terça-feira, 5 de julho de 2016

TG 02-064 comemora festivamente seus 70 anos de existência em Presidente Venceslau !

Este é o Cartão Postal que identifica a cidade de Presidente Venceslau.
É o terceiro município mais importante da região de Pres.Prudente - SP .
UMA SENTINELA AVANÇADA !
Nesta foto produzida por João Laércio dos Santos se pode comprovar o desenvolvimento urbano de Pres.Venceslau.
Recentemente, o TG 02-064 foi visitado oficialmente por três Generais !
Nas comemorações alusivas aos 70 anos de implantação, o Comando
Geral do Exército foi representado no ato solene realizado na manhã de
Sábado - dia 02/Julho - na sede da Corporação Militar. Também presentes,
inúmeras autoridades, atiradores, familiares, amigos e convidados.




.


 



                                                                                             O ex-Prefeito Inocêncio Erbella se fez presente, juntamente com o                                                                                  atual Prefeito Jorge Duran e do Vice-Prefeito, Osvaldo Melo.
Aqui, o desfile da tropa formada em honra às autoridades presentes.
Além dos novos reservistas que estão
concluindo o Serviço Militar pelo TG,
também desfilaram ex-atiradores de
outras importantes jornadas. 



Um gesto nobre da população de Presidente Venceslau foi representado pela coleta e doação de gêneros alimentícios, representados por 3,5 toneladas para distribuição. Foram contempladas: a APAE, ACAICA, APIM, Lar Aconchego, Vicentinos e outras Instituições existentes na cidade.                                                     -----------------------------------------
Presidente Venceslau se destaca como uma das mais importantes cidades do extremo oeste paulista, desde sua fundação em 1921. Mas nesse espaço de tempo, o que mais chamou a atenção da comunidade local foi a implantação do Tiro de Guerra, criado oficialmente no dia 04 de Julho de 1946 através da Portaria 9445, baixada pelo Ministro da Guerra e publicada no Diário Oficial da União (nº 146), de 06 de Julho do mesmo ano, que recebeu o nº 232 para sua identificação. No Livro "Rabiscos Históricos de Presidente Venceslau", seu autor, Inocêncio Erbella esclarece que as atividades do TG foram iniciadas em  15 de Fevereiro de 1947 sob o comando do então 1º Sargento de Infantaria, Manoel Macedo Falcão que foi o 1º Instrutor do TG. Nessa época estavam matriculados 38 atiradores, convocados das classes de 1925/1926. Os últimos sobreviventes foram: Adelino Garcia Ruiz e David Francisco Abegão. 

Inicialmente, o TG 232 de Presidente Venceslau funcionou num antigo prédio do Cine Central na Avenida D.Pedro II, locado à Prefeitura pelo cidadão Arthur Silva. Depois, transferiu-se para a Barra Funda e posteriormente para a Avenida João Pessoa. Anteriormente, na condição de Núcleo de Santo Anastácio, foi instalado defronte ao Venceslau Clube, à Rua Carlos Gomes. A prática de esportes pelos atiradores, chamava muito a atenção dos moradores - especialmente pelas características de sua desenvoltura  -equivalente ao futebol americano (com bola militar). Essa operação era realizada num campo abandonado, entre a Estação da EFS e a Avenida D.Pedro II, posteriormente ao lado dos Correios e Edifício Pioneiro. Para a juventude da época era um espetáculo de "degladiadores". Depois de constantes mudanças, o Tiro de Guerra 232 ganhou instalações próprias num amplo terreno de 6.400 m2 na Vila Festi, com o prédio construído pela Prefeitura na gestão Inocêncio Erbella, à Rua Felipe dos Santos, 203. Em 1974 na administração do Prefeito Manoel Rainho foi construída a residência do Instrutor, ocupada inicialmente pelo Sargento Valdomiro Manoel dos Santos e outros militares que posteriormente exerceram mandatos oficiais.

Desde sua fundação e até o ano de 2003 o Tiro de Guerra 02-064, com nova mudança numérica, formou 4.958 Reservistas de 2ª Categoria. No total geral dos 70 anos, passaram pelo TG, 5.600 Atiradores. O cargo de Diretor é sempre confiado à Chefia do Executivo Municipal. Por força da Lei, o cargo está confiado ao Prefeito Jorge Duran, até a conclusão de seu mandato, como já ocorreu com outros prefeitos. Pelas informações de nosso companheiro e eficiente colaborador, João Laércio dos Santos (Fotógrafo Profissional), o atual comandante do TG-02-064 é o Sargento da Arma de Infantaria, Lázaro Rocha, que dirige um contingente constituído por 50 Atiradores. Na Assessoria, ele conta com dois funcionários e recebe para o custeio de despesas, pequena ajuda financeira por parte da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau. No tocante à cerimônia de comemoração dos 70 Anos do Tiro de Guerra 02-064, o que surpreendeu foi o espírito de filantropia e solidariedade humana demonstrado pelos atiradores, seus familiares, amigos e empresários ao arrecadar 3,5 toneladas de gêneros alimentícios, distribuídos posteriormente às principais entidades carentes do município.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário