sábado, 12 de setembro de 2015

Antonio Renato Prata (85 anos) é o mais novo "Cidadão Prudentino" !

 Em comemoração aos 98 anos de fundação de Pres.Prudente, a Câmara Municipal presta homenagens.

Sessão solene presidida pela Vereadora, Alba Lucena Fernandes Gandia.

ANTONIO RENATO PRATA, O GRANDE HOMENAGEADO NA FESTA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE.



O homenageado e o autor do Decreto, Vereador Izaque José da Silva.




Todos os oradores ressaltaram a atuação do grande e benemérito empresário rural Antonio Renato Prata. Não só no âmbito da Assistência Social, como também no setor da Agropecuária; como referência nacional e internacional no criatório de bovinos de raças de excelência do rebanho brasileiro, em Pres.Prudente/SP.


           Com o título de "Cidadão Prudentino"- outorgado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente - o Sr.Antonio Renato Prata reúne sua família para uma foto histórica, como lembrança de um dia em que foi
homenageado e reconhecido por todos os méritos pela sua contribuição ao desenvolvimento do município.
                                                                ------------------------------
Presidente Prudente que caminha para o seu 1º Centenário em 2017 é destaque na pecuária brasileira como um dos maiores centros criatórios de bovinos e equinos. Daqui saíram os nomes mais expressivos de consagrados criadores que conquistaram respeito e admiração do mundo inteiro; alguns ainda em nosso convívio. Como é o caso de Antonio Renato Prata - o Pratinha - para os mais íntimos, que tem história e fez história, pois nasceu na cidade de Paulo de Faria/SP e com a morte do pai (em acidente quando se dirigia para o RS), mudou-se para Uberaba/MG. Estudou inicialmente em Campo Florido (Colégio Pe.Júlio) e depois cursou o Ginásio e o Colégio Diocesano; prestou Vestibular e ingressou na Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do RJ, onde se formou em 1952, aos 22 anos de idade. Como Agrônomo foi convidado por Rubico de Carvalho para trabalhar em Barretos/SP, onde se estabeleceu no comércio de rações e suplementos minerais. Casou-se com a Sra. Maria Carmelita Coimbra em 1960 e a convite do sogro Ruy Coimbra, mudou-se para Presidente Prudente em 1963, onde constituiu família e exerce suas atividades no setor agropecuário e reside até os dias atuais.

Antonio Renato Prata além de conceituado criador e extraordinário chefe de família, ostenta o Grau de Pioneirismo numa das maiores Festas de Rodeios do país: Barretos. Foi lá, que depois de atuar no meio rural e no comércio, recebeu convite para ingressar no Clube "Os Independentes", onde foi Presidente da Comissão Organizadora dos Rodeios. Pouco tempo depois, uma nova eleição o fez Presidente da  1ª Diretoria que organizou a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, hoje a maior referência em eventos dessa natureza, realizada todos os anos como raro brilhantismo. Mas há também momentos de tristeza e comoção na vida do mais novo "Cidadão Prudentino": a morte trágica em acidente aéreo de seu filho Guilherme Prata, que deixou uma lacuna impreenchível, não só para a família, mas também para a maior parte da população de Presidente Prudente e região.

Com o filho Guilherme, em vida, "Pratinha" viajou para a Austrália em 2009, onde foram conhecer um novo rebanho que tinha as características que eles desejavam. O Nelore Mocho adotado em 1965 necessitava de melhor padronização e essa era a principal finalidade dessa viagem, visando o melhoramento genético do rebanho até os dias de hoje. Atuando nas atividades agropecuárias, Antonio Renato Prata tem o apoio da esposa, Sra.Maria Carmelita, da filha Renata e da nora Adrianny Prata, além dos netos: Theodoro, Isadora e Isabela, futuros responsáveis pela organização e controle do rebanho de propriedade da família. A pecuária brasileira movimenta milhões e é considerada uma das mais importantes do Brasil e do mundo; e nesse aspecto Presidente Prudente é uma região que vem contribuindo decisivamente para alcançar seus objetivos.  
  
NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário