sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Hospital Regional do Câncer/HRC: Um ''sonho'' que se concretiza 20 anos depois !

Apoio decisivo na hora certa.
Calorosa recepção foi proporcionada
ao Secretário do Ministério da Saúde.
Na liderança: Maria Auxiliadora e Maria Bernardete Querubim.
Um projeto lançado há vinte anos já se transformou em realidade !
Atualmente, o HRC é qualificado como a maior obra social do Estado de SP.

Previsão para atendimento do HRC:
 Um milhão de habitantes !
O Ilustre visitante, Dr Rogério Luiz Zeraik Abadalla - Secretário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - encontrou  aqui, uma plêiade de empreendedores disposta a enfrentar todas as adversidades em prol dos mais necessitados.
---------------------------------------------------------------------------------------
    Informações úteis sobre o funcionamento da Fundação/HRC.
Na cerimônia de recepção às autoridades e visitantes, a primeira palavra
foi dada pela Gerente Hospitalar da Fundação HRC, Marli Moriya. Ela,
apresentou a todos os presentes o que tem a oferecer em termo de serviços.
A união de esforços por uma causa
justa que beneficia toda a comunidade
Esta, foi uma visita técnica a uma Instituição de Benemerência, que pela
sua importância na vida atual, merece todos os louvores pelo significado
desse empreendimento na área de saúde pública. A Fundação Hospital
Regional do Câncer foi uma das maiores conquistas  da atualidade. É obra
de 1º mundo, que deve ser reconhecida por todos. Especialmente, os que
buscam atendimento médico-hospitalar através do Sistema Único de Saúde.


Na Mesa Diretora, a palavra do Pres.
da Fundação,Antonio da Cunha Braga
A palavra do Prefeito Nelson Bugalho.
Os pronunciamentos e homenagens.

O Secretário Rogério Abdalla (representando o Ministro da Saúde),reconheceu o mérito dessa iniciativa !

     O Presidente do Hospital Regional do Câncer, Antonio da Cunha Braga; o Presidente do Conselho, José Hilário Pasquini e o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho concluíram pela outorga do Título de "Embaixador do HRC", ora conferido ao Ilustre Secretário do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, o que foi feito publicamente..
                                    ----------------------------------------------
A implantação do Hospital Regional do Câncer como Fundação, começou há vinte anos - e por todos os méritos - a iniciativa partiu de duas mulheres: a primeira, Maria Auxiliadora de Freitas Constantino (ex-1ª Dama) e Maria Bernardete Querubim. Esta última, comovida com o sofrimento que resultou na morte de seu esposo, Antonio Sérgio Querubim em decorrência de um Câncer. Aí, começou a luta sem tréguas pela instalação de um Hospital especializado, que só agora se concretiza. Dentre os precursores: Membros do Conselho Curador; Fundadores (entre os quais o ex-Delegado da PF, Roberto Gurgel de Oliveira; Dr.Antonio Plácido Pereira e Stanley Zaina. Presidente do Conselho: José Hilário Pasquini (Diretoria do HRC); Diretoria Executiva e Comissões de Juízes de Direito, Médicos e Engenheiros. Maria Auxiliadora foi a 1ª a participar da recepção ao Secretário do Ministério da Saúde nessa última visita técnica, como parte do processo de avaliação do pedido de credenciamento junto ao S.U.S. (Sistema Único de Saúde). O Secretário Abdalla se fez acompanhar do Coordenador Gilberto Alves Laranjeira, recepcionados na nova sede da Fundação Hospital Regional do Câncer/HRC (ao lado da Santa Casa de Misericórdia), na Avenida Cel.Marcondes, 2.380 - Vila Euclides - Presidente Prudente/SP.  

Numa ampla exposição, Josiane Salisso - da área de Recursos Humanos - apresentou minucioso estudo a respeito da abrangência do Hospital Regional do Câncer, recebendo atualmente centenas de pacientes, não só da cidade de Presidente Prudente, mas também de outras regiões e até Estados vizinhos, como o Paraná e Mato Grosso do Sul. O HRC tem uma estrutura de 14.000m2, com 8 pavimentos e 4 elevadores.Estacionamento para 99 veículos. Sua capacidade é de 132 leitos, sendo: 18 pediátricos, 10 de U.T.I. (Unidade de Tratamento Intensivo); 2 de iodoterapia e 4 para transplantes de medula. Campos irradiados: 31.649 (de Maio a Dezº de 2016). A Instituição conta com 23 consultórios multiprofissionais, 39 Poltronas de Quimioterapia (com 9 pediátricas), 2 Apartamentos "Day Clinic" e 2 salas de pequenas cirurgias. Detalhe importante: 46% dos pacientes da região, são atendidos em Jaú/SP e outros 48% em Presidente Prudente(6% em Barretos). O credenciamento ora pleiteado junto ao SUS, tem por principal finalidade o atendimento aos pacientes com tratamento oncológico.

O ato solene que marcou a presença do Poder Público junto à Fundação Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, registrou a presença - dentre outros - do Deputado Federal, Izaque José da Silva (PSDB), do Deputado Estadual, Ed Thomas (PSB) e do ex-Deputado Mauro Bragato. Em seu pronunciamento, o Presidente da Fundação HRC, Antonio da Silva Cunha Braga, enalteceu a presença do representante do Ministério da Saúde e anunciou que o custo mensal da Unidade é de 400 mil reais/mês. São 40 Atendimentos diários de Radioterapia; que poderiam abranger quase 2 milhões de pessoas. Mas também é necessário um investimento de 35 milhões para a conclusão dessa Unidade, o qual completaria o projeto para tratamento oncológico de uma vasta região, constituída pelos Estados de São Paulo e parte do Paraná e Mato Grosso do Sul. Trata-se de um sonho que se transforma em realidade, com o empenho da sociedade civil para manter essa Unidade Hospitalar em pleno funcionamento. Com o título de "Embaixador", o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, poderá fazer muito mais em prol dessa majestosa obra de benemerência.

  NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário