Finalizando o mês de Maio, o convidado foi o Prof.Celso Sawaya Neves. O tema desenvolvido pelo palestrante surpreendeu todos os participantes |
A plateia feminina é sempre maioria. |
O palestrante questionou e agradou. Mas tb fez algumas recomendações. |
As assembleias da Sociedade de Livres Pensadores são realizadas nos últimos Sábados de Janeiro a Novembro. |
O teste está apenas começando. Confira algumas das perguntas formuladas e avalie sua posição !
Outros sinais e sintomas do Stress: Nem todas as questões foram aqui inseridas. Mas as principais, aí estão. |
Mais perguntas para avaliação. |
A pontuação virá logo em seguida. |
Pelos resultados se conclui que o Stress existe, pouco ou muito ! |
Numa foto histórica (ao lado do palestrante Celso Sawaya Neves), os principais Diretores da Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente. Trata-se de uma sociedade conduzida por voluntários e que não é filiada a nenhuma sociedade municipal, estadual ou federal.
----------------------------
De Janeiro a Novembro de todos os anos - desde Outubro de 2004 - a Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente promove Assembleias mensalmente, sempre nos últimos Sábados de cada mês, a partir das 16hs no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Em cada encontro, um (a) palestrante especialmente convidado (a). Os temas são os mais variados. Neste ano de 2017 (de uma forma mais diversificada) como parte das comemorações alusivas ao Centenário da cidade. Em Janeiro/2017, a palestra versou sobre "A constelação familiar e organizacional" por Marlene Marchesi; em Fevereiro: "As doenças como resultado dos nossos atos e pensamentos" por Sumaia Cristina Pereira; em Março: "Percursos de inocência à violência e seus desdobramentos" por Maria Angélica Bongiovani. Em Abril: "Saúde e homeopatia" por Édson Kuramoto e no último Sábado de Maio: "Stress nosso de cada dia" por Celso Sawaya Neves.
Nosso palestrante convidado ref. Maio/2017 foi recepcionado pelos integrantes da Sociedade de Livres Pensadores na tarde do último Sábado (dia 27), no Anfiteatro II da Unesp, sendo apresentado pela Presidente da Instituição, Rosângela Zaminelli de Lima. O palestrante fez uma breve explanação sobre o tema, a começar pela expressão Stress ou Estresse - "Esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno". O Prof.Celso Sawaya Neves lembrou que segundo a colocação dada ao estresse pelo médico austríaco Hans Selye em 1936, Stress é um esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras à sua vida e ao seu equilíbrio interno. Acrescenta que o Dicionário Aurélio define como "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar a homeostase". O Stress a princípio é fisiológico. Porém, o seu excesso e/ou a sua persistência acaba gerando distúrbios para o organismo.
Prof.Sawaya Neves explica como surge o Stress: Competitividade no trabalho; pressa; tensões; falta de material e meio apropriado; trabalhos repetitivos e outras situações, as quais estamos submetidos. Esses fatores - disse - desequilibram nosso sistema nervoso e físico, provocando estado de ansiedade. São indicadores do Stress: Queda da eficiência; ausências repetidas no trabalho ou nos compromissos; insegurança nas decisões; proteção na tomada de decisão; sobrecarga voluntária de trabalho (fuga); uso abusivo de medicamentos; eclosão ou agravamento de doenças . Fases do Stress: alarme; resistência; esgotamento. Sinais e sintomas: tremor; tensão muscular; cefaleia; úlcera; hipertensão; artrite; sudorese; irritabilidade excessiva; fadiga; pesadelos; alterações da memória; impotência sexual; insônia; boca seca; dificuldade na deglutição; problemas cardíacos; vista cansada; dores nos braços, coluna e pernas (lesão por esportes repetitivos).
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário