segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Religiosa lança livro que é o resgate histórico de uma família tradicional de imigrantes italianos !

Irmã Apparecida Crepaldi, que nasceu em Santo Anastácio e depois se
transferiu para Presidente Prudente escreveu um livro dedicado à família.

Lançamento bastante prestigiado.


A Família Crepaldi, reunida num encontro histórico em Pres.Prudente-SP. 
No livro que acaba de ser lançado no
Centro Cultural Matarazzo,a autora
Ir.Cidinha reuniu familiares e amigos
desde longa data. A obra com quase
200 páginas, relata a epopeia dos
antigos imigrantes. Em especial, as
famílias de sua origem: Crepaldi e
Trevisan -os imigrantes que vieram
da Itália - e se implantaram nesta
região desde o final do Século 19. 

O lançamento do livro "Lembranças e Emoções" despertou o interesse pelo resgate histórico, revelando o trabalho de pioneiros italianos que aqui chegaram e se fixaram na vida rural.

Prof. Carlos Freixo, da A.P.E.
O primeiro autógrafo de uma série.
Irmã Apparecida Crepaldi - uma dádiva de Deus - a serviço da coletividade.
Na vida religiosa, ela cumpre uma missão divina. Mas nunca se esquece da
cidade que a acolheu juntamente com sua família, unida e numerosa.
Irmã Apparecida e suas dedicatórias.


      No final,.muitos agradecimentos

Na história da Alta Sorocabana, as famílias Crepaldi e Trevisan deixaram sua marca registrada. Mas a vontade de Irmã Cidinha Crepaldi era documentar os fatos verdadeiros com amplos detalhes, do século passado até os dias de hoje.

                                                                   ------------------------------
"O livro é a história de uma família de imigrantes italianos que se radicou no Brasil no final do século XIX e se desenvolveu, cresceu e se multiplicou como tantas outras famílias de europeus que vieram para o Brasil, após a Lei Áurea que extinguia a escravidão no país". Este é o Prefácio do Livro "Lembranças e Emoções", produzido pela Irmã Apparecida Crepaldi, brasileira, natural de Santo Anastácio/SP e que abraçou a vida religiosa ao entrar no Convento do Priorado de Santa Escolástica em Sorocaba no ano de 1961. Depois, foi transferida para Presidente Prudente, onde na década de 80 assumiu a direção do Colégio Cristo Rei. Em 1986 foi Diretora do Colégio da Imaculada Conceição, em Itapetininga; e em 1987 assumiu a direção do Colégio de Sorocaba, o Santa Escolástica. Depois, voltou para Presidente Prudente - de 1988 a 1998 - dirigindo novamente o Colégio Cristo Rei, onde também celebrou seu Jubileu de 25 anos de vida religiosa, juntamente com os 60 anos do Colégio em 1997. Irmã Apparecida Crepaldi atuou e continua atuando em Araçoiaba da Serra, perto de Sorocaba. Mas também prestou serviços relevantes na Argentina, durante alguns períodos.

No livro - fartamente ilustrado - que acaba de ser lançado oficialmente no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente, Ir.Apparecida relata que seu avô (Carlos) nasceu em 1890 na Província de Rovigo, Região de Treviso/ Itália, de onde veio para o Brasil, tendo desembarcado com sua mãe e seus irmãos em 1894 no Porto de Santos/SP. Daí foram transferidos para São Joaquim da Barra. Por volta de 1920/23 a família se transferiu para uma Colônia Italiana na região de Presidente Prudente/SP. Mais propriamente em Ribeirão dos Índios, zona rural de Santo Anastácio. O avanço da ferrovia (EFS) foi o fator que favoreceu esse deslocamento para o extremo oeste paulista. Anos mais tarde, os Crepaldi se transferiram para Presidente Prudente, onde inclusive implantaram o 2º Curtume da região, nas proximidades do atual Museu Histórico Municipal. Carlos Crepaldi - o Patriarca da família - casou-se com Maria Zacharias aos 20 anos de idade, em 1911. Ela era brasileira e residia em Cravinhos/SP. O casal teve 13 filhos, dos quais, cinco falecidos.

A autora do livro que é Missionária da Congregação das Irmãs Beneditinas de Tutzing, acentua que seu pai faleceu em 1961, aos 44 anos de idade. "A 1ª.vez que ví televisão foi quando eu tinha 17 anos. Até então, a prioridade era ouvir Rádio, especialmente o "Repórter Esso". Em Santo Anastácio, crescemos e estudamos até terminar o Ginásio. Depois mudamos para Presidente Prudente no inicio de 1955. Lecionei o 1º semestre em 1958 na Escola Rural da Fazenda Caldeira e no 2º semestre fui para o Convento em Sorocaba.- anexo ao Colégio Santa Escolástica". O livro busca resgatar momentos comuns vividos por nossos antepassados - pessoas que nos lançaram na corrente da vida e nos estimularam a viver honesta e responsavelmente num mundo novo - e, ao mesmo tempo, sem perder de vista os valores que são necessários resguardar e que jamais perdem o valor. Valores, capazes de fazer valer a pena a nossa passagem por este planeta, lembrando-nos de que somos eternos, pois somos filhos do Deus Eterno - conclui o Editor da "História de uma Família - Lembranças e Emoções" pela Ir.Apparecida Crepaldi. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário