domingo, 8 de maio de 2016

Inundações e Queimadas: o maior flagelo da temporada na região de Pres.Prudente !

   Chuvas em excesso nos primeiros meses do ano 2016. No mesmo período, muitas queimadas ! 
O Prof.Dr. José Tadeu Garcia Tommaselli é quem responde pela
Meteorologia da Unesp, cuja estação funciona desde o ano de 1968.
As precipitações pluviométricas deste ano, totalizam 646,1mm.
(De Janeiro a Abril de 2016 somam-se 46 dias chuvosos).
Estação Meteorológica da FCT/Unesp.
As chuvas são sempre bem-vindas.
No Parque do Povo a coisa muda!
Ao cessar as chuvas de maior
intensidade, forma-se um "Arco Iris".
É sinal de que o tempo começa a
mudar, para maior tranquilidade dos
que se encontram em trânsito por
toda a região. Na cidade, ou nos
campos da Alta Sorocabana e
da Nova Alta Paulista.
 Cenas como esta têm sido frequentes no Parque do Povo, após chuvas de maior intensidade. O melhor
quando o tempo fica propenso à chuvas, é mudar o roteiro e evitar situações constrangedoras como se vê.
Na Zona Oeste da cidade, os incendiários vem agindo há muito tempo.
Tudo porque ninguém é punido. "Atear fogo é crime previsto no Código
Penal" (Artigo 250), sujeito a cumprir 6 anos de prisão, além de multa. 
Queimadas surgem de todos os lados.
Em pontos os mais diferentes, o fogo sempre aparece de forma inesperada.
Nos limites dos bairros São Lucas, São Matheus e São Judas Tadeu os
focos de incêndio aparecem com muita frequência, todos os anos.


     No entorno de Pres.Prudente as queimadas têm sido constantes, sem punição dos incendiários.

 Devido  ao forte calor das tardes, tornou-se comum atear fogo em terrenos baldios (sem a devida autorização), o que implica em prejuízos para os moradores, além de grave ameaça à Saúde Pública.                                                                   --------------------------
As condições na cidade de Presidente Prudente vem apresentando - desde 1968 - constantes alterações.   A Estação Meteorológica da Unesp faz o rastreamento diário; e os dados coletados são automaticamente enviados para o Radar Unesp, localizados em Bauru e Prudente. Daí, são elaborados Boletins Meteorológicos, contendo: Previsões de chuvas, temperaturas, umidade relativa do ar e condições do tempo, a nível nacional, estadual e regional. O Meteorologista José Tadeu Garcia Tommaselli (docente da FCT/Unesp) é quem coordena todos os trabalhos há muitos anos. Citando dados oficiais, ele nos disse que a menor temperatura deste ano ocorreu no mês de Abril, com 6,4ºC e a mais alta temperatura foi alcançada no mês de Fevereiro, com 35,9ºC. No período de Janeiro a Abril de 2016 as precipitações pluviométricas chegaram a 646,1mm, com abrangência de 46 dias chuvosos. Maior intensidade: Fevereiro com 273,6mm e a menor intensidade do período no mês de Abril, com 91,0mm durante 2 dias. Janeiro e Fevereiro, respectivamente, registraram 36 dias chuvosos, sendo 18 em cada mês.    

As queimadas provocadas por vândalos ou pessoas irresponsáveis ocorrem com muita frequência na periferia de Presidente Prudente e também no meio rural. Os Bombeiros - em determinados períodos - são chamados constantemente para combater o fogo, de pequenas ou grandes proporções. Ao mesmo tempo que a população sofre as consequências da fumaça aspirada involuntariamente, os efeitos dessas queimadas incendiárias colocam em risco a saúde dos moradores vizinhos. Como prevenção é bom citar o Código Penal (Artigo 250), que diz: "Atear fogo é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Além de multa, o Infrator pode ser autuado com base nas Leis de Proteção Ambiental, com a pena de 3 a 6 anos de prisão". Em relação ao ano anterior, os focos de queimadas na região de Presidente Prudente foram além de 113% e são atribuídos à vegetação seca, estiagem e umidade relativa do ar; o que aumenta os riscos para a comunidade. De um total de 271 casos - de Janeiro a Abril de 2015 - o aumento para o mesmo período de 2016 foi além de 330 casos comprovados nesta região. O IMPE registrou 592 focos a mais de queimadas ao longo dos últimos 4 meses no Estado de São Paulo.

No decorrer dos anos, a menor temperatura verificada na região de Presidente Prudente data de 1968, quando os termômetros registraram 1,8ºC e a temperatura mais alta em 1975, com 39,3ºC. Em 2010, o índice pluviométrico foi de 1.650mm; e no ano seguinte o pico alcançado pelas chuvas foi de 2.125mm, com 296,6mm no mês de Fevereiro. Em 2012, precipitações pluviométricas de 1.237mm; no dia 24 de Julho (o mais chuvoso do ano), com 299,4mm e temperatura mínima de 3,4ºC no dia 17/12/2012. Nos primeiros quatro meses de 2014 o índice de precipitações foi de 546,6mm; em 2015 - 547,8mm e 646,1mm em 2016. As chuvas de maior intensidade vem provocando danos consideráveis em vários municípios da região. Começando por Presidente Prudente que se vê ameaçada constantemente pelas intempéries.Com a expansão da malha asfáltica e deficiência das redes pluviais e elevada carga de detritos e resíduos do lixo, as águas se acumulam. Especialmente no Parque do Povo - a maior área de lazer e recreação da cidade - transformando-se num imenso lago, inundando-o todas as vezes que ocorrem chuvas de maior intensidade.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário