segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O idoso dos dias atuais tem a assistência que se faz necessária? Conheça o Lar São Rafael !

           A INSTITUIÇÃO FUNCIONA EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP, DESDE O ANO DE 1.963



 COM PEQUENA AJUDA DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, APOIO DA COMUNIDADE E DE
ALGUNS EMPRESÁRIOS, O LAR SÃO RAFAEL SOBREVIVE HÁ 52 ANOS.(Irmã Blanca Cortez).


         À entrada do Lar São Rafael se vê inúmeras obras. Uma delas é a Academia para os idosos.
As primeiras referências ao LAR !
    O LAR SÃO RAFAEL ATENDE 84 IDOSOS DA CIDADE.
A maior parte da ajuda financeira é oferecida pela comunidade local.
 A COMUNIDADE EM GERAL RECONHECE O GIGANTESCO TRABALHO DAS IRMÃZINHAS

IMPORTANTE AJUDA DE PESSOAS VOLUNTÁRIAS
Ruth Mattos - que aparece ao lado da Irmã Cláudia - presta serviços ao
Lar São Rafael como Voluntária há mais de seis meses. Ela é diarista em
duas residências, e nas horas vagas se dedica a prestar ajuda. Com isso,
ela se sente realizada e procura prestar assistência quase todos os dias.
Figura popular da cidade:"Pente Fino"
 O NOVO SALÃO DE FESTAS
A obra terá dois pavimentos.


Uma tela gigantesca e outras peças artesanais, confeccionadas p/presentear
Como forma de reconhecimento e agradecimento ao Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo e outras personalidades.

 Para o médico homenageado e os integrantes do Grupo da 3ª idade,a confraternização foi um dia de festa !
Esta tela gigantesca - de 1,30 m.de largura x 1 m.de altura foi especialmente confeccionada pela Artista Plástica Nilza Fumagalli, como homenagem  do Grupo "VIVA FORTE" ao médico Prof.Dr. Luís Gobbo.
                                                     -----------------------------
A imagem do idoso no Brasil de hoje é outra! A expectativa de vida, segundo pesquisas dignas de crédito vai além dos 80 anos e é uma população superior a 26 milhões de habitantes. O Dia do Idoso - instituído pela Organização das Nações Unidas - e a implantação do Estatuto serviram para demonstrar (de forma comprovada) que a qualidade de vida e saúde melhorou substancialmente. Em Presidente Prudente, uma instituição religiosa presta assistência aos idosos há mais de 50 anos. Trata-se do LAR SÃO RAFAEL, sob a responsabilidade da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, que funciona desde 1963 à Rua Joaquim Nabuco, 1.670. Irmã Blanca Cortez é Superiora da Ordem de Santa Tereza de Jesus Jornet há 5 anos; e a comunidade que ela dirige é representada por oito Irmãs. Os beneficiários (Aposentados), são constituídos por 84 pessoas entre homens e mulheres na faixa etária acima dos 60 anos, com ampla assistência. A mais idosa chegou aos 104 anos de idade e faleceu no ano passado.

Ao nos receber, gentilmente, irmã Blanca adiantou que o Lar São Rafael sobrevive graças à ajuda humanitária da população e de alguns empresários locais. Mas para manter as despesas - que são muitas - é preciso geralmente recorrer à promoção de eventos, a fim de compensar os recursos consignados do Governo Federal, Estadual e Municipal. A área construída do Lar é representada por aproximadamente 3.000 m2 e já são insuficientes para atender às necessidades da Instituição. Por isso, está sendo construído um Salão de Festas para complementar o que já existe de edificação no local: 28 quartos - com 3 camas - para alojar 60 homens e 24 mulheres em outros alojamentos, além das demais dependências, incluindo o Refeitório. O Atendimento das pessoas necessitadas é realizado por várias equipes de trabalho, com assistência médica, enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga, contabilidade, assistência técnica e social. Existem também salas de jogos e uma Academia para exercícios, lazer e recreação.Para concluir: "temos confiança na Divina providência e na população prudentina que nos apoia, num ato de solidariedade e confiança que sempre nos foi confiado" - disse Irmã Blanca Cortez.

Na Semana do Idoso - comemorada em vários pontos de Presidente Prudente - o Grupo da 3ª idade que frequenta a Academia ASA da FCT/Unesp, decidiu promover um "Encontro de Confraternização", a fim de homenagear alguns colegas e a Equipe do Titular, Dr. Luis Alberto Gobbo. A festa muito bem organizada, reuniu todos os integrantes do Projeto "Viva Forte" que tomaram a iniciativa de produzir uma série de trabalhos artesanais para presentear o Professor e também alguns componentes do Grupo: a mais idosa, Maria Aparecida e a mais dedicada, Hilda M.L.Dominato. Para justificar a prestação dessas homenagens, elaboraram crônicas, poesias e músicas especialmente para o momento festivo. Para surpresa geral, uma das componentes (Nilza Fumagalli), produziu um belo trabalho representado por uma tela de 1,30 x 1,00 m, que foi entregue - juntamente com um Cartão de Prata - ao Prof.Dr. Luís Alberto Gobbo, responsável pelo êxito em suas atividades no campo profissional e assistencial de Educação Física, como homenagem de todos os componentes do Grupo.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário