quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Os primórdios da história de Presidente Prudente Centenária !

Aqui começa a grande epopeia vivida pelos primeiros habitantes do
Sudoeste Paulista, quando Mapa do Estado se escrevia com dois "P"s.
 Na extremidade do Pontal, a Serra que se destaca. Hoje:Morro do Diabo.
Pistoleiros que matavam índios. 
Entre eles, os 1ºs.desbravadores.  

Muito antes da chegada da Ferrovia, toda a região de Presidente Prudente era habitada pelos índios das mais diferentes
Etnias. Entre as quais, as tribos de fala Guaraní:  Xavantes, Caigangs, Coroados e Caiuás

                 Como se desenvolveu a ocupação desta região, a partir da Lei de Terras de 1.850

A trilha transformada em Estrada
Boiadeira, foi a 1ª. Via de penetração.
O Professor José Caetano da Silva, deu uma aula de História como um
dos convidados da Sociedade de Livres Pensadores, na FCT/Unesp:
Acontecimentos que anteciparam a chegada da Ferrovia há 100 anos.


Os pioneiros e fundadores de Pres.Prudente:Isabel e Francisco Dias Goulart.
A Praça da Bandeira começa aqui.
A Esplanada e Estação da EFS.
A palestra pronunciada pelo Professor Caetano na Unesp foi um
resgate histórico, cheio de surpresas que empolgou toda a plateia. 

-------------------------------------
Uma imagem que poucos moradores guardam na memória: exceto os que viveram os velhos tempos na cidade de maior desenvolvimento no Oeste Paulista, tornando-se "Capital Regional".  


  Uma imagem da área central de Presidente Prudente, que remonta aos anos 40 e 50. Em primeiro plano, a Praça   9 de Julho, o antigo Paço Municipal (à direita), a Catedral de São Sebastião, o Edifício dos Correios e à esquerda, o antigo Fórum da Comarca. O restante foi destinado ao   setor residencial da cidade..        
                                     ---------------------------------
Daqui a duas semanas, mais precisamente no dia 14 de Setembro - dedicado à Santa Cruz - a cidade de Presidente Prudente estará promovendo sua maior celebração de todos os tempos: a comemoração do seu 1º Centenário de fundação. Tudo é festa, reunindo desde as mais destacadas autoridades e convidados, até os mais humildes prestadores de serviços. Por toda parte se vê demonstrações de alegria e otimismo, enquanto a maioria da população se mostra empolgada com as manifestações festivas. No decorrer dos últimos dias foi intensificada a divulgação dos atos comemorativos - que terão inclusive um bolo com 100 m.de comprimento - a ser cortado e servido aos presentes no IBC/Centro de Eventos. Palestas, em especial os historiadores, vem recebendo convites  para falar sobre o evento e os fatos marcantes de um passado inesquecível. Um deles é o Prof.José Caetano da Silva, nascido em Maravilha/Alagoas em 1948, que veio para nossa região com 5 anos de idade. Em 1971 mudou-se para Presidente Prudente, onde cursou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/FAFI, orígem da Unesp (pioneira na região), onde colou grau e foi Professor graduado durante 28 anos. Também atuou como Catedrático em vários Estabelecimentos de Ensino, inclusive a Instituição Toledo de Ensino.

O Prof.Caetano abriu sua palestra "Gênese de Presidente Prudente", falando como se desenvolveu a ocupação do Sudoeste Paulista a partir da "Lei de Terras" de 1850, O tema procura mostrar o processo entremeado de usurpação de terras devolutas a partir da "grilagem e da violência, resultante do confronto entre o homem branco e os índios. E também entre os próprios homens brancos. Em destaque: José Teodoro de Souza (mineiro), que a frente de 1.000 bugreiros - matadores de índios - dizimou e expulsou tribos inteiras de selvagens de fala"Guarani", como: os Xavantes, Coroados, Caigangs e Caiuás. Prof.Caetano mostrou em fotografias, a chegada a pé do mineiro Francisco Dias Goulart ao "Alto Tamanduá" o 1º nome dado a Presidente Prudente, em 14 de Setembro de 1917 depois de desembarcar na Estação da EFS no mesmo dia. Goulart veio com a intenção de ser Produtor Rural e Industrial. Enquanto isso, outro Coronel: José Soares Marcondes chega dois anos depois, revelando sua intenção de promover a venda de terras através de uma Companhia de Colonização, sediada em São Paulo.

Mediante projeção de imagens fotográficas, o Prof.José Caetano da Silva mostrou como se desenvolveu o processo econômico da cidade, desde  a extração das madeiras, a agricultura, a começar pela cafeicultura na década de 20. O ciclo econômico que começou com a rubiácea, se estendeu à malvácea, oleaginosas e  hortifrutigranjeiros, o que contribuiu para que a cidade se tornasse atrativo que se projetou por todo o País.
Houve geração de riquezas, trabalho e progresso avançado com o maior desenvolvimento. Presidente Prudente foi o nome dado à Estação Ferroviária em 1919, numa homenagem ao então Presidente da República, Prudente José de Morais Barros.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


4 comentários:

  1. Excelente trabalho, Altino, mostrando como se exerce a função de jornalista e repórter..Impressiona como captaste a essência do que foi dito e mostrado..Parabéns e obrigado..Abraços fraternos..

    ResponderExcluir
  2. Que legal ver essas fotos e conhecer um pouco mais da minha cidade. Parabéns Sr. Altino pela página e ao professor Caetano que já me deu aulas também. Elenice Cruz.

    ResponderExcluir