domingo, 19 de julho de 2015

Conquista brasileira: Há 116 anos a 1ª transmissão mundial de voz humana e sons musicais !

PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA.
Há 116 anos - exatamente no dia 16 de Julho de
1899 - era feita a 1ª transmissão de voz humana
e sons musicais entre duas partes, através das
ondas de rádio. E o autor dessa façanha histórica
e científica em todo o universo nada mais era do
do que um padre brasileiro: Roberto Landell de
Moura, nascido em Porto Alegre/RS, no dia 21
de Janeiro de 1861. Seu falecimento ocorreu aos
67 anos num quarto da Beneficência Portuguesa
cercado apenas de alguns parentes e amigos, no
dia 30 de Julho de 1928.
Documentos históricos comprovam  o registro pioneiro.
Aqui, as válvulas que alimentavam os 1ºs transmissores. 
                                                                               A maioria da população brasileira desconhece esses fatos ocorridos no final do Século19; e meados do Século 20 nesta região do extremo Oeste Paulista. Daí, a necessidade desse importante resgate histórico e científico, já representado pelo Centro de Memória da Rádio Comercial/AM e Museu Histórico Municipal de Presidente Prudente.

JORGE BENHARDT, UM HOMEM DEDICADO Á RADIOFONIA.
Juntamente com o pai, Mathias Benhardt instalou as Emissoras pioneiras
em Pres.Prudente e Pres.Venceslau. Ciro Martins, deu toda manutenção. 
Nilton Mescolote fez o resgate com a
implantação do"Centro de Memória". 

    EM PRESIDENTE VENCESLAU, TONINHO CORREIA TORNOU-SE UM AFICIONADO DO RÁDIO, COM MAIS DE 70 APARELHOS. EM SUA MAIORIA EQUIPAMENTOS ANTIGOS, FAZENDO PARTE DE SUA COLEÇÃO.

 
Esses equipamentos sonoros já passaram por quatro gerações.
Considerando o avanço tecnológico dos últimos anos, é possível
avaliar o significado desses equipamentos a partir da década 50.   






A Era do Rádio trouxe inovações.
O avanço contribuiu decisivamente.
A Indústria Eletrônica cresceu.

Rádios portáteis (transistorizados) também fizeram parte deste acervo. 
 EM PRES.PRUDENTE, ALÉM DO CENTRO DE MEMORIA DA RÁDIO COMERCIAL/AM, O
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL RESERVOU ESPAÇO ESPECIAL PARA A RADIOFONIA.

A Fundação Museu Histórico Municipal de Presidente Prudente recebeu e continua recebendo
doações para compor seu Acervo, onde o Rádio se evidencia através desta importante exposição.
-----------------------------------------------
O mês de Julho em curso, trouxe importante motivação para compor esta matéria do blog "Memórias de um Repórter do Interior": marcou dia 16, a comemoração dos 116 anos da 1ª transmissão mundial da voz humana e de sons musicais entre dois pontos da área terrestre pelas ondas de rádio. Foi um feito notável e  extraordinário atribuído a um padre brasileiro, que por todos os méritos deveria merecer o reconhecimento das autoridades da época: Roberto Landell de Moura. Em verdade, o padre que cursou Teologia, Física e Eletricidade em Roma, demonstrou seu novo invento em Porto Alegre, São Paulo e outras cidades, com destaque para um Transmissor de Rádio (sem fio) que ele construiu em 1892, bem antes de Marconi. Dois anos depois, o Padre-Cientista realizou sua 1ª. transmissão por meio das ondas hertzianas, entre o Alto da Avenida Paulista e Sant'Anna, em São Paulo, numa distância de 8 km. Mas ao requerer Patentes para três inventos, só obteve uma (nº 3.279), em 1900. Por este motivo decidiu recorrer aos EUA em 1903 e 1904; e como resultado, o Padre Jesuíta Landell de Moura obteve as indispensáveis Patentes para três inventos de sua autoria: o Transmissor de ondas hertzianas ou "landellianas", o Telefone e o Telégrafo sem fio. Vitória brasileira ! 

Na região de Presidente Prudente, a Radiofonia ganhou espaço e apoio da comunidade a partir de 1938. Foi quando os empresários Manoel Bussacos e Raul Ignácio Pires tomaram a iniciativa de formar uma sociedade e levantar recursos para a implantação de uma Emissora de Rádio. E assim surgiu a P.R.I.-5 -Rádio Difusora de Presidente Prudente - A VOZ DO SERTÃO. Anos depois, já no período de pós-guerra foi a vez de Presidente Venceslau criar sua Emissora de Rádio, em Novembro de 1946 quando entrou em operações, a ZYH-7 - Rádio Presidente Venceslau - A GIGANTE DO OESTE PAULISTA. Aqui, merece registro especial, o empenho de alguns profissionais do setor técnico, como é o caso do saudoso empresário Mathias Benhardt, o 1º Técnico que veio do exterior para a montagem da Emissora pioneira, a Rádio Difusora. Com ele, um eficiente Assessor que o substituiu, o filho  Jorge Benhardt. Eles foram contratados para a montagem a "toque de caixa" da Rádio Presidente Venceslau; e a 1ª providência era levantar a torre de transmissões; e depois montar o Transmissor. Ocorre, que havia racionamento de ferragem por ser um período de pós guerra e a solução foi construir uma torre de aroeira, totalmente parafusada. Mas veio um temporal quando a torre já estava nas alturas, e tudo veio abaixo.(Veja no blog MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER DO INTERIOR/versão antiga/Vermelho - edição de 06/04/2008).    

Na sequência, foram instaladas e inauguradas outras Emissoras de Rádio: em Rancharia, Martinópolis, Regente Feijó, Santo Anastácio e Presidente Epitácio. Surgiram também a partir da década de 50 uma 2ª e uma 3ª concorrências para Presidente Prudente, resultando na implantação da Rádio Prudente/AM e Rádio Comercial/AM. Depois, as duas Emissoras se habilitaram a novas concessões de FM. Ainda nos últimos anos do Século 20, foi criada e implantada a Rádio Jovem Som/FM em Presidente Venceslau. Essa relação foi acrescida da Rádio Piratininga (depois Rádio-Cidade), com concessão cassada pelo DENTEL anos mais tarde e criação da Rádio Diário/AM, com denominação alterada para Rádio Globo/AM e Rádio Nova 99/FM, bem como geração das Rádios: Onda Viva, cuja concessão pertence à cidade de Santo Anastácio, Band/FM em Álvares Machado e Rádio Paster Nostri/FM em Pirapozinho. Também operou nessas mesmas condições, a Rádio Paulita de Regente Feijó. Aqui, torna-se necessário evidenciar o papel exercido pelos técnicos de manutenção de nossas Emissoras, a fim de evitar toda e qualquer paralisação em suas operações diárias. De maior evidência, alguns que já partiram como: Henrique Dias (Presidente Venceslau), Geraldo Alexandre (Presidente Bernardes), Orlando Mazarelli (Presidente Prudente) e por vários anos até os dias atuais, com atuação das mais eficientes, os veteranos Técnicos: Ary Lobrito e Ciro Martins.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário