sábado, 29 de julho de 2017

Unesp (60 anos) é destaque no Ano do Centenário de Presidente Prudente !

As Bandeiras do Brasil, do Estado e da Universidade tremulam todos os
dias, o mais importante referencial de uma nova fase de desenvolvimento.É
um marco de pioneirismo cultural e científico, criado exatamente há 60 anos.
O Reitor e o Vice-Reitor da UNESP.
O atual Diretor da FCT/UNESP.
Adicionar legenda

Uma visão ampla do Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp que ocupa uma área de 40 hectares. Localiza-se no interior da malha urbana de Presidente Prudente, com cerca de 40.000 m2 de edificações. 


i
Engenharia Cartográfica, nasceu por
inspiração do Prof.Dr.Marcos Alegre.
Ao lado do  Prof.Dr.José Gomes dos Santos, que é  Professor
Auxiliar no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras
(Universidade de Coimbra e  Investigador no Centro de Estudos
de Geografia e Ordenamento do Território/CEGOT), o Prof.Dr.
Amilton Amorim - Chefe do Departamento de Cartografia da
Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Câmpus de
Presidente Prudente/ SP  e Coordenador do IV Simpósio
Brasileiro de Geomática/SBG-2017 - presidiu os trabalhos de
dois grandes eventos de âmbito nacional e internacional.
 
O atual Vice-Diretor, Prof.Dr.Zeca.
Nos eventos realizados, participação de docentes do Brasil e Portugal.

Pelo espaço de uma semana houve intensa movimentação no Câmpus da
FCT/Unesp, com eventos especiais comemorativos aos 40  anos do curso
de graduação e 20 anos da Pós-Graduação em  Ciências Cartográficas.
 
O Prof.Dr. João Fernando, foi um dos
homenageados pela sua atuação.




           Graduados e Pós-Graduados de Engenharia Cartográfica e Ciências Cartográficas tiveram em Presidente  Prudente, participação ativa nos eventos relacionados à II Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologias de  Informação Geográfica e IV Simpósio Brasileiro de Geomática/SBG-2017.                                                                   -----------------------------------------
Na cidade de Presidente Prudente as atenções estão voltadas quase que exclusivamente para as comemorações  alusivas ao "Centenário" que serão concentradas no mês de Setembro. Por este motivo, em boa hora concluiu-se que a Instituição pioneira que aqui se implantou há 58 anos foi a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI - criada por ato assinado pelo então Governador Jânio Quadros no dia 17 de Setembro de 1957 (Lei nº 4181). De FAFI à IPEA, deu origem à implantação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP no dia 30 de Janeiro de 1976 (Lei nº 952). O 1º Diretor - Prof.Dr.Joaquim Alfredo da Fonseca - foi nomeado no dia 06 de Agosto de 1958 e a instalação da Faculdade pioneira foi autorizada por Decreto Federal (45.755) no dia 13 de Abril de 1959. Com os cursos de Geografia e Pedagogia. O Diretório Acadêmico recebeu a nomenclatura equivalente à data oficial de abertura: 03 de Maio de 1959. Quem conhece profundamente essa história é o Jornalista e Sociólogo, José Vinícius Barbosa da Silveira; que veio para Presidente Prudente como 1º Secretário do Diretor da Faculdade de Filosofia/FAFI.

Instalada a Faculdade pioneira, só foram autorizados os novos cursos de Matemática e Ciências Sociais a partir de 1963 e seis anos depois, o curso de Licenciatura em Ciências. Em 1975, Estudos Sociais. No dia 30 de Janeiro de 1970 por Decreto nº 191, a Faculdade (juntamente com 14 Institutos Isolados de Ensino), foi transformada em Autarquia de Regime Especial. Em 1976 foi criada a UNESP e no mês de Julho de 1977 implantado o curso de Engenharia Cartográfica - único até hoje no Estado de São Paulo - e outros cursos em número de doze (12) no Câmpus Universitário da FCT/Unesp em Presidente Prudente.  Vinte anos após instalação do curso de graduação em Engenharia Cartográfica, foi implantado o curso de Pós-Graduação em "Ciências Cartográficas", comemorado festivamente nesta última semana através de dois eventos de âmbito nacional e internacional. O número de participantes dos eventos técnico-científicos e comemorativos - incluindo docentes de Universidades Públicas de Portugal e Cabo Verde - foi aproximado de trezentos (300). Vieram também representações brasileiras de graduação, pós-graduação e profissionais das principais Universidades Federais, Estaduais e Autárquicas.

Segundo o Prof.Dr.Amilton Amorim (Chefe do Departamento de Cartografia e Coordenador do Simpósio Brasileiro de Geomática/SBG-2017), a série de eventos da Cartografia começou em 1992, com a realização do 1º Encontro - 15 anos na FCT/Unesp - e o 2º evento "Impacto das novas tecnologias na Engenharia Cartográfica" em 1997, comemorando os 20 anos do curso de graduação. Naquele mesmo ano, nascia o Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas; e dando sequência á série foi realizado o I Simpósio Brasileiro de Geomática - de 9 a 13 de Julho de 2002 - em comemoração aos 25 anos do curso de Graduação e 5 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. Desde então, se realiza o Simpósio Brasileiro de Geomática com periodicidade de 5 anos. O próximo evento relativo às Jornadas Lusófonas sobre Ciências e Tecnologia de Informação Geográfica está previsto para 2020 em Cabo Verde - concluiu o Prof.Dr.Amilton Amorim.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: .www.twitter.com/altinocorreia
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário