terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O avanço do Agro Rural na região de Presidente Prudente: É hora de plantar batata !

O Técnico Agropecuário João Carlos dos Santos Navarro lidera esse plantio
Mudas de batata doce, da variedade
canadense são multiplicadas aos
milhares em viveiros de Presidente
Prudente. Plantio de 2.000 alqueires.





As áreas destinadas ao plantio de batata doce na região de Presidente
Prudente vem aumentando de ano para ano. Na zona rural - especialmente
nas proximidades de Montalvão se desenvolvem as maiores culturas de
batata doce, com excelentes resultados para seus produtores. 







As mudas de batata doce produzidas
em viveiros especializados tem
proporcionado grande produtividade 
Produzindo batata doce em grande escala, Presidente Prudente ganhou projeção nacional, sendo considerada pela Associação Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA - como a maior região produtora de batata doce do
Estado de São Paulo. Produtores de outros Estados vieram até aqui para conhecer nossa produção e tecnologia.




Cada hectare plantado chega a produzir de 20 a 25 T. de batata doce. Esta é a maior região produtora do Estado - segundo a A.P.T.A. da Secretaria da Agricultura.


No ano passado, as plantações de batata doce na zona rural  de Prudente
tiveram um aumento superior a 22% e a tendência é de maior multiplicação,
utilizando mudas confiáveis para manter o cultivo totalmente protegido.
Colheita satisfatória:mil cxs/hectare. 
As terras de sitios e fazendas estão
em fase de transformação, com boa
rentabilidade nas colheitas.
Há dois anos, João Carlos montou seu 1º viveiro em Montalvão, onde
multiplicou 500 matrizes por 10 mil mudas para comercialização.   
E aqui, os primeiros resultados que
chamam a atenção dos produtores.


 Com embalagem especial, a nossa batata doce produzida na região de Presidente Prudente começa a ser disputada por diversos países do Exterior. Em especial da Holanda, Espanha e Portugal, bem como dos continentes africano e asiático.                                        ---------------------------------

Desde a década de 20 do século passado, a região de Presidente Prudente ocupa posição de destaque na produção agropecuária. Centro geográfico de uma extensa área limítrofe com o Paraná e Mato Grosso do Sul, teve na cafeicultura sua primeira riqueza, substituída posteriormente pelo algodão, amendoim, milho, feijão e mamona. Depois vieram outras culturas juntamente com a pecuária. Foi na década de 60 que o tomate mereceu avaliação e aprovação como fator de alimentação de uma indústria tradicional que aqui predominou por aproximadamente 20 anos.  Quando a "CICA" levantou acampamento transferindo-se para Minas Gerais houve tentativa de sustentar a tomaticultura por mais algum tempo através da "ETTI" implantada em Araçatuba. Mas durou pouco, até surgir a ideia de se implantar um polo canavieiro, com extensas áreas cobertas pela cana-de-açúcar e Destilarias de Álcool ou Etanol. Poucas usinas conseguiram sobreviver e daí, as atenções se voltaram para outra linha de produção: a mandioca e a batata doce. Esta última está surpreendendo muita gente dedicada à atividade rural, especialmente na região de Presidente Prudente que passou a ser considerada a maior produtora de batata doce do Estado de São Paulo.

O Técnico em Agropecuária, João Carlos dos Santos Navarro tem dez anos de formação profissional, mas reconhece que foi a batata doce que mais o empolgou nos últimos 25 anos. Razão pela qual decidiu montar em 2016 um Viveiro de mudas em Montalvão, distrito rural de Presidente Prudente. Para produzir as primeiras mudas trouxe 500 matrizes, que multiplicadas se transformaram em 10 mil destinadas à comercialização e plantio nas áreas de produção. Essa mobilização envolveu de 15 a 20 trabalhadores; e 6 meses depois colheu 1.000 caixas, o equivalente a 25 toneladas de produção de batata doce. As mudas utilizadas para a formação cultural da batata são imunes às pragas, vírus ou bactérias, o que valoriza ainda mais o produto apos ser colhido de forma manual ou mecanizada. Plantio e colheita podem ser feitos o ano inteiro.   

Poucos sabem, mas a China é a maior produtora mundial de batata doce - cerca de 70% da produção - segundo fontes fidedignas. No Brasil a batata doce (das variedades branca, vermelha ou roxa) é conhecida e consumida pela população há muitos anos. Segundo a Agência Paulista de Tecnologia  dos Agronegócios/APTA, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, pesquisadores coletaram ramas de variedades da batata doce plantadas em Presidente Prudente. Foi para disponibilizar matrizes livres de vírus e demonstrar a importância da pesquisa científica. O próprio Governador Geraldo Alckmin fez aqui uma recomendação especial a favor dos produtores inseridos no contexto regional e rural desta região. Lembrando: o plantio se faz por etapas, começando com o preparo do solo, seguido do plantio, manutenção e colheita. Na Europa, a cotação da batata doce está alcançando o mais alto patamar, o que representa um atrativo a mais para os exportadores, especialmente os que se identificam pela marca: "Made in Brazil" !

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário