domingo, 29 de maio de 2016

Seminário Menor de Pres.Prudente- único no Brasil - comemora seu "Jubileu de Ouro" !

São decorridos mais de 50 anos, desde que foi criada e instalada a Diocese de Pres.Prudente - SP
Aspecto geral dos últimos 50 anos na Diocese de Presidente Prudente.
Pela Bula Papal de João XXIII foi nomeado o 1º Bispo: Dom José de
Aquino Pereira, tendo como sucessor Dom José Gonçalves da Costa.
  Na sequência, outros 3 Bispos:
 D.Agostinho Marochi;D.José Maria  e D.BeneditoGonçalves dos Santos.
   A Diocese de Presidente Prudente/SP- foi implantada em 16 de Janeiro de 1960. Já o Seminário Menor
  e Propedêutico "Nossa Sra.Mae da Igreja" teve sua pedra fundamental lançada em 19 de Março de1966.

Aqui, na área urbana de Presidente Prudente a localização das obras do Seminário Diocesano/Via Satélite.
Dom Benedito Gonçalves dos Santos - atual Bispo Diocesano - assumiu a
Titularidade da Diocese de Presidente Prudente, no dia 17/Agosto de 2008.
Antes, o comando da Diocese foi entregue a Dom Antonio Agostinho
Marochi (1976/2002) e Dom José Maria Libório Camino Saracho(2002/2008).
   Antecessores de Dom Benedito:
Dom Antonio Agostinho Marochi
e Dom José Maria L.C. Saracho. 
 Originários do Seminário Diocesano de Pres.Prudente, foram consagrados dois Arcebispos.
Dom Maurício Grotto de Camargo a exemplo de Dom Sérgio Castriani é
atualmente Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Botucatu
Sua trajetória começou em Presidente Prudente, onde nasceu. Ele foi:
Coroinha, Seminarista, Presbítero, Bispo Diocesano e Arcebispo. 
Dom Castriani, Arcebispo de Manaus.
Mons.Miguel Valdrighi ex-Reitor (2x). 
O SEMINÁRIO MENOR DE PRESIDENTE PRUDENTE É ÚNICO EM TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO !
Aqui, os mais novos Seminaristas - ao lado do atual Reitor Pe.Gerisvaldo Silva Viana - colegas e outros dirigentes. 

"Eis-me aqui!" foi o documentário especialmente produzido por uma Equipe de Alunos e Jornalistas da FACOPP/UNOESTE  para comemorar o "Jubileu" - Direção de Roberto Mancuzo Jr e Thaisa Bacco.
Ao lado de Dom Benedito, o Bispo Emérito Dom José Maria L.C.Saracho
fala ao público,comemorando o"Jubileu de Ouro"do Seminário Diocesano.
 Equipe de Jornalismo e plateia.
Dom Benedito Gonçalves dos Santos, agradeceu a presença e o apoio da comunidade por todos esses anos - desde
Janeiro de 1960 -  até os dias atuais. "Sem esse desprendimento, dificilmente alcançaríamos nossos objetivos". 

--------------------------------------------------

O Seminário Diocesano Menor e Propedêutico Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente, tem uma longa história: mais de 50 anos - desde o lançamento de sua pedra fundamental em 19 de Março de 1966 pelo 1º Bispo da Diocese, Dom José de Aquino Pereira, de saudosa memória. A Diocese foi criada pelo Papa João XXIII, conforme a Bula "Cum Venerabilis". A nomeação de Dom José de Aquino verificou-se no dia 26 de Março do mesmo ano. Sua permanência como Titular da Diocese ocorreu até o ano de 1968, quando se transferiu para a Diocese de S.J.do Rio Preto. Sucedendo o Bispo Pioneiro vieram: Dom José Gonçalves da Costa, promovido como Arcebispo de Niteroi (falecido); Dom Antonio Agostinho Marochi; Dom José Maria Libório Camino Saracho e finalmente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, atual Bispo Diocesano. Como Reitores do Seminário: Pe.João Goetz; Mons.Expedito Pereira Cavalcante; Mons.Miguel Valdrighi; Pe.Paulo Valeriano de Souza; Pe.Umberto Laércio de Souza; Mons.Miguel (2º mandato) e atualmente, Pe.Gerisvaldo Silva Viana. A Diocese - desmembrada de Assis em 1960 - tem jurisdição sobre 28 municípios da região de Presidente Prudente, com mais de 50 Paróquias. Conta com 75 Sacerdotes (ordenados), 1.200 Coroinhas, mais de 2.500 alunos e atualmente cursando o Seminário Menor, 18 Seminaristas.  


   A comemoração alusiva ao Ano Jubilar começou em Maio do ano passado, lembrando que por se tratar de um Seminário Menor e Propedêutico é considerado "único" no território brasileiro, segundo diz o Ecônomo, Pe.Éverton Aparecido da Silva. Como se recorda, ao ser inaugurado, o Seminário contava com a participação de 52 Seminaristas, provenientes da antiga Diocese de Assis em 1960. Os Reitores que atuaram desde então, enfrentaram sérias dificuldades para realizar seu trabalho a frente do Seminário. O próprio Bispo Diocesano, fundador do Seminário (Dom José de Aquino Pereira), saiu pessoalmente, batendo de porta em porta em busca de ajuda, principalmente materiais de construção para edificar a nova sede do Seminário, que hoje é uma das maiores do país. Também houve sérios problemas para a manutenção e principalmente assistência aos novos Seminaristas. Cada Reitor designado para dirigir a Instituição agiu de acordo com sua vontade. Com o indispensável apoio da comunidade, cada um assumiu suas responsabilidades por mais, ou menos tempo, até alcançar os dias de hoje.

As celebrações voltadas a difundir as vocações de vida religiosa do Ano Jubilar, iniciadas em Maio de 2015 tiveram ampla repercussão, graças ao apoio da comunidade católica da cidade e toda a região e também dos meios de comunicação: Rádio, Jornais, Televisão e Redes Sociais. Agora, quando se completam os trabalhos de divulgação, torna-se possível uma rápida avaliação, admitindo que tudo contribuiu para o êxito de mais esta missão. Para assinalar esse empreendimento, basta dizer que as solenidades do "Jubileu de Ouro" se concentraram no período de 16 a 28 de Maio, com o lançamento do livro "Seminário: História e Memória", cujos autores são o Pe.Expedito Pereira Cavalcante (2º ex-Reitor),coadjuvado pelo Cel.Carlos Amaral da Silva. O lançamento ocorreu no dia 26/Maio-20hs-no Auditório do Seminário Diocesano. No dia seguinte - 27/Maio-19h30- na Sala de Cinema "Condessa Filomena Matarazzo, no Centro Cultural: Lançamentodo Videodocumentário "Eis-me aqui", com Direção dos Jornalistas: Roberto Mancuzo Junior e Thaisa Bacco. No encerramento das celebrações: Missa  Solene -dia 18/Maio-10hs- na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (anexa ao Seminário). De Parabéns, seus organizadores e participantes !


NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário