quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A.P.E. comemora dez anos e promove o 100º Sarau Solidário em homenagem ao Centenário de Prudente !

  O "Café Poético"já se tornou tradição, sempre no 2º Sábado de cada mês no Centro Cultural Matarazzo. No 3º Sábado, a atração é outra: o "Sarau Solidário". às 19h30.

Um encontro poético que se desenvolve todos os meses no Centro
Cultural Matarazzo é promovido pela Secretaria  Municipal de Cultura.
Abaixo: CLAPE 1 -  produção da Associação Prudentina de Escritores.
Aqui, todos são bem vindos.
Encontros no 2º Sábado do mês.
Poetas e escritores - em número superior a 30 -  fazem parte do elenco da Associação Prudentina de Escritores.
Todos eles demonstraram euforia e grande contentamento ao receber os primeiros exemplares desta publicação.
Foram dez anos de espera. Mas o principal  objetivo foi alcançado no
CLAPE 1,com 192 páginas contendo Poesia e Literatura.  Com vistas a 2018
já começam os preparativos para a produção de um nova série - CLAPE 2  
Prof.Carlos Freixo - Pres. da A.P.E.
e Dr.Chiquinho no Salão do Livro.
Tendo como local o Recinto de Exposições, foi promovido no dia 8 de Setembro como parte da programação alusiva ao  Centenário de Presidente Prudente, o Café Poético. A programação continuou por todo o mês e também em Outubro.
Novo troféu evidencia a figura de um pioneiro: Professor, Advogado, Jornalista e Historiador: BENJAMIN RESENDE, que criou "Raízes Prudentinas"e é o Patrono do mais novo Troféu destinado a homenagear os Melhores do Ano.

O 100º Sarau Solidário aconteceu em 16/Setº em noite memorável no Centro Cultural Matarazzo.
Este é o Troféu que premiou dezenas de personalidades dedicadas às 
Artes, Cultura e desenvolvimento: marco inesquecível para quem recebe. 
Uma justa homenagem ao Patrono e Historiador que orgulha a região.


  Depois do 100º Sarau Solidário envolvido nas comemorações da cidade centenária de Pres.Prudente, o 101º Sarau foi realizado simultaneamente com o 8º Salão do Livro, no IBC - Centro de Eventos - no dia 7 de Outubro de 2017.

Todo Sarau tem Literatura, Poesia e Música. Mais uma vez, a Associação Prudentina de Escritores - A.P.E. - promoveu um belo Recital, onde os participantes foram inúmeros, incluindo Cida Ajala, José Júlio Samogim e outros.

----------------------------------------------------

Há mais de dez anos, o Professor Carlos Francisco Freixo  alimentava  um  sonho de criar uma Instituição dedicada  a  incrementar suas pretensões de Poeta  e  Escritor.   Os primeiros contatos  foram  diretamente  com as pessoas  mais íntimas. Daí resultou a   formação de um grupo que alimentou o mesmo sonho por aproximadamente três anos. E por uma questão de organização, os encontros eram realizados em  locais  diferentes da  cidade, a  começar  pelos botecos, restaurantes, churrascarias, lanchonetes,  etc. Onde houvesse espaço e aceitação, lá estava o  grupo reunido e com isso, veio a ideia: fundar a Associação Prudentina de Escritores/APE, que está comemorando seus dez anos de existência. Nestes últimos dois meses, a Associação promoveu uma série de eventos em  locais diferentes, prevalecendo  como ponto preferencial o Centro  Cultural  Matarazzo, onde são realizados o "Café Poético"com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (no 2º Sábado às 9h30) e o "Sarau Solidário",  (no 3º Sábado às 19h30), todos os meses. Destaque para o 100º Sarau Solidário em homenagem ao Centenário de Presidente Prudente, com entrega do 8º Troféu "Benjamin Resende", uma justa homenagem ao Professor, Advogado, Jornalista e Escritor. O 101º Sarau Solidário realizou-se durante a promoção do 8º Salão do Livro. 

A Associação Prudentina de Escritores reúne atualmente cerca de 40 associados. Para ingresso não existe restrição. Basta apenas algum trabalho de Literatura ou Poesia que tenha merecido publicação ou postagem. Também não existe área demarcada como domicílio. O importante é que o interessado resida em qualquer localidade da região. Além de ter acesso todos os meses ao "Café Poético" no Centro Cultural Matarazzo, o associado participa de todas as atividades desenvolvidas pela A.P.E., juntamente com familiares e convidados. Para inscrição existe uma taxa simbólica e durante a realização do "Sarau Solidário", a única exigência é a participação na campanha em prol de entidades filantrópicas, com a doação de 1 kg de alimento não perecível. O Patrono- Prof.Benjamin - na sua modéstia disse: "Eu achava que não merecia ter meu nome nesta premiação e eu vi que esse título não era apenas uma homenagem. Mas também uma forma de mostrar a quantidade de artistas que temos. Sinto-me muito feliz por carregar esse prêmio" - finalizou profundamente emocionado.

Enquanto se desenvolve a programação rotineira de Outubro/2017 - após o Café Poético realizado na Biblioteca do Centro Cultural Matarazzo -  no dia 14, as atenções se voltam para o 102º Sarau Solidário  a ser realizado dia 21 sob o tema: "A criança outra vez" e na semana seguinte, mais propriamente no dia 28/Outº participação de um tradicional Sarau, promovido mensalmente pela comunidade de Bastos. "Nós, da A.P.E. somos convidados especiais!" - disse o Presidente Carlos Francisco Freixo. É importante frisar que "neste olhar que temos sobre nossos artistas, encontramos por toda a região pessoas inspiradoras. E não poderíamos deixar de agradecer por tanta inspiração e transpiração por mais uma vez, vibrarmos juntos, neste momento especial" - conclui o Professor Freixo.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar,acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário