VIERAM ESPECIALMENTE PARA O DESCARTE
DE EQUIPAMENTOS DE SOM, ÁUDIO E VÍDEO.

A cada momento, mais veículos
transportando equipamentos  e
acessórios eletrônicos.
( FOTOS EXCLUSIVAS )
----------------------------------
         




   - --   
                                                                                                            

                 UMA EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS MARCOU PRESENÇA NO LOCAL.
Ao nosso lado, o Deputado Ed Thomas, o Diretor da FIPP (Faculdade de
Informática de Pres.Prudente), Moacir Del Trejo e o Jornalista Homero
 Ferreira, do Setor de Comunicações da UNOESTE..
O Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - logo na chegada ao local
utilizado para receber o material eletrônico para descaracterização,
teve excelente acolhida das crianças que também desenvolveram
algumas atividades voltadas ao trabalho de proteção ambiental.
---------------------------------------------------
Prestigiando a realização do evento,
os Secretários Rogério M.Alessi e
Osvaldo Bosquet, do município. 
Material recebido no Mutirão.
Tudo terá destinação certa.
O Mutirão teve apoio geral. 


MUTIRÃO DE PRES.PRUDENTE É MODELO PARA O ESTADO !

O Mutirão do Lixo Eletrônico deste ano surpreendeu em todos os aspectos.
Televisores, Computadores e outros equipamentos de áudio e vídeo vieram
de toda parte. Pelas previsões: 80 T.para descarte e descaracterização

Todo esse material será reciclado na
Grande São Paulo (Mauá).
EM 2016, O EVENTO VAI SE DESDOBRAR DESDE O PARQUE DO POVO ATÉ A PERIFERIA

        A tendência do evento é crescer muito mais - disse o Prefeito Milton Carlos de Mello - que adiantou: É a somatória de esforços da Prefeitura em defesa do meio ambiente.Em 2016, o Mutirão do Lixo Eletrônico terá 3 postos de captação, a fim de facilitar o acesso da comunidade, o que prova que o Projeto deu certo! Ao lado, o Vice-Prefeito Marcos Vinha e o Secretário Rogério Marcus Alessi. 
                                                     --------------------------------------
Presidente Prudente mais uma vez se mobilizou para a realização do Mutirão do Lixo Eletrônico, lançado em 2009 e agora em sua 8ª versão desenvolvida pela Prefeitura Municipal com o apoio e parceria com a Faculdade de Informática da UNOESTE e outras Instituições. O Parque do Povo, escolhido para sediar o evento recebeu cerca de 4 mil pessoas; todas elas trazendo equipamentos, peças e acessórios descartáveis com destinação ao Lixo Eletrônico. Para recebimento desses suprimentos houve cooperação de voluntários, em número aproximado de 400. O Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - veio pessoalmente, tendo em companhia o Vice-Prefeito Marcos Vinha, para acompanhar os trabalhos, cumprimentando a todos que se empenharam em mais essa missão de defesa do meio ambiente. Suas palavras foram de reconhecimento e agradecimento a todos que colaboraram com o Mutirão, frisando que "os movimentos semelhantes que se verificam em outras cidades são em decorrência do sucesso alcançado em Presidente Prudente. Esse processo de Mutirão - que deu certo - faz parte do calendário oficial de nosso município; movimenta a cidade toda e a tendência é crescer muito mais" - concluiu o Prefeito. 

Com um esquema preparado e apoio da Semave e Policia Militar, o trânsito no local foi devidamente sinalizado num trajeto aproximado de 500 metros. Cada veículo que chegava ao Parque do Povo tinha a orientação necessária para descarregar os equipamentos descartáveis; desde antigos computadores, equipamentos de rádio, gravadores, vídeo-cassete, televisores e acessórios em geral. O Diretor da Faculdade de Informática (FIPP), Moacir Del Trejo assegurou que a questão do meio ambiente é assunto que preocupa. Daí, a parceria com a Prefeitura através do Mutirão, que consiste no transporte, destinação e descaracterização do material recebido, considerado o maior problema.  Ao invés de diminuir, o volume aumenta de ano para ano devido principalmente à evolução tecnológica" - frisou. Após o Mutirão, quem tiver recicláveis para recolhimento ou descarte pode recorrer à Toledo-Centro Universitário - única reconhecida pelo Governo do Estado - que recebe esses materiais todos os dias, durante 24 horas.

Rogério Marcus Alessi, Secretário Municipal de Tecnologia afirma com toda segurança que "o primeiro e maior Mutirão do Lixo Eletrônico do Brasil está sendo realizado em Presidente Prudente, com apoio de sua comunidade e cidades vizinhas.Tudo que chega ao Mutirão é destinado a uma empresa especializada (VERTAS MAVA - ISO 14000U), com certificação internacional junto ao meio ambiente. Tudo vai para a descaracterização: vidros, plásticos, metais, alumínio, latão, etc. Depois do processo de trituramento (ou reaproveitamento), voltam como matéria prima, poupando nossos recursos naturais" - frisou. O que levanta dúvidas é o fato de não haver retorno de qualquer benefício para compensar o sacrifício e o empenho de uma comunidade como Presidente Prudente, que entrega agora 80 toneladas de produtos recicláveis e dispõe apenas o oferecimento do transporte, entre esta cidade e a empresa destinatária em Mauá/S.Paulo.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário