domingo, 21 de junho de 2015

Trânsito de Prudente se aprimora e o número de veículos se nivela com a população !


Década de 50 nas ruas de Prudente. 
-------------------------------------------------
As imagens de hoje são outras.
Osvaldo de Oliveira Bosquet  no comando da SEMAV está trazendo
inovações  que visam a implantação de um serviço de maior eficiência.
 
 VEJA O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE NAS RUAS E AVENIDAS DE PRESIDENTE PRUDENTE.

Este é um dos pontos mais críticos da cidade. O tráfego é intenso todos
os dias e os motoristas em sua maioria não respeitam a sinalização. Por
isso, já existe planejamento para mudar a situação. O mais grave (que está
faltando), depende exclusivamente de quem dirige: Educação de Trânsito !
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Com toda a cidade sinalizada, inclusive com áreas demarcadas e
novos equipamentos para evitar
abusos e excesso de velocidade,
tudo tende a melhorar.
                                           LOMBO FAIXAS:  ATÉ AGORA SÃO VINTE, IMPLANTADAS EM VÁRIOS PONTOS.
Para maior segurança, a SEMAV
mobiliza uma Equipe especializada.
A Zona Azul é terceirizada e auxilia no
 trabalho na área de Estacionamentos.

As principais Avenidas de Presidente Prudente já dispõem das Lombo Faixas, que contribuem para um melhor desempenho do tráfego de veículos
 e segurança dos Pedestres, especialmente crianças, deficientes e idosos.
Esta é um das Lombo Faixas implantada pela SEMAV defronte à APEA,
nos últimos dias na Avenida Cel. José Soares Marcondes.  
EM TODA A CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE, A VELOCIDADE MÁXIMA 
PERMITIDA É DE 50 KM/H.   TOLERÂNCIA MÁXIMA É DE 57 KM/H.

Dentro de 2 meses - no máximo - uma rede de Radares será implantada para
controlar o tráfego de veículos nas principais Avenidas e também no Pq.
do Povo. A Fiscalização Eletrônica contará com 10 Radares fixos, 8 nos
Cruzamentos de Semáforos e 3 Radares móveis (Estatísticos).
PELAS RUAS DE PRUDENTE CIRCULAM MAIS DE 200 MIL VEÍCULOS.
--------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Esta é uma das mais recentes Lombo
Faixas implantadas junto à FCT/Unesp
em Presidente Prudente. 
                         


 
Pedestre
tem total prioridade para transitar.
  Por incrível que pareça: O nº de acidentes nos últimos 5 meses do ano em Pres.Prudente teve
 uma redução considerável, mesmo antes da implantação da Fiscalização Eletrônica: de 466 p/412.

Quem tiver pressa, levante mais cedo e mude sua concepção de vida. O excesso de velocidade na área urbana foi responsável por inúmeros acidentes envolvendo em sua maioria gente jovem  - especialmente estudantes - e o controle da velocidade dos veículos (automóveis, motocicletas e outros) é essencial para evitar danos físicos, materiais e perdas de preciosas vidas humanas. 
--------------------------------------
O traçado urbanístico de Presidente Prudente - prestes a comemorar seu 1º Centenário - não previa um crescimento tão grande como vem ocorrendo nesta cidade, que se tornou a maior de todo o extremo paulista. As poucas ruas projetadas estabeleciam 4 Avenidas de mãos duplas e as demais, ruas estreitas que permitiam mão única para a movimentação dos veículos. Com isso, a situação começou a se complicar à medida que surgiam na indústria automobilística novos veículos automotores, que hoje estão se nivelando em números com a população do município. São 181.572 (cadastrados pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários/SEMAV) e mais: cerca de 38.000 veículos que estão em circulação por Presidente Prudente. Porém, emplacados em outros municípios onde os proprietários têm relação de negócios ou propriedades rurais. Pelos números de veículos cadastrados (219.572) se pode admitir um nivelamento com o número de habitantes (220 mil atualmente), o que equivaleria a 1 veículo per capta; ou seja: um veículo para cada habitante, o que representa um fato da mais alta importância.    

Na SEMAV, tivemos a oportunidade de conhecer mais detalhes dos serviços prestados atualmente, através de informações de seu porta-voz, Osvaldo de Oliveira Bosquet que é o Secretário Municipal de Assuntos Viários. Uma das medidas de maior impacto diz respeito à sinalização das Avenidas principais e vias de acesso, onde a velocidade está limitada a 50 km/h. São dezenas de placas espalhadas por toda a cidade, indicando que em breve começará a Fiscalização Eletrônica. São dezenas de Radares que entrarão em operações para punir os infratores. Dez deles serão fixos; 8 radares instalados nos cruzamentos de Semáforos e outros 3 como Segurança, sendo 2 Estatísticos para conscientização e Educação de Trânsito. Quem entra na cidade precisa estar atento e não ultrapassar os limites permitidos, isto é, 50 km/h e tolerância máxima de 57km/h. É importante observar que diante das Escolas e Faculdades existem inúmeras faixas de Pedestres - incluindo Lombo Faixas - que devem ser respeitadas obrigatoriamente por motoristas e pedestres. Para isso, existem também normas que podem ser aplicadas contra os infratores.

Recentemente, foi divulgado que "a imagem de Nova York de trânsito caótico e pedestres atravessando perigosamente no meio dos carros, não é mais o cartão postal da mais agitada metrópole do mundo. Um rigoroso controle da velocidade dos veículos, reforçado por campanhas que valorizam a vida e a saúde das pessoas, vem derrubando abruptamente o número de acidentes nas ruas. O mais surpreendente é que a redução de velocidade, em lugar de criar engarrafamentos, reduziu o tempo de viagem em 15%; derrubou em 63% o número de motoristas e passageiros feridos, e em 35% a porcentagem de pedestres vitimados". (Notícia publicada p/Valor Econômico). Presidente Prudente poderá se classificar nessa mesma situação, pois os últimos números de acidentes com vítimas - verificados entre Janeiro a Maio - indicam: 466 em 2014 e 412 em 2015 no mesmo período.

Até o dia 11 de Junho de 2015, o município de Presidente Prudente contava com 105.095 Automóveis (cadastrados); 12.718 Caminhonetes; 7.168 Camionetas; 690 Ciclomotores; 34.243 Motocicletas; 5.275 Caminhões; 966 Caminhões Tratores; 1093 Ônibus; 537 Micro-Ônibus; 3.678 Reboques; 1.912 Semi-reboques; 43 Tratores de Rodas; 1.102 Utilitários; 78 Triciclos; 43 Tratores de Esteiras e outros ítens. No total: 181.572 veículos cadastrados.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário