segunda-feira, 29 de maio de 2017

"Stress" é mais um tema avaliado pela Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente !

     No ano do Centenário da cidade, a manifestação dos Livres Pensadores.
Finalizando o mês de Maio, o convidado foi o Prof.Celso Sawaya Neves.
O tema desenvolvido pelo palestrante surpreendeu todos os participantes
A plateia feminina é sempre maioria.

Para o Stress existem vários tratamentos preventivos e curativos. Se forem
realizados em tempo, poderão trazer grandes benefícios. O melhor é recorrer
a um Profissional, logo que surgirem os primeiros sinais de Stress.
O palestrante questionou e agradou.
Mas tb fez algumas recomendações.
     ESTRESSE OU STRESS  ?  
As assembleias da Sociedade de Livres Pensadores são realizadas nos últimos Sábados de Janeiro a Novembro.
    Temas - os mais variados - são focalizados todos os meses no Anfiteatro 2 da FCT/UNESP.
 O teste está apenas começando. Confira algumas das perguntas formuladas e avalie sua posição !
Outros sinais e sintomas do Stress: Nem todas as questões foram aqui inseridas. Mas as principais, aí estão. 

Mais perguntas para avaliação.

  O que foi mostrado numa palestra reservada, agora se estende a todos os interessados, onde quer que estejam.(Prof.Sawaya Neves) 
Graduada em Psicologia - com licenciatura plena - Rosângela Zaminelli 
de Lima, foi eleita para presidir a Sociedade de Livres Pensadores para o
Exercício Administrativo de 2016/2017. A Instituição (sem fins lucrativos),
foi fundada em 27 de Outubro de 2004, sendo conduzida por voluntários 
que formam um grupo aberto, sem fronteiras.    
A pontuação virá logo em seguida.



Pelo brilhante desempenho na palestra que pronunciou, o Prof. Celso
Sawaya Neves recebeu um Certificado, entregue em nome da Diretoria
da Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente.  Com os  
agradecimentos em nome de todos os Diretores e Associados.
       Pontuação determinada !
Pelos resultados se conclui que o
Stress existe, pouco ou muito !

 Numa foto histórica (ao lado do palestrante Celso Sawaya Neves), os principais Diretores da Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente. Trata-se de uma sociedade conduzida        por voluntários e que não é  filiada a nenhuma sociedade municipal, estadual ou federal. 
                                                                     ----------------------------
De Janeiro a Novembro de todos os anos - desde Outubro de 2004 - a Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente promove Assembleias mensalmente, sempre nos últimos Sábados de cada mês, a partir das 16hs no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Em cada encontro, um (a) palestrante especialmente convidado (a). Os temas são os mais variados. Neste ano de 2017 (de uma forma mais diversificada) como parte das comemorações alusivas ao Centenário da cidade. Em Janeiro/2017, a palestra versou sobre "A constelação familiar e organizacional" por Marlene Marchesi; em Fevereiro: "As doenças como resultado dos nossos atos e pensamentos" por Sumaia Cristina Pereira; em Março: "Percursos de inocência à violência e seus desdobramentos" por Maria Angélica Bongiovani. Em Abril: "Saúde e homeopatia" por Édson Kuramoto e no último Sábado de Maio: "Stress nosso de cada dia"  por Celso Sawaya Neves.

Nosso palestrante convidado ref. Maio/2017 foi recepcionado pelos integrantes da Sociedade de Livres Pensadores na tarde do último Sábado (dia 27), no Anfiteatro II da Unesp, sendo apresentado pela Presidente  da Instituição, Rosângela Zaminelli de Lima.  O palestrante fez uma breve explanação sobre o tema, a começar pela expressão Stress ou Estresse - "Esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno".  O Prof.Celso Sawaya Neves lembrou que segundo a colocação dada ao estresse pelo médico austríaco Hans Selye em 1936, Stress é um esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras à sua vida e ao seu equilíbrio interno. Acrescenta que o Dicionário Aurélio define como "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar a homeostase". O Stress a princípio é fisiológico. Porém, o seu excesso e/ou a sua persistência acaba gerando distúrbios para o organismo.

Prof.Sawaya Neves explica como surge o Stress: Competitividade no trabalho; pressa; tensões; falta de material e meio apropriado; trabalhos repetitivos e outras situações, as quais estamos submetidos. Esses fatores - disse - desequilibram nosso sistema nervoso e físico, provocando estado de ansiedade. São indicadores do Stress: Queda da eficiência; ausências repetidas no trabalho ou nos compromissos; insegurança nas decisões; proteção na tomada de decisão; sobrecarga voluntária de trabalho (fuga); uso abusivo de medicamentos; eclosão ou agravamento de doenças . Fases do Stress: alarme; resistência; esgotamento. Sinais e sintomas: tremor; tensão muscular; cefaleia; úlcera; hipertensão; artrite; sudorese; irritabilidade excessiva; fadiga; pesadelos; alterações da memória; impotência sexual; insônia; boca seca; dificuldade na deglutição; problemas cardíacos; vista cansada; dores nos braços, coluna e pernas (lesão por esportes repetitivos).

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia   



Nenhum comentário:

Postar um comentário