segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Professor Emérito da Unesp recorda importantes episódios da história da AGB - Pres.Prudente !

    PROF.DR.MARCOS ALEGRE (91 ANOS), VEIO PARA PRES.PRUDENTE NO ANO DE 1963.

Nascido em Piracicaba/SP no dia 08 de Agosto
de 1924 é formado pela USP, desde o ano de 1957
Desde 2004 reside neste Condomínio Residencial,
localizado no Jardim Paulista (próximo ao Tenis Clube).


No dia 06 de Setembro de 2010, tornou-se Professor Emérito da UNESP.
Foi Diretor da FCT de 1986 a 1990.

           NUMA DAS ÚLTIMAS INAUGURAÇÕES COM A PRESENÇA DO REITOR DA UNESP  (PROF.DR. JÚLIO CÉZAR DURIGAN), O COMPARECIMENTO DO PROF.MARCOS ALEGRE FOI MUITO IMPORTANTE.
Em 2014, o Professor Marcos Alegre comemorou a passagem dos seus bem vividos 90 anos, na residência do casal,
Antonio Nivaldo Hespanhol e Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, ambos docentes da FCT/Unesp. Também
participando dessa celebração especial inúmeros colegas, incluindo a presença do saudoso Prof.Alvanir de Figueiredo.

       A COMEMORAÇÃO FESTIVA ALEGROU O QUERIDO MESTRE E DOUTOR  MARCOS ALEGRE.

O bolo comemorativo aos 90 anos do querido Professor , foi um gesto
altamente nobre da Professora Doutora Rosângela Aparecida de
Medeiros Hespanhol, que jamais será esquecido. Também presentes
inúmeros amigos e colegas de muitas jornadas na FAFI, IPEA e FCT.
----------------------------------------------
O gesto do casal foi uma surpresa
das mais agradáveis para até hoje.  
A fisionomia do Professor diz tudo. 

 UMA VIDA INTEIRA DEDICADA AO ENSINO: ELE TEVE PAPEL DECISIVO NA AMPLIAÇÃO DO Nº DE CURSOS, SENDO IDEALIZADOR DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA NA FCT/UNESP.

Através das Universidades Públicas ou Privadas, Escolas e entidades governamentais e particulares, a região de Presidente Prudente tem dado excelente contribuição à cultura e ao desenvolvimento nacional. O índice educacional está em constante evolução, o que facilita o aprendizado e principalmente o acesso da nova geração brasileira em busca de novos conhecimentos. Mas é importante evidenciar a atuação dos Professores, dentre os quais, o Prof.Dr. Marcos Alegre, hoje, nos seus 91 anos de vida e uma experiência exemplar. Desde que chegou a Presidente Prudente em 1963, teve um papel decisivo na ampliação do número de cursos na pioneira FFCL (FAFI), IPEA e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Foi o idealizador e organizador do curso de Engenharia Cartográfica - único no Estado de São Paulo - com 38 anos de existência (Ref.Nacional e Internacional) e mais uma vez classificado como 5 Estrelas pelo "Guia do Estudante/2015". Ao mesmo tempo está sendo comemorado o 40º Aniversário de implantação da AGB - Presidente Prudente, uma entidade que congrega os maiores Geógrafos brasileiros. Nesse caso, o Prof.Marcos Alegre também exerceu papel preponderante ao promover o I Encontro Nacional da AGB, em Julho de 1972 . Dois anos antes, ele foi Consultor - segundo diz o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp e Presidente da ANPEGE. 

Nascido em Piracicaba/SP no dia 08 de Agosto de 1924, Marcos Alegre se tornou Formando pela USP através do Bacharelado e Licenciatura, em 1957. Em seguida fez especialização na Universidade de Paris. O curso é de Geografia. Casado em 1959, teve sua 1ª aula no dia 03 de Maio de 1959, no mesmo em que se implantou em Presidente Prudente, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI); depois IPEA e FCT/Unesp.  Diz o Professor Eliseu Savério Sposito em postagem na Internet: "Muitos professores vieram; e entre eles, Marcos Alegre que lecionou Cartografia e Topografia. Ele foi Coordenador do 1º Encontro Nacional de Geógrafos  da AGB". Marcos Alegre - acrescenta Savério - apresentou-se como Professor Titular na FCT. Foi credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, de 1988 a 2004 e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, de 1997 a 1999, além de ter sido credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Organização do Espaço do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro/SP), de 1976 a 1991". E mais: "A fotografia aérea de Presidente Prudente, deixada pela Terrafoto ainda hoje adorna a parede do Docente II".

Num testemunho que foi dado durante conferência pronunciada na X Semana da Geografia na FCT/Unesp, o Professor Emérito, Marcos Alegre citou o nome do Prof.Dr.Armen Mamigonian (UFSC/USP), como  responsável pela implantação da AGB/Prudente, uma das maiores conquistas para os Geógrafos da antiga FAFI, que passou então a ser olhada com maior respeito. Para esse Encontro eram esperadas cerca de 150 pessoas. Vieram mais de 800 participantes, mesmo não sendo Geógrafos. Houve tb participação de 22 órgãos governamentais, inclusive do Serviço Geográfico do Exército, Marinha e Aeronáutica. Na época houve críticas ao Governo da República por construir a Transamazônica, sem qualquer planejamento. Em razão disso, três Agentes do DOPS estiveram na Faculdade, onde abordaram o Coordenador para dar explicações e responder a um processo judicial. Felizmente - declara o Professor Marcos Alegre- uma alta patente do Exército testemunhou a favor do Coordenador. O processo foi arquivado e nada mais grave aconteceu". 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário