quarta-feira, 13 de julho de 2016

Erbella - 81 anos - uma vida inteira dedicada à comunidade venceslauense !

Este é o último livro de Erbella.
 Editora: Artes Gráficas Pedriali Ltda.

-------- Lançamento inédito em Presidente Venceslau/SP-----
Inocêncio Erbella - filho de imigrantes - nasceu 14 anos após a fundação
da cidade, ou seja: no dia 11 de Julho de 1935 e se revelou como um
maiores políticos e administradores públicos, além de Escritor.  
 Nas festividades, nos acontecimentos sociais, nos palanques ou em qualquer lugar ele é sempre requisitado!

Transformando "Rabiscos
Históricos" num grande
livro com quase 700 págs,
Erbella acaba de lançar:
PRESIDENTE VENCESLAU
NOSSA TERRA,NOSSA
GENTE, como um dos mais
importantes documentos
da atualidade regional.
         O LIVRO ORA LANÇADO É UM DOS MAIS COMPLETOS !
Esta é a 2ª Edição, fartamente ilustrada.
Orador eloquente, Erbella é o
principal convidado em eventos
realizados na cidade e região.
Sua experiência no campo social
e político o transformou  num
dos mais autênticos Líderes da
região de Presidente Prudente em
todo o extremo oeste paulista.  






Nos momentos de alegria ou tristeza, Inocêncio Erbella sempre foi ouvido.
Em nome da população de Presidente Venceslau, homenagens póstumas
ao saudoso Prefeito Tufy Nicolau, no Cemitério Municipal da cidade.
Ao lado da companheira de todas as
horas, Profª.Alayde Custódio Erbella.
Palavra fácil e texto dos mais abalizados
Prefácio: Raymundo F.de Oliveira.
HOMENAGENS EM PRUDENTE 

Vereador,Vice e Prefeito de Presidente Venceslau (3 gestões),Deputado e Secretário de Estado:   Formado em Ciências Jurídicas p/TOLEDO, especialista em Problemas Brasileiros, Vice-Diretor da FAFIPREVE e Diretor da Faculdade de Direito/UNOESTE, Erbella (além de sua atuação política), foi Escrivão de Polícia, Presidente da APAE/PV e fundador da Academia Venceslauense de Letras - A.V.L. -                                                          --------------------------------------------------------
Presidente Venceslau é uma cidade que tem história. Nasceu com o avanço dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana em 1921. Seus primeiros habitantes vieram de fora. Especialmente imigrantes portugueses, espanhóis, alemães, italianos e de outras origens. Inocêncio Erbella nasceu 14 anos depois. Filho dos imigrantes Xisto Erbella e Maria Fernandes que chegaram ao Brasil, em 1929. Quem faz o relato é outro conhecido e famoso poeta e escritor: Raymundo Farias de Oliveira, genuinamente brasileiro pois nasceu no Cariri/Missão Velha, Estado do Ceará. Embora residindo atualmente na Capital do Estado foi também morador de Caiuá e Presidente Venceslau - e até candidato a Prefeito - em certa ocasião. É ele quem assina o Prefácio deste novo livro de autoria de Inocêncio Erbella (em sua 2ª.Edição), intitulado: PRESIDENTE VENCESLAU - NOSSA TERRA NOSSA GENTE. O livro fartamente ilustrado é constituído por aproximadamente 700 páginas e representa um empreendimento pioneiro e arrebatador.

No início desta semana, ao completar seus 81 anos de vida em convivência com sua família e a comunidade de Presidente Venceslau, Inocêncio Erbella nos presenteou com a nova edição de seu livro, que é um autêntico resgate histórico. Não só de Presidente Venceslau, mas de toda a região de Presidente Prudente, incluindo o Pontal do Paranapanema. Em relação à Edição anterior, foram acrescentadas mais 122 páginas. Os dados foram coletados no decorrer dos últimos 15 anos, tendo o autor recorrido às mais importantes fontes de informações da região e do Estado. Fatos históricos que envolveram a Alta Sorocabana foram recolhidos e reproduzidos em detalhes, com citação nominal dos personagens que viveram essa epopeia, até os dias atuais. Numa cidade como Presidente Venceslau (com "V" de acordo com a nova ortografia), o livro passa a ser considerado como importante fonte de informações, com dados históricos os mais atualizados.

O Livro que é uma preciosidade passa a fazer parte do Acervo Histórico, com 2 exemplares dedicados à Associação Prudentina de Escritores, por especial cortesia de seu autor, que acentua: "Não criei, nem escrevi nada de novo. Apenas coligi dados de jornais, revistas, livros, documentos oficiais, dissertações e teses apresentadas e defendidas por Mestres e Doutores. Versando sobre temas, que direta ou indiretamente tratam de fatos relacionados com a criação e o desenvolvimento do município de Presidente Venceslau, dos seus primórdios aos dias atuais. Li e recolhi dados de quase todas as obras que tratam da história dos Municípios da Alta Sorocabana. Consultei bastante os trabalhos de Celso Jaloto Ávila Junior (Santo Anastácio - História de uma Cidade) e José Carlos Daltozo (Martinópolis - sua história e sua gente). Os pioneiros ainda vivos, poucos se recordam dos fatos ocorridos nas esferas político-econômico e social. Lembram-se apenas daqueles que os envolveram diretamente nas labutas cotidianas. Os jornais publicados até 1939 - dos quais poucos exemplares resistiram ao tempo - eram radicais ao extremo. Prestavam-se unicamente a defender as ideias e interesses dos seus proprietários" - disse Erbella.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Um comentário:

  1. Parabéns ao Inocêncio Erbella por mais um filho. Um livro é como um filho, gerado no computador, após meses de pesquisas, vem à luz na gráfica escolhida para imprimi-lo. Parabéns também a Presidente Venceslau por ter sua história resgatada e registrada para as futuras gerações. Grato por citar meu primeiro livro como fonte de pesquisas.
    José Carlos Daltozo - Martinópolis - SP

    ResponderExcluir