sexta-feira, 8 de setembro de 2017

No Centenário de Pres.Prudente, as mais idosas: Deolinda Soares Rodrigues tem 119 anos !

Deolinda Soares Rodrigues, nasceu em Junho de 1.898 e vive em Pres.
Prudente/SP há mais de 70 anos. Ela precisa e deve figurar no "Guiness".
As mais idosas receberam homenagens
especiais no Centenário da cidade.   
O Prefeito Nelson Roberto Bugalho, cumprimentou pessoalmente uma a
uma das personalidades escolhidas para receber homenagens públicas.
O Maestro Luizão animou a festa.
No Aruá Hotel, foram homenageadas as mais idosas (acima dos 100 anos), e embora as pesquisas tenham apontado 15 figurantes nos últimos três meses, apenas 8 sobreviveram. Assim mesmo, somente 4 puderam compareceram à solenidade. Demais foram homenageadas em casa. 
Da recepção para o Salão de Festas.
Um agradecimento muito especial.
Dona Deolinda e todos seus familiares e amigos vieram
prestigiá-la. A homenagem do Poder Público Municipal
consistiu na entrega de um Certificado e o Almoço de
confraternização, uma gentileza do Sr.Ricardo A.Ribeiro.
Gente jovem acompanhou tudo. 

      Um final feliz: D.Deolinda Soares Rodrigues em atenção ao nosso pedido decidiu mudar o clima de concentração e tenacidade e nos presenteou com este sorriso todo seu. Afinal, não é fácil chegar ao Centenário. Ela, foi mais além: conseguiu alcançar 119 anos e sobrevive há três séculos.                                                                                                     --------------------------

Para marcar os 100 anos de fundação de Presidente Prudente, o Poder Público Municipal - através da Comissão Organizadora dos festejos do Centenário da cidade - promoveu  encontro comemorativo no Aruá Hotel  tendo como principais convidados, moradoras com mais de 100 anos de idade. Para não cometer falhas eventuais, a Coordenadoria Municipal do Idoso realizou pesquisa, a fim de apurar com dados oficiais quantos idosos estariam em condições de receber essa honraria. O Coordenador João Gualberto de Paula concluiu que o número de idosos (acima dos 60 anos), é de 35 mil, dos quais quinze figuram como componentes da mais alta faixa etária. Convidados especialmente, somente oito confirmaram presença. Entretanto, para surpresa geral apenas quatro mulheres vieram para festejar o Centenário da cidade: Deolinda Soares Rodrigues (119 anos); Violanda Ferrari Bariani (103 anos); Rita Gonçalves dos Santos (101 anos) e Isaura Siqueira da Silva (100 anos). Os outros escolhidos (3 mulheres e 1 homem), impossibilitados de comparecer por problemas de saúde, receberão em suas residências na próxima semana, uma placa de Honra ao Mérito e um buquê de flores como homenagem.  

O diploma entregue como menção honrosa aos pioneiros da "Cidade Centenária" representa homenagem da Câmara Municipal e traz os seguintes dizeres: Pelos anos dedicados à família e à comunidade prudentina: "Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e uma das mais difíceis tarefas na grande arte de viver". As quatro homenageadas no "Aruá Hotel", participaram de um Almoço oferecido inclusive aos familiares e acompanhantes pelo empresário Ricardo Anderson Ribeiro. Na ocasião, o Prefeito Nelson Roberto Bugalho fez uso da palavra para se congratular com todas as homenageadas. "Render homenagem aos idosos é uma forma de valorizar aqueles que construíram a história de Presidente Prudente" - disse. E acrescentou: "Por muitos anos, foram eles que cuidaram de nós e se doaram  para que seus descendentes pudessem ter condições de viver com dignidade... Agora é a nossa vez.de retribuir. Essa honrosa homenagem é a forma que encontramos para dizer:  Muito Obrigado a todas as pessoas" - concluiu.

Conforme Certidão nº 103.052. Livro A-98, fls.31, Deolinda, nasceu no dia 24 de Junho de 1898 em Belo Horizonte/MG. Foi casada com o Sr.João Soares de Oliveira, segundo nos contou em 1ª mão em 2006 no Calçadão de Presidente Prudente. De Minas Gerais ela mudou-se para o Estado do Paraná e depois (viúva), e vivendo sozinha se transferiu para Presidente Prudente há mais de 70 anos. Para sobreviver ela recebe uma Aposentadoria equivalente ao salário mínimo, além de pequena ajuda de pessoas generosas que lhe dão o indispensável para a subsistência e compra de medicamentos; especialmente pressão arterial e artrose. Seus descendentes chegam a mais de duzentos até hoje. Depois da morte da japonesa mais idosa do mundo (Misao Okawa), em 2015, Deolinda Soares Rodrigues se considera a mais idosa do país e eventualmente, do mundo. Para comprovar, depende apenas e exclusivamente da confirmação pelo "Guiness", o Livro dos Recordes.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário