quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Associação Cultural, Agrícola e Esportiva realiza Exposição de Arte e Cultura em homenagem ao Centenário de Prudente !


No Centro Cultural Matarazzo, a ACAE montou uma Exposição de Arte e Cultura p/homenagear os 100 anos de Pres.Prudente


         A Exposição Visual de Arte e Cultura vai até o dia 30 de Novembro.  

    O Prof.Toshio Koketsu, em nome de toda a comunidade nipo-brasileira fez questão de montar  
    uma Exposição que envolve várias gerações - desde os primeiros imigrantes - até os dias atuais.
  Ele é um especialista em Artes Marciais e veio para Presidente Prudente, onde atua desde 1975.

Kirigami - do japonês Kiru = recortar
e Gami = papel, criando seres e objetos
Aqui foi montada uma Exposição de Origami, que nada mais é do
que a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando
representações de objetos e animais.
A Arte gravada em mármore, foi uma iniciativa de Tadashi  Mizukawa.

 Aves e animais são novidade.

                          As Artes plásticas ganharam espaço nesta Exposição na Galeria "Takeo Sawada", começando pelo saudoso Kinya Ikoma e outros destacados valores. 

Algumas telas trazidas pera esta Exposição Culltural do Centenário
retratam o avanço alcançado pelas Artes Plásticas, que desde longa
data vem revelando valores culturais dos mais expressivos.



O "Taiko" veio como presente. 

   Numa justa homenagem ao Prof.Toshio Koketsu, é mostrada esta tela a todos os visitantes que chegam a Exposição do Centenário no Centro Cultural Matarazzo. Trata-se de protótipo do navio de guerra - GUNKAN - obra prima de autoria de Shigueo Koketsu, produzida no ano de 1950.  
                                                  ---------------------------------
A chegada dos primeiros imigrantes japoneses à região de Presidente Prudente está prestes a completar 100 anos. De acordo com os registros existentes, duas famílias japonesas instalaram-se nesta área territorial em 1918, numa distância aproximada de 4 km da Vila Goulart . No ano seguinte, outra família nipônica instalou uma pequena Loja comercial no mesmo vilarejo. Por isso, o Censo Demográfico de 1923 registra a participação de três famílias de origem japonesa na zona urbana e 28 na zona rural, perfazendo então o total de 31 famílias de japoneses em Presidente Prudente. Preparando-se para as comemorações dos 110 anos de Imigração em 2018, a ACAE - Associação Cultural, Agrícola e Esportiva - de Presidente Prudente decidiu promover a "Exposição do Centenário" que está sendo realizada na Galeria "Takeo Sawada", no Centro Cultural Matarazzo. A mostra está aberta ao público até o dia 30 de Novembro. O evento conta com os trabalhos de Emi Maeda, da Diretoria Cultural e Coordenação do Prof. Toshio Koketsu.

Nascido em Vera Cruz/SP, o Professor Koketsu veio para Presidente Prudente (juntamente com sua família) em 1975 e tem prestado relevantes serviços à comunidade nipo-brasileira, através de sua atuação nos setores de Esportes, Educação e Cultura. Face às comemorações dos 100 anos da cidade, o espaço cultural montado pela Diretoria Cultural da ACAE, expõe alguns itens que simbolizam as tradições, bem como relíquias e quadros de renomados artistas plásticos. A maioria deles deixou seus traços ou sinais de contribuição no decorrer do período. O Coordenador explica inicialmente que o TORII é um portão tradicional japonês - ligado à tradição xintoísta - e assinala a entrada ou proximidade de um "Santuário". É composto por 2 pilares verticais, unidos no topo por uma trave horizontal, muitas vezes coloridos e tons avermelhados. Não há consenso a respeito de sua origem.

Uma decoração que consiste num arranjo com hastes de bambu, ramos de pinheiro e ameixeira é conhecido por KADOMATSU. Seu simbolismo vai mais além de uma peça decorativa. Significa "portão de pinheiros" e serve para acolher supostamente os espíritos ancestrais ou "Toshigami", que quer dizer: "Deuses do Ano Novo". A parte principal consiste em 3 hastes de bambu em tamanhos diferentes e extremidades cortadas em diagonal, que significam: o céu, a humanidade e a terra. Nas fotos de nosso blog, pode ser visualizado um KIMONO - Yukata.- considerado traje tradicional japonês. O Professor Koketsu explica que os kimonos são geralmente usados nas cerimônias de casamento, culturas tradicionais, cerimônia do chá, dança japonesa ou ocasiões especiais. Depois vem o ORIGAMI, que é uma arte secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de objetos e animais. Em seguida, KIRIGAMI (do japonês kiru, que significa recortar) e KAMI (igual papel), que é arte tradicional japonesa de recortar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos. IKEBANA é arte japonesa de arranjos florais, também conhecida por KADO. E por fim, SUMIE que é uma técnica de pintura oriental que surgiu na China no Século II da era cristã. Da China, o SUMIE foi levado para o Japão, onde tornou-se mais difundido.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia




Nenhum comentário:

Postar um comentário