sábado, 6 de janeiro de 2018

A Praça das Cerejeiras - Cartão Postal de Presidente Prudente - pede socorro !

A 1ª plantação comemorativa foi
feita pelo Prefeito Luiz F.Sampaio.
O excesso de chuvas em Dezembro de 2017 e Janeiro de 2018 vem criando
sérios problemas com o matagal que está invadindo a Praça das Cerejeiras e
outras áreas públicas. A Praça é um "pedaço do Japão no Brasil" ! 

No Centenário da Imigração Japonesa foi inaugurada a Praça das Cerejeiras como marco simbólico das boas relações
entre o Brasil e o Japão, aqui representado pela laboriosa colônia nipo-brasileira.  

 Em Junho de 2018 a comunidade local estará unida para comemorar  de forma festiva, os 110 anos da Imigração Japonesa. A Praça é o nosso Cartão Postal.

É tempo de se mobilizar pela limpeza
e revitalização da Praça das Cerejeiras.
Monumentos e Placas atestam a atuação do Poder Público Municipal.
Em 1978, na comemoração dos 70 anos da Imigração Japonesa para o
Brasil, o então Prefeito Paulo Constantino deixou esta placa como
comemoração, idealizada pela Associação Meiji, com a colaboração
da A.C.A.E. e Colônia Nipo-Brasileira de Presidente Prudente. 

Símbolos e imagens do Japão, gravações no granito, tudo aqui foi lembrado,
não só no ato inaugural, mas em todos os momentos festivos do Século 20. 
Placas e palavras de agradecimento são observadas em todos os pontos.

    Aqui, em tempos passados, tudo foi planejado criteriosamente. O Projeto    desenvolvido em várias etapas foi marcante; e agora requer atenção especial.  

A Administração Municipal de Presidente Prudente, precisa e deve revitalizar a Praça das Cerejeiras pois existe tempo suficiente para isso, com certeza.

Entre Brasil e Japão, as celebrações são frequentes e os 110 anos da
Imigração Japonesa para o Brasil devem ser festivamente comemorados
por toda a comunidade nipo-brasileira da cidade e região.   
Além do matagal, surgiram inúmeros
formigueiros na Praça das Cerejeiras.

 Na Praça das Cerejeiras, o Consul Geral do Japão em São Paulo, Sr.Nobuo Oguchi deixou gravado seu reconhecimento há muitos anos, em Presidente Prudente. 


 Neste novo Ano, as   atenções já estão voltadas para os 110 anos da Imigração  Japonesa para o Brasil, que serão comemorados no dia 18 de Junho de 2018. 

                                                            -----------------------------------
As comemorações desenvolvidas em Presidente Prudente no decorrer do Ano 2017 (alusivas ao Centenário da cidade) foram marcantes sob todos os aspectos. Agora o foco é outro: os 110 Anos da Imigração Japonesa para o Brasil, cuja celebração vai ocorrer no dia 18 de Junho de 2018.  O primeiro assunto que acaba de despertar diz respeito ao visual da "Praça das Cerejeiras"', que no passado mereceu atenção dos nossos principais dirigentes políticos e administrativos. Numa inspeção superficial, constatamos que a Praça - que é um pedaço do Japão em Presidente Prudente - passa a exigir de imediato melhor atenção do Poder Público Municipal. Por incrível que pareça, em virtude das últimas chuvas, o mato cresceu e tomou conta da Praça, exigindo trabalhos especiais. Além disso, formaram-se inúmeros formigueiros na área que muitos classificam como "Cartão de Visita" para a cidade. Vale ressaltar que a Praça recebeu no século passado, comemorações especiais, prestigiadas com a presença de autoridades e ilustres visitantes. Foi uma oportunidade para se projetar o nome e o potencial do município. Nessas oportunidades foram entregues importantes obras de arte, representadas por monumentos com gravações em granito e placas de bronze, mensagens, símbolos e imagens do Japão.   

A história que deu origem à implantação da Praça das Cerejeiras em Presidente Prudente é contada pela Profª.Emika Tanaka Shicasho no livro de sua autoria "A saga dos imigrantes japoneses em Presidente Prudente" - que diz:  Em 1978 o prefeito da época, Paulo Constantino doou o terremo e o imigrante Kakihara colaborou com as mudas de Cerejeiras para o plantio e Mizukawa trabalhou com a parte artística do espaço. Com isso, a Praça surgiu em homenagem aos imigrantes e seus descendentes. Pelos trabalhos e contribuições que foram de grande valia, influenciando no desenvolvimento da vida econômica e social de Presidente Prudente e região, onde os japoneses plantaram suas sementes, seus templos e monumentos. Na passagem do 80º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, o município deu em homenagem aos imigrantes e seus descendentes, a Praça com o nome de Cerejeiras".

Referindo-se à localização da Praça das Cerejeiras, descreve a Profª Emika: "Ao chegar no local, encontra-se um Portal de Torii, que significa Entrada na Praça. No centro: uma miniatura de Templo Budista, que reporta a Espiritualidade. No espaço se encontram também muitas árvores - cerejeiras - plantadas em terreno ondulado que tem o significado da vida (altos e baixos). Em 2008, por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa, a Praça foi restaurada com a colocação de novos monumentos, paisagismo recuperado e totalmente reurbanizada, com novas pinturas. No Japão, existem mais de 200 espécies de Cerejeiras, com flores que vão do vermelho ao branco, passando pelo rosa e pêssego. No Brasil, poucas variedades de cerejeiras se desenvolvem devido às variações climáticas, florescendo uma vez por ano, com duração de uma semana. Seus galhos perdem as folhas ficando nus para enfrentar o Inverno, desabrochando suas flores na estação seguinte. Em Presidente Prudente é comum florir no mês de Junho, deixando o local alegre, com muitas flores - num colorido rosado. A flor é chamada de Sakura, que significa Felicidade" - concluiu.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário