sábado, 6 de junho de 2015

Operação de Salvamento envolve Bombeiros e Brigada de Incêndio da Unesp em Pres.Prudente !

Manhã de 2 de Junho na FCT/Unesp
Bombeiros na cobertura geral.
Brigada de incêndio de prontidão.
               A 1ª.SEMANA DE JUNHO NO CAMPUS DA UNESP FOI DE INTENSA MOVIMENTAÇÃO.
O Diretor também está atento...  

Aqui começa a Operação Simulada, como se fosse um fato em tempo real.
UMA AÇÃO PREVENTIVA P/GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS.
Brigada de Incêndio e CB, juntos. 
A 1ª vítima é prontamente socorrida.
A plateia acompanha a Operação.
                                                                                                          A BRIGADA DE INCÊNDIO DA FCT/UNESP CONTA COM 80 INTEGRANTES.

Funcionários e Servidores da FCT/Unesp que integram a Brigada de Incêndio, realizam a Operação com sucesso.
 APÓS A EVACUAÇÃO DO ANFITEATRO INCENDIADO, A ÚNICA VÍTIMA RESGATADA, ESTÁ A SALVO.

O Prof.Dr.Marcelo Messias agradece o apoio do Corpo de Bombeiros.

  Componentes da Brigada de Incêndio da Unesp/Presidente Prudente - juntamente com outros funcionários e servidores - se concentram diante do Bloco da Diretoria para manifestar apoio e agradecimento pela ação do Corpo de Bombeiros, sob  a coordenação do 1º Tte.Tiago Regis F. de Almeida.                                                                                                                                                                                                                         ------------------------------------                                                           
O assunto que mais chamou a atenção da população de Presidente Prudente na 1ª semana de Junho, foi a mobilização do Corpo de Bombeiros para dar cobertura a um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns meses pela Brigada de Incêndio da Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia), mediante simulação através de uma Ação Preventiva para evacuação do Anfiteatro I e resgate de uma vítima pessoal. Tudo se desenvolveu como se fosse um fato real, o que provocou impacto e até tensão nervosa entre as pessoas que passavam pelo local e desconheciam as razões dessa mobilização. Conforme assegurou o Comandante (1º.Tenente Tiago Regis Franco de Almeida), foram onze homens com dez equipamentos rotineiros e quatro viaturas, sendo: duas de salvamento, uma unidade de resgate e um caminhão-pipa para o transporte de água. O comboio saiu do Quartel para uma Exploração, que nada mais foi do que procurar uma "vítima de inalação pela fumaça", retirando-a do local do sinistro o mais rápido possível, com total segurança. "Esse objetivo foi alcançado" - disse o Comandante da Operação - que reuniu mais de 200 pessoas no local.

Paulo Sérgio Bigoni, técnico em segurança do trabalho é quem coordena a Brigada de Incêndio da FCT/ Unesp e foi categórico em dizer que o objetivo principal foi alcançado após um planejamento que durou cerca de um mês. Mas o principal mesmo - diz ele - é treinar as pessoas para que aprendam essa cultura de segurança, na hora difícil da evacuação do ambiente em que se encontram. É preciso que elas entendam que tudo deve ser feito de forma ordeira e segura, como foi possível verificar durante a realização dessa última mobilização envolvendo o Corpo de Bombeiros e 80 integrantes da Brigada de Incêndio da Unesp. Como se fosse uma situação real. Nessa demonstração, o personagem que fez o papel de vítima "resgatada" de um suposto incêndio no Anfiteatro I foi o funcionário André M.Shinohara, de 26 anos de idade. Para cumprir a chamada de resgate no trajeto entre o Quartel dos Bombeiros e a Unesp, foram necessários cerca de 5 minutos. A operação total durou aproximadamente 30 minutos.

O Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias declarou que a operação correspondeu totalmente à expectativa. "Ficamos muito contentes com a atuação da Brigada de Incêndio, que estamos treinando desde o ano passado. Nessa simulação foi "provocado" um incêndio com vítima; e a atuação de nossa Brigada junto com o Corpo de Bombeiros foi muito bem sucedida. E aí, perguntamos: Essa mobilização vai ser útil à comunidade? Resposta: "Com toda certeza. Como circula muita gente aqui no Câmpus diariamente, nos preocupamos com a segurança dessas  pessoas. Por isso, treinamos nossa Brigada de Incêndio (juntamente com o Corpo de Bombeiros); e eles atuaram muito bem" - concluiu. Em média, circulam diariamente pelo Câmpus da FCT/Unesp cerca de 4 mil pessoas entre estudantes, professores, funcionários técnicos administrativos, servidores, prestadores de serviços e visitantes.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário