domingo, 16 de agosto de 2015

"Café poético" em festa com a realização do 100º Encontro da Poesia no Matarazzo !

ESTA FOI UMA CELEBRAÇÃO MUITO ESPECIAL NO CENTRO CULTURAL MATARAZZO, EM PRUDENTE.

No mês de Agosto - em comemoração ao 100º Encontro com a Poesia - os organizadores do evento foram
prestigiados com a presença do Presidente da Sociedade Livres Pensadores, Prof.José Roberto Morabito.
O café deste evento representa um dos atrativos mais esperados entre poetas, escritores,  visitantes e convidados especiais. Telma Aparecida Mendes é a Coordenadora e Anfitriã.

UMA EXALTAÇÃO À POESIA E À LITERATURA !
Onze anos se passaram. Depois de Outubro de 2004, mensalmente poetas e
Escritores Anônimos se reúnem para celebrar a Poesia, independente de sua
forma, fundo ou conteúdo. O "Café Poético"agora tem seu momento histórico.
O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura.
---------------------------------------------------------------------------------

Presença indispensável do Pres.da
Assoc.Prudentina de Escritores,
Prof.Carlos Francisco Freixo.

O Encontro com a Poesia chega ao seu Centésimo evento; e mais uma
vez reúne pessoas de sensibilidade e competência, amantes da Poesia e
do convívio com outros escritores. Muitas historias já foram revividas !
AQUI, TODOS SE SENTEM À VONTADE PARA LER O QUE ESCREVEU.
      FREIXO:  ESTA FOI UMA PARCERIA QUE.DEU CERTO !
AQUI EXISTE DESCONTRAÇÃO À TODA PROVA.
 Este encontro, tornou-se mais valorizado com a presença de ilustres e conhecidos mestres, que fazem deste evento mensal um acontecimento cultural da mais alta expressão. Além da agradável convivência.
                                                 
   O "Café Poético" realizado tradicionalmente no 2º Sábado de todos os meses,conta sempre com a   participação de intelectuais. Dentre os visitantes, o consagrado jornalista e escritor Audálio Dantas
                                                    -----------------------------------------
No 2º Sábado deste mês (dia 08 de Agosto), o "Encontro com a Poesia" chegou ao seu centésimo evento. Mais uma vez reuniu pessoas amantes da poesia e do convívio com outros escritores. A "Galeria Takeo Sawada" - onde tem acontecido o evento nos últimos anos - esteve lotada, com um ambiente florido de   poesia e também de nostalgia. Para desanuviar o ambiente, dentre outros, se fez presente o Presidente da Sociedade de Livres Pensadores, Prof.José Roberto Morabito. E aí, foram relembrados os encontros e desencontros. Das noites de Sábados no Brasão Palace Hotel nos idos de 2004. Das encomendas de pizzas e da participação - muitas vezes inesperadas - de fregueses que mal sabiam o que estava acontecendo naquele local. Mas que em sua maioria, não poupavam aplausos às poesias lidas ou interpretadas pelos participantes. Foram muitas as histórias revividas; e tanta gente passou nesse período, que surgiu a ideia que se frutificou com as sementes plantadas. E assim nasceu a Associação Prudentina de Escritores (A.P.E.), com o "Café Poético", uma verdadeira sociedade dos poetas vivos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, a Associação Prudentina de Escritores promove todos os meses o Encontro da Poesia, com o célebre e tradicional "Café Poético". Além desse evento, seguem-se no Centro Cultural Matarazzo, o "Sarau Solidário" no 3º Sábado do mês (com início às 19h30), além de outros empreendimentos como: o "Salão do Livro" e o "Concurso Literário" que trazem para o nosso meio e ao mesmo tempo contribuem para o descobrimento de novos talentos, como: Escritores, Poetas e Romancistas. O Prof.Carlos Francisco Freixo, que é o Presidente da Associação Prudentina de Escritores afirma que "o Encontro com a Poesia" passa a ser o momento privilegiado para cada um de nós na percepção do talento de pessoas sensíveis e solidárias. Um encontro de reflexão, produção, conhecimento e amizade. Como diria nosso querido Mestre Benjamim Resende: "uma Presidente Prudente com sua paisagem humana".

É o Professor Freixo quem diz: "Não sei se foi o 1º Prudentino a publicar seus textos em 1960. Mas Ratib Buchalla firmou o propósito de deixar registrada sua percepção da vida através de seu olhar, deixando-nos uma herança e ao mesmo tempo seus pensamentos, sua arte, bem como nosso desejo de também vermos os nossos poetas. Nossos escritores compartilhando sua percepção de uma vida, que mantém seu dinamismo a cada ano, a cada década, a cada virada do século".  Desta maneira, depois de algumas ações que percorriam de modo ainda tímido na nossa Literatura Prudentina, o "Encontro da Poesia" permitiu que nos encontrássemos de modo mais regular, contribuindo para nossa motivação mais intensa. Troca de ideias, estudo mais regular, projetos em conjunto; e a percepção de tantos escritores em nossa cidade, que passaram a produzir de um modo mais intenso; a fazer suas publicações (ainda de modo pessoal); e a contribuir com a manifestação cultural que mais tem crescido em nossa região. Deste modo, passaram-se 11 anos e vemos resultados bem concretos.

Concluindo seu testemunho, diz o Prof.Carlos Francisco Freixo: Tivemos em 2009 a retomada do Concurso Literário de Presidente Prudente. Só 2 Edições aconteceram anteriormente - em 1994 e 1997 - e ainda em 2009, os Escritores concretizaram o sonho de se organizarem definitivamente, sendo fundada a Associação Prudentina de Escritores. Já no ano de 2010, a A.P.E. inicia mais uma ação literária, com o "Sarau Solidário".Sempre com um tema a cada Sarau, chegando a este momento com o 73º e participação de inúmeros parceiros, das mais variadas artes - acentua.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 

2 comentários:

  1. Maravilhoso, um evento que deve ser sempre comemorado e reconhecido! (Jotacê Cardoso)

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria jornalística! É aquele registro necessário que demonstra que a arte tem sido feita, organizada e busca compartilhar tanta percepção com aqueles que buscam na arte aquele momento especial de sensibilidade e atenção à dinâmica de um mundo sempre a ser renovado.

    ResponderExcluir